O FC Lokomotiv Mezdra é o clube da cidade de Mezdra, do distrito de Vratsa, no sul da Bulgária. Atualmente, disputa a terceira divisão búlgara, mas se mostra um time bastante competitivo com chances de subir nas próximas temporadas.

Os Ferroviários, como são chamados pelos torcedores, passaram por grandes provações durante sua história. Em 2012, chegou a decretar falência e encerrar suas atividades, mas os torcedores e a comunidade local conseguiram reinaugurar o clube em 2016.

De lá para cá, o time apresentou uma boa evolução e chegou a ser campeão da Liga Amadora e novamente se estabeleceu na terceira divisão. Com o uniforme vermelho e preto, o time leva seus jogos em casa para o Estádio Lokomotiv, cuja capacidade é de 5 mil espectadores.

Últimas temporadas

Apesar de ter pouco mais de 90 anos de história, o Lokomotiv Mezdra disputou a primeira divisão búlgara durante apenas duas temporadas (de 2009 a 2011). Durante a maior parte de sua trajetória, disputou as divisões de acesso do futebol nacional.

Após sua reestruturação em 2016, venceu a Liga Amadora no ano seguinte e nos demais ficou apenas na terceira divisão, além de disputar alguns campeonatos regionais.

Na temporada 2019-20, quase retornou à segunda divisão, mas no fim do campeonato deslizou e acabou não conseguindo o acesso. Para a temporada 2021-22 fez muitas contratações para ensaiar um novo crescimento.

Elenco

O Lokomotiv possui um elenco grande, com 34 jogadores comandados pelo técnico Dian Popov. O treinador chegou ao clube no fim de 2021 e já colocou sua filosofia em prática. É um time ofensivo, que marca muito e tenta tapar os espaços do adversário.

Para a temporada 2021-22, o clube fez 24 novas contratações para manter o bom desempenho e tentar uma vaga na segunda divisão. Muitos desses jogadores são experientes, com passagens por outros clubes da Bulgária e países vizinhos.

Elenco do Lokomotiv Mezdra – créditos da imagem: Facebook oficial Lokomotiv Mezdra

Elenco do Lokomotiv Mezdra – créditos da imagem: Facebook oficial Lokomotiv Mezdra

É um elenco relativamente jovem com média de idade de 24 anos. Entre os mais jovens estão o goleiro Nicholas Petrov, de apenas 16 anos, recém contratado do Peschtera. O mais velho é o volante Nikolay Ganchev, de 38.

O time titular conta com o goleiro Ivaylo Varganov, 33, os zagueiros Mitko Milchev, 30, e o capitão Genad Pretov, 35. Na lateral direita Soyan Ivanov, 20, e na lateral esquerda Williams Valeriev, 23.

No meio de campo o volante Svetoslav Valeriev, 33 e os meio campistas Kristian Ivanov, 22, Paolo Petkov, 18, e Svetoslav Bonev, 27. No ataque Brayan Stoyanov, 28, e Nikolay Manchevski, 22.

História

As primeiras informações sobre um clube de futebol em Mezdra datam de 1929. Foi o Levski, que deu origem ao Lokomotiv Mezdra. O recém-criado time disputava amistosos com outras equipes de aldeias e cidades vizinhas.

No ano seguinte, passou a se chamar Ticha e logo disputou o Campeonato Nacional e até chegou duas vezes às semifinais em 1932 e 1933, mas foi eliminado pela forte equipe do Orel Chegan, que dominou os campeonatos da época.

Em 1939, o SC Ticha tornou-se membro da antiga União Búlgara de Futebol - a Federação Nacional de Esportes da Bulgária (BNSF).

No outono de 1945, foi fundada a Associação Esportiva Lokomotiv (FD), como uma filial do SC Ticha.

Já no ano seguinte, os Ferroviários participaram da primeira edição do torneio mais popular do futebol na Bulgária: a Copa do Exército Soviético, quando chegou às oitavas de final. Na ocasião foram eliminados pelo Benkovski.

Uniforme tradicional Lokomotiv Mezdra – créditos da imagem: escudos de futebol

Entre os anos de 1949 e 1950 outras duas organizações desportivas foram estabelecidas na cidade: o Mezdra e Dynamo. As duas equipes começaram a jogar nas competições regionais do distrito de Vratsa.

Nessa época, o Lokomotiv estava cada vez mais competitivo, adquiria jogadores de fora da província até que em 1954 chegou a liderança do campeonato regional e conseguiu o direito de participar dos playoffs para ingresso a terceira divisão, chamada de Grupo "B" do Norte. Acabou perdendo e não conseguiu o acesso dessa vez.

Um pouco mais tarde, o Lokomotiv fundiu-se com o Dynamo e passou a se chamar FD Dinko Petrov. A partir daí passou a contar com um elenco forte, que logo liderou a classificação final da liga de Vratsa e pela segunda vez pôde disputar os playoffs, no entanto não conseguiu o acesso mais uma vez.

Em 1960, disputou pela primeira vez a recém-criada Zona Noroeste. Duas temporadas depois, venceu a competição e assim conseguiu a vaga direta para a entrar na RFG "B" do Norte.

Era um torneio que exigia muito dos atletas em partidas no sistema "todos contra todos", disputadas em junho de 1963 na cidade de Troyan. Com dois empates e uma derrota, os Ferroviários tiveram que retornar às competições regionais e tentar novamente no ano seguinte.

Em 1963 mais uma mudança de nome. O Dinko Petrov passou a se chamar FD Lokomotiv, e na temporada seguinte já conseguiu o em primeiro lugar na zona "Ogosta" e novamente alcançou os playoffs para entrar no grupo "B". Com duas vitórias, conseguiu o tão esperado acesso.

A equipe disputou a competição até 1972 sem cair ou subir. Com uma nova fusão em 1973, desta vez com o Metallurg (Elysee) e assim montaram um elenco ainda mais competitivo. Manteve o nome Lokomotiv. Continuou disputando a segunda e terceira divisão.

Somente na temporada 2008/09 conseguiram o acesso à primeira divisão. Logo na estreia terminaram em oitavo lugar, mas sem chances de título.

Em 2011, por questões financeiras, o clube decretou falência e não disputou mais o campeonato nacional. Em 2016 foi novamente restabelecido com o nome Lokomotiv Mezdra, mas teve que disputar a divisão amadora búlgara (quarta divisão).

Volta do Lokomotiv Mezdra em 2016 – créditos da imagem: kotasport

Apesar de ser um time sem muita expressão, o Lokomotiv Mezdra possui suas conquistas, das é possível ressaltar:

  • Copa da Liga de Futebol Amador da Bulgária - campeão em 2013.
  • Campeões Europeus Ferroviários - 2003/04.
  • 1º lugar no Oeste "B" FY - 2007/08.
  • Copa Albena: campeões em 2010.
  • 8º lugar na Primeira divisão do Campeonato Búlgaro: 2009-10.
  • Finalista da Taça da Bulgária em 1993/94 e 2002/03.

Estádio

O Lokomotiv Mezdra leva seus jogos para o Estádio Mezdra, que também recebe outros eventos esportivos além do futebol.

Estádio Lokomotive Mezdra – créditos da imagem: besoccer

Construído em 1946, sua capacidade é de 5 mil pessoas para jogos, e até 8 mil para shows e eventos artísticos.



Compartilhe esse conteudo