O estado brasileiro do Rio Grande do Norte possui muitas riquezas em seu território! E umas dessas riquezas, e também motivo de grande orgulho para a cidade de Natal/RN, se chama: ABC Futebol Clube.

Pioneirismo

O ABC Futebol Clube é uma importante Associação Esportiva Brasileira, que foi fundada em 29 de Junho de 1915, nessa linda cidade Potiguar, Natal, e mais precisamente no bairro da Ribeira.

De acordo com os dados registrados na wikipédia, a enciclopédia livre, o primeiro clube de futebol, que surgiu no estado do Rio Grande do Norte, foi o Sport Club Natalense, que foi fundado em Outubro de 1904. Porém, infelizmente, teve um curto período de tempo, e foi extinto poucos meses depois.

Mas esse não foi o caso do grande ALVINEGRO Potiguar, ou o Elefante da Frasqueira, como foi carinhosamente apelidado!

O  ABC Futebol Clube, esse importante time Potiguar, é considerado por historiadores e especialistas em futebol, como sendo o Clube mais antigo, ainda em completa atividade, no Estado do RN.  

Naquela data, 29 de Junho de 1915, alguns jovens proeminentes da ELITE  do estado de Rio Grande do Norte, decidiram se reunir para estudar detalhes a respeito da criação daquela que seria a primeira equipe oficial de futebol no Estado. E assim se deu a sua oficialização!

Os fundadores e sócios do ABC Futebol Clube eram comerciantes e políticos influentes  da época, tais como o Coronel Avelino Freire (Presidente da Associação Comercial do RN), e seu filho, João Emílio Freire, e também José Potiguar Pinheiro, entre outros.

Inclusive, esse conjunto de letras: ABC, foi escolhido naquela reunião para ser o nome oficial dessa nova equipe, por causa de um ACORDO comercial, que era conhecido na época  também como um PACTO de Amizade  que existia entre os países: Argentina, Brasil e Chile. Esse Acordo Diplomático tinha por meta, facilitar as negociações comerciais entre aqueles países.

Então, o objetivo da escolha dessas letras iniciais, foi o de prestar uma HOMENAGEM àqueles países e seu pacto de amizade comercial!

Naquela reunião histórica, também foi decidido, por sugestão de João Emílio Freire, que as cores oficiais do Alvinegro Potiguar seriam o branco e preto.

CRESCIMENTO E CONQUISTAS

Foi relatado no Livro: “Os esportes em Natal”, de 1991, produzido pelo pesquisador Procópio Netto, cidadão Natalense, que o PRIMEIRO jogo da equipe ABC Futebol Clube, ocorreu em 20 de Setembro de 1915, contra o Natal Esporte Clube.

O placar daquele jogo foi de 13 x 1, a favor do ABC, —o mais querido—( apelido dado carinhosamente por seus torcedores).

Logo em seguida, no dia 26 de setembro de 1915, ocorreu o segundo jogo do ABC, no campo da Vila Cincinato.

Quem foi o seu oponente naquela ocasião?

Uma equipe também forte e respeitada: o América Futebol Clube. Apesar de aquela ter sido uma disputa bem acirrada, com as duas equipes dando o seu máximo dentro de campo, o ABC novamente levou a melhor:  O placar final daquele jogo foi de 4 x 0, também a favor do ABC.

Dessa forma, então, o Alvinegro Potiguar já começava uma história incrível de sucesso após sucesso!

O ABC Futebol Clube também entrou para a história, como o recordista Brasileiro vencedor de DEZ Campeonatos Estaduais consecutivos! Entre os anos de 1932 a 1941, o ABC conquistou o seu DECACAMPEONATO Estadual, que lhe rendeu o

Um dos primeiros elencos que o ABC teve.   (Foto: Milton Neves-Terceiro Tempo.)
Um dos primeiros elencos que o ABC teve. (Foto: Milton Neves-Terceiro Tempo.)
Importantíssimo registro no GUINNESS World Records (Guinness Book), como uma façanha extraordinária!

No ano de 2020, o ABC Futebol Clube obteve uma outra grande proeza:  a sua 56° conquista do Campeonato Estadual. Isso representou para essa equipe guerreira, o RECORDE MUNDIAL em títulos, numa mesma competição, superando o Rangers, da Escócia, que possui 55 conquistas em Campeonatos naquele território!

Podemos perceber em todo o âmbito Nacional, como é grande a confiança que os torcedores depositam nessa equipe tão batalhadora! E um belo exemplo disso, são os índices e registros que o ABC apresenta em seu histórico!

Por exemplo, esse grande Alvinegro Potiguar é o clube da região do Rio Grande do Norte que mais recebeu apostas de TIME DO CORAÇÃO, na modalidade de jogos Timemania, registrados pela Caixa Econômica Federal, em todos os anos sucessivamente, de 2009 até 2017.

Uma outra grande conquista também, que aumenta ainda mais seu prestígio em todo o território Nacional, é o fato de que o ABC Futebol Clube é um dos poucos clubes de futebol da região Nordeste  a possuir um estádio próprio.

Estádio do ABC  (Credito da foto: Mansueto 77).
Estádio do ABC (Credito da foto: Mansueto 77).

O estádio FRASQUEIRÃO, como foi carinhosamente apelidado, se chama oficialmente, Estádio Maria Lamas Farache.  Localizado em uma área estratégica, na cidade de Natal/RN, o Frasqueirão foi oficialmente inaugurado em 22 de Janeiro de 2006, durante o jogo amistoso entre ABC e o Alecrim Futebol Clube, com um empate no resultado final de

jogo:   1 x 1, com gols de Da Cunha, abrindo o placar para o Alecrim, e do jogador Kel, para o ABC.

Situado na Vila Olímpica Vicente Farache, abrangendo uma área total de 110.000 metros quadrados, o Estádio em si, conta com uma área excelente de 25.000 metros quadrados.

Uma outra decisão muito relevante também, que mostra o grande valor do ABC, dentro do estado do RN, foi o fato de que,  em 21 de Julho de 2008 foi sancionada uma Lei, de número 9.107/2008, na cidade de Natal,  que definia o dia 29 de Junho de cada ano, como o “ Dia do ABC Futebol Clube”.

Uma importante homenagem direcionada a essa equipe maravilhosa!

Novos desafios a frente

Atualmente, (Dez/2021), o ABC se encontra em uma excelente fase.

Conseguiu se classificar para as quartas de final, dentro do Campeonato Potiguar Sub-20, e briga incansavelmente para conquistar mais um título Estadual dentro da categoria.

Com uma equipe jovem, e de altíssimo nível, o clube conta com jogadores muito bem focados e comprometidos com os resultados.

Conforme mostrou a mídia esportiva agora nesse final de ano, novos reforços para a temporada de 2022 estão sendo anunciados pelo clube.

Entre alguns nomes de peso, que vão reforçar o time, estão: Jefinho, o atacante que já havia defendido o clube em 2019; o volante Wesley Dias, que estava jogando no Ferroviário;  e o atacante Kelvin, que havia sido um grande destaque no Clube Caxias, na série D.

O respeitado técnico do ABC, Moacir Junior, renovou contrato com o clube, e se diz confiante e motivado para 2022.

Porém, o seu maior desafio, conforme ele mesmo mencionou, será o curto período de tempo que haverá para preparar bem o entrosamento entre os jogadores, neste início para a estreia do Campeonato Potiguar:  Apenas 28 dias!

Certamente não é o período ideal para preparação. Mas sabemos das dificuldades e vamos usar bem esse período, com um pouco mais de intensidade, para recuperar esse tempo perdido. Vamos trabalhar firme para poder preparar o elenco da melhor forma possível para o estadual, que é o nosso principal objetivo no primeiro semestre - comentou Moacir.

A próxima meta importante para 2022, será o acesso à Série B.


E você, caro leitor??? Qual é a sua opinião sobre a performance do ABC nas últimas temporadas, e os grandes desafios que essa equipe guerreira terá que enfrentar  para 2022???

Sua opinião é muito importante para nós!
Comente suas ideias aqui conosco, na BETS!

Compartilhe esse conteudo