Fique por dentro agora mesmo sobre a história de um dos times mais emblemáticos e conhecidos de toda a Grécia. A trajetória do Omilos Filathlon Irakleiou que é mais conhecido apenas como OFI por motivos óbvios começou no ano de 1925, sendo hoje uma das equipes mais tradicionais e antigas do território grego.

A equipe foi fundada quando um grupo de atletas da cidade de Heraclião, que é a  maior cidade da Ilha de Creta, tiveram uma brilhante ideia de montar um time de futebol para assim representar o local onde eles moravam.

Escudo do Omilos Filathlon Irakleiou.   (Foto: Wikipédia)
Escudo do Omilos Filathlon Irakleiou. (Foto: Wikipédia)

E após a criação o clube manteve-se sem relevância nacional, sendo um time de certa forma invisível para muitas pessoas, e só em 1968-69 o OFI conseguiu chegar na primeira divisão do Campeonato Grego.

Mas logo em 1970-71 o time já foi rebaixado, ficando na décima sétima colocação, o que claramente foi um baque para todos os torcedores e simpatizantes do OFI, que acreditavam que nunca veriam o time cair.

Mas alguns anos depois, o guerreiro time conseguiu subir novamente em 1976-77, onde acabou permanecendo até 2008-09, feito que apenas 5 times gregos conseguiram em toda a história do futebol nacional.

No final da década de 80, o clube cretense teve seu melhor período, quando foi vice-campeão do Campeonato Grego na temporada de 1985-86, e na temporada seguinte ficou na terceira colocação do mesmo campeonato, e também a equipe acabou conquistando a Copa da Grécia, seu único título de relevância.

Essa conquista levou à disputa da Recopa Europeia em 1987-88, onde foi eliminado na 2ª rodada pela Atalanta, quando venceu em casa por 1 a 0 mas acabou perdendo fora de casa por 2 a 0.

E já em 1989-90 foi novamente finalista da Copa da Grécia, mas acabou perdendo para o Olympiakos por 4 a 2 na grande final.

E em sua história o clube participou 4 vezes da Copa da UEFA, tendo seu melhor desempenho na temporada de 1993-94 onde eliminou o Slavia Praga da República Tcheca após empatar fora de casa por 1 a 1 e vencer em casa por 1 a 0.

O OFI passou também pelo temido Atlético de Madrid da Espanha após perder fora de casa por 1 a 0, e vencer em casa por 2 a 0, porém logo em seguida o valente time foi eliminado pelo Boavista de Portugal ao ser goleado por 4 a 1 em casa e perder de 2 a 0 fora.

Hoje Os Homilos disputam o Campeonato Grego de futebol, vindo inclusive de uma sequência de jogos não muito boa, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 2 empates, 2 derrotas e apenas 1 vitória.

Pelo Campeonato Grego que é conhecido também como Super Liga Grega, o OFI hoje se encontra na sexta posição com seus humildes 23 pontos conquistados, estando assim consideravelmente longe do primeiro colocado Olympiacos que conta hoje com 42 pontos.

E recentemente o OFI foi eliminado da Copa da Grécia pelo ARIS da cidade de Salónica pelas oitavas de final de uma das mais importantes competições do território grego.

E como foi citado acima, a única e grande conquista que o valente time grego tem até hoje é uma conquista da Copa da Grécia na temporada de 1986-87, quando acabou empatando por 1 a 1 com o Iraklis Salónica na grande final que aconteceu no Estádio Olímpico de Atenas.

Após o empate a partida foi resolvida nas penalidades, pelos quais o OFI se consagrou como campeão após as cobranças acabarem com um placar final de 3 a 1 para o time preto e branco.

Jogadores do OFI comemoram após gol da equipe.                     (Foto: Futebol Grego  BR)
Jogadores do OFI comemoram após gol da equipe. (Foto: Futebol Grego BR)

Hoje o elenco do clube grego é basicamente formado por jogadores gregos, mas também há jogadores estrangeiros na equipe. O elenco atual do time consiste em:

Nomes como os goleiros: Devis Epassy, Boy Waterman, Vasilios Sifakis e no Dimitrios Sotiriou.

Na zaga há nomes como: Abdul Rahman Weiss, Triantafyllos Pasalidis, Nikos Marinakis, Apostolos Diamantis, Nikos Korovesis, Odysseas Lymperakis, Vahid Selimovic, Praxitelis Vouros e Kostas Giannoulis.

No meio campo o time é composto por jogadores como: Juan Neira, Konstantinos Balogioannis, Jon Toral, Miguel Mellado, Adil Nabi, Felipe Gallegos, Paschalis Staikos e Jonathan de Guzmán.

E por fim, no ataque o OFI é formado por nomes como o do Lazaros Lamprou, Bruce Kamau, Kosmas Tsiliannidis, Frixos Grivas, Mike van Duinen, Fiorin Durmishaj, Apostolos Giannou e Luc Castaignos.

Hoje o Fidia (Como o time também é conhecido) tem como casa o Estádio Pankritio que fica localizado em Heraclião na Ilha de Creta, Grécia e o seu nome significa “Estádio de todos os cretenses''.

O palco dos shows futebolísticos foi concluído no dia 31 de de dezembro de 2003 e foi inaugurado oficialmente no dia 11 de agosto de 2004, pouco antes das olimpíadas de 2004.

O Pankritio hoje tem capacidade para suportar até um pouco mais do que 26.000 torcedores apaixonados. O estádio abriga o OFI como foi dito e também o seu rival Ergotelis da cidade Héracles também, o que certamente acaba aumentando um pouco a rivalidade entre os dois clubes.

Pois sempre que as duas equipes se encontram para o clássico grego no estádio em questão, logo uma pergunta vem ao ar. “Quem de fato manda no estádio?” o que acaba fazendo com que os jogadores se esforcem muito mais para gerar bons resultados.

Imagem do Estádio Pankritio durante o dia.                    (Foto: Pinterest)
Imagem do Estádio Pankritio durante o dia. (Foto: Pinterest) 

Será que nas próximas edições da Copa da Grécia veremos que o Omilos Filathlon Irakleiou conquistou de novo a competição, para assim dar início a uma nova boa fase?

E quanto ao Campeonato Grego, será que nas próximas edições veremos que o OFI ganhou o título até então inédito para o time grego?

E será que ainda é cedo para pensar em competições de maiores magnitudes como uma Champions, por exemplo, ou será que o valente time grego já tem “peito” para bater de frente com grandes equipes como o Real Madrid ou o Barcelona da Espanha?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol grego e mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões sobre o futuro do simpático clube!!

Compartilhe esse conteudo