FC Dobrudzha Dobrich (Dobrudja) é o time da cidade de Dobrudja, antiga região dos Balcãs. Joga atualmente na Segunda Liga Profissional de Futebol da Bulgária, a segunda divisão.

Apesar de ser um clube centenário, disputou a primeira divisão apenas 19 vezes em sua história (a última vez foi em 2003). Durante muito tempo, o clube oscilou entre as duas primeiras divisões, mas também visitou a terceira em algumas temporadas, principalmente nos últimos anos.

A maior série na primeira divisão foi de 9 temporadas na década de 1990, com melhor classificação no campeonato de 1995-96 quando ficou na sétima colocação. A última vez que esteve na elite foi em 2003.

Escudo Dobrudzha Dobrich - créditos da imagem: Resfu.com

Desde 2010, não tem um bom desempenho na terceirona, inclusive em 2013 só disputou o campeonato amador e os regionais. Até então o time verde e amarelo luta para se manter estável.

Últimas temporadas

As últimas temporadas do Dobrudzha foram intercaladas entre a segunda e terceira divisão. De 2014 a 2016 esteve no Grupo B (Segunda Liga), mas caiu para o V Group em 2017, onde permaneceu até 2019.

Na temporada seguinte conseguiu novamente o acesso para o Grupo B, mas não conseguiu se manter e caiu novamente ao fim do campeonato. Um novo acesso veio na temporada 2020-21 e até então o time permanece na divisão de acesso do futebol búlgaro, lutando para retornar à elite.

O treinador Atanas Atanassov recebeu novidades no plantel para tentar a subida na temporada 2021-22.

Elenco

O elenco do Dobrudzha passou por uma verdadeira mudança para disputar a segunda divisão na temporada 2021-22. Foram contratados 14 atletas que vieram pelo pagamento de luvas, a custo zero ou emprestados.

São 23 jogadores, menos do que dois para cada posição, o que leva ao treinador Atanas Atanassov a ter que improvisar em alguns momentos, mas nada que fuja do controle. É um time jovem, com média de idade de 23 anos. Há apenas um estrangeiro, o atacante Grigore Coscodan, 28, da Romênia.

O time titular vai a campo com o goleiro e capitão Dimitar Iliev, 28, os zagueiros Ivaylo Minchev, 22, e Miroslav Nachev, 30. Na lateral direita Ivan Ivanov, 21, e na lateral esquerda Ahmed Ademov, 28.

Elenco Dobrudzha Dobrich - créditos da imagem: DS Port

No meio de campo os volantes Ivaylo Lazarov, 21, e Yakub Idrizov, 30, além dos meias Martin Maksimov, 18, e Aleksandar Stefanov, 22.  No ataque Denislav Stanchev, 21, e Andrian Dimitrov, 22.

O técnico arma um time recuado, que espera por uma bola para matar o jogo. O meio de campo com dois volantes e dois meias para reforçar a marcação. A formação mais usada é a 4 - 4 - 2.

História

O Dobrudzha foi fundado em 1919 com a fusão de outros times a fim de trazer maior competitividade ao futebol local. Fizeram parte da união o Vihar, Orlov e o Slavia, que disputavam amistosos e partidas regionais.

A partir daí, o novo clube passou a se chamar Cherveno zname, depois Spartak e só mais tarde foi renomeado para Dobrudzha, após outras associações esportivas locais se juntarem.

Em 1945 aconteceu o primeiro campeonato republicano da Bulgária. As três primeiras equipes do Campeonato Regional da Sofia, duas da região de Varna e mais cinco de outros distritos.

Um dos representantes da região de Varna foi Spartak, um dos sucessores do Dobrudzha. O time chegou nas oitavas de final e perdeu para o Orlovets por 0 a 2. Apesar do desempenho, foi algo bem animador para a pequena cidade.

Torcida Dobrudzha Dobrich - créditos da imagem: dobrichonline.com

Em 1946, o Spartak mudou de nome Orlov e o Pobeda se tornou o Dobrudzha. O Orlov foi o mais bem-sucedido, chegando a participar do primeiro torneio da Copa da Bulgária, época chamada de Copa do Exército Soviético. Outro clube que viria a se juntar no futuro com foi o Varna, que chegou às quartas de final.

Em 1948, o Dobrudja alcançou o melhor desempenho até então. Nas quartas de final, derrotou o Vinarov por 3 a 1. Nas semifinais venceu o Slavia-Chengelov (atual Lokomotiv Plovdiv), mas a federação inventou um arquivo falso de um dos jogadores para anular o resultado e enviar a equipe de Plovdiv para a final.

No mesmo ano, a federação de futebol formou o Grupo Republicano "A" (atual primeira divisão) e em 1950 o Grupo "B" - Norte e Sul. As partidas foram disputadas de acordo com o sistema primavera-outono. Em 1950 os grupos "B" foram transformados em cinco, e em 1956 em sete.

Na temporada de 1955, o Dobrudzha se tornou o líder do Grupo B do Nordeste e jogou os playoffs para entrar no grupo "A" com as equipes do Spartak Sofia, Danúbio Ruse, Dynamo (atual Pazardzhik), Dupnitsa e "Benkovski" (atual Vidin).

O Dobrudja não foi tão bem e conquistou apenas um ponto em todas as partidas e ficou na última posição. Na ocasião, o Spartak Sofia e o Dunav Ruse conseguiram o acesso para o Grupo A.

Em 1957 o antigo esquema de dois grupos "B" voltou. Coincide com o ano em que o clube passou a se chamar Dobrudzha Dobrich. Neste ano ficou mais competitivo e começou a disputar as ligas inferiores, até chegar na segunda divisão em 1960.

Dois anos depois, em 1962 ficou em terceiro lugar no Grupo B e adquiriu o direito de participar na temporada seguinte do Grupo A. Foram 14 temporadas não contínuas na primeira divisão até a década de 90.

Estádio

Os jogos em casa do Druzhba são jogados no Estádio Druzhba, construído no fim dos anos 50 para os eventos esportivos locais, em especial o futebol. Sua construção contou com doações e o trabalho voluntário da população.

Estádio Druzhba - créditos da imagem: dailytrackpic

Está localizado no Parque da Cidade St George, próximo ao centro. Sua capacidade atual é de 12 mil pessoas, mas já foi maior. Na inauguração, que coincidiu com o feriado local de retorno da cidade ao controle búgaro, mais de 30 mil pessoas compareceram.

O maior público de uma partida de futebol foi em 1992 na partida entre Druzhba e CSKA Sofia. Na ocasião, 25 mil espectadores viram o time da cidade perder por 4 a 0 para o visitante.

Compartilhe esse conteudo