Existe uma informação muito recente circulando entre as mídias do mundo todo. As autoridades governamentais dos Países Baixos, (o nome oficial do país no nordeste da Europa),  estão solicitando ao mundo que pare de chamar o seu país, Os Países Baixos, da Holanda!

No início deste ano, foi iniciada uma campanha de marketing  bem séria a pedido das autoridades,  que envolveu os ministérios políticos, instituições desportivas e culturais, e também as maiores cidades da Europa. O pedido dessa campanha tem um slogan que diz: “Holanda não”! “Países Baixos, por favor”!

O desejo daquelas autoridades é que o mundo possa usar o nome correto oficial do país europeu!

Inclusive, vários sites de turismo já estão se adequando a esse pedido, e alterando essas palavras.

Os países baixos fazem parte de um território ou grupo de países que estão localizados na parte nordeste da europa. Eles fazem divisa com a Alemanha e a Bélgica.

Mas porque eles são chamados de países baixos? Uma das razões é porque, geograficamente,  eles ficam situados em locais de baixa altitude. Cerca de 62% da população naqueles países, estão posicionados abaixo do  nível do mar!

É um dos países que apresenta a melhor qualidade de vida, com IDH bem elevado.

E suas políticas públicas envolvem uma completa assistência social aos mais carentes, uma  forte defesa de proteção aos direitos humanos e sociais, bem como também uma grande tolerância aos padrões sociais envolvendo prostituição, uso de drogas ou a questão do aborto.

Os países baixos apresentam uma das economias mais abertas do mundo, no setor do capitalismo! O setor de agronegócios é um grande diferencial no País. São os maiores exportadores de alimentos do mundo!

O país oferece ao mundo uma produtividade no setor de agronegócio cinco vezes maior  que  a média da Europa. Muitas empresas ali se tornaram especializadas na produção de máquinas para processamento de alimentos, e os investimentos aplicados ali no setor para o agronegócio, vindos de multinacionais e grandes corporações do mundo inteiro, são muito generosos.

Nos países baixos a preocupação com os estudos relacionados ao cultivo do solo e com novos métodos para a geração de sementes e sistemas de irrigação da terra, é bastante notória.

A universidade de Wageningen é um dos principais centros de estudos do planeta, no desenvolvimento do agronegócio.

É um país extremamente importante, e é  muito atuante em questões de defesa ambiental e preservação do ecossistema. É membro fundador da União Europeia, (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC, e ainda participou na assinatura do protocolo de Quioto. Também é membro da União Econômica do Benelux, juntamente com a Bélgica e Luxemburgo!

A população dos Países Baixos tem um padrão de comportamento muito alegre. São grandes apreciadores de vinhos, queijos Gouda, frutas e produtos laticínios.

Mas além de todas essas qualidades que são bem conhecidas em relação aos habitantes dos Países Baixos, os habitantes dali se sentem muito motivados a torcer pelos seus times prediletos!

E uma das grandes paixões do povo Neerlandês, é o futebol!

Ali naquela importante região, existe um clube de futebol profissional que é um motivo de grande orgulho para todos os torcedores que amam o esporte!

É o clube Fortuna Sittard. Da cidade de Sittard.

ORIGEM DO CLUBE.

Sittard é uma cidade holandesa, que fica localizada mais ao lado sul da província de Limburgo, e que pertence ao município de Sittard Geleen. Ela é uma cidadezinha pequena e aconchegante com cerca de 38.300 habitantes, e faz divisa com a província alemã do município de Self Kant. Sua altitude é de apenas 45 metros acima do nível do mar.

O clube Fortuna Sittard é um clube profissional de futebol que tem a sua base na cidade que leva seu nome: Sittard.

Escudo do Fortuna Sittard  (Foto: Wikipédia)
Escudo do Fortuna Sittard (Foto: Wikipédia)

Ele foi fundado no ano de 1968, no dia 1º de Julho.

O nome do clube, Fortuna Sittard, foi criado com base no envolvimento de 2 clubes da cidade. Eram os clubes Fortuna 54, e o Sittard. Esses dois clubes participaram de uma fusão entre eles, e aquela fusão deu origem ao clube Fortuna Sittard Combinatie.

NOVAS CONQUISTAS.

Em meados de 1956, o clube Fortuna 54 havia conquistado a sua vitória na Copa KNVB, mais conhecida como Real Associação Neerlandesa de Futebol, uma organização reguladora do futebol para os países baixos, fundada em 1889.

E posteriormente o clube terminou a temporada da Eredivisie, a Liga mais importante de futebol nos Países Baixos, em 2º lugar, logo atrás do campeão, Ajax FC.

Por outro lado, o clube Sittard alcançava um sucesso bem menor que o Fortuna 54, e inclusive lutava com muito afinco para sempre tentar ficar mais longe do rebaixamento, que quase acabou acontecendo em várias situações.

Então, depois de vários anos, em 1964, o Fortuna 54 conquistou a sua vitória na Copa KNVB. Porém, nos anos seguintes os dois clubes encontraram enormes dificuldades em sua trajetória. Por isso, em 1968 eles decidiram fazer uma fusão, para tentar salvar o Fortuna 54 e o Sittard.

Depois que ocorreu aquela fusão, o novo clube passou a se chamar Fortuna Sittard Combinatie. O novo clube formado então, estava com sorte porque, visto que um outro clube havia sido dissolvido, o clube Xerxes DHC, então o Fortuna Sittard Combinatie poderia continuar ativo e no nível mais alto da divisão!

Porém, mesmo com aquela tentativa de recuperação, na temporada seguinte o Fortuna terminou a temporada em último lugar e assim, não conseguiu escapar do rebaixamento.

Durante as temporadas de 1969/1970, as coisas continuavam péssimas. Um novo rebaixamento, por pouco não ocorreu novamente. Então, a melhor coisa que poderia ser feita naquela situação, era manter os objetivos bem focados a frente, e visualizar as premiações, e se concentrar ao máximo nos treinamentos. Até os anos de 1978, as coisas ficaram então, estagnadas.

A partir de 1979, tinha-se a impressão de que as coisas iriam ficar bem melhores para o clube, e uma “luz no final do túnel" parecia estar prestes a brilhar. A equipe Fortuna Sittard Combinatie vinha fazendo boas jogadas com ótimos passes de bola e ótimas finalizações.

A qualidade técnica dos jogadores havia se tornado mais evidente, e o nível de jogo dentro de campo melhorava a cada semana. Em certa altura do torneio, o clube Fortuna acabou tendo um empate em 0 x 0 contra o FC Groningen, em seu último dia de jogo.

Então, o que aconteceu foi que por um único ponto, o Fortuna não obteve a vitória naquela ocasião.

Porém, após 3 temporadas a seguir, em 1982, a recompensa finalmente chegou! No seu último jogo na final, o Fortuna arrasou com uma vitória grandiosa contra o SC Heracles, por 3 x 1. Isso levou o clube novamente ao nível mais alto da categoria, depois de 14 anos de sofrimento.

Com aquela ascensão, o clube voltou a ter a adrenalina que sempre acompanhou toda a equipe. O Fortuna Sittard Combinatie chegou a participar de 11 temporadas ininterruptas, pela 1ª divisão.

E sempre terminando os torneios na linha da esquerda. Havia realmente chegado o momento para o clube desfrutar das recompensas que tanto mereciam, após tantos anos de luta. Aquela posição no ranking entre os melhores da elite do futebol pela Liga Eredivisie, era realmente uma grande conquista!

Posteriormente, o clube ainda obteve mais sucessos durante a copa, e já na 2ª temporada após a ascensão, conseguiram chegar até a final da copa KNVB.

(Wikipédia) - Bert Jacobs - Técnico.
(Wikipédia) - Bert Jacobs - Técnico.

Em 1985, houve a chegada de um novo treinador, com grande experiência e dinamismo que contribuiu muito para mais conquistas para o clube.

Bert Jacobs, o novo treinador, passou a realizar um incrível trabalho junto a equipe, e com seu talento, e com o esforço de toda a equipe, o time conseguiu chegar até as quartas de final, pela Copa da Europa II.

Aquela época foi um período de grande glória mesmo, para todos os envolvidos, porque a fama do clube Fortuna Sittard crescia a cada dia. E principalmente os jogos que eram disputados em casa, sempre reuniam nas arquibancadas mais de 10.000 torcedores, no estádio De Baandert.

NOVOS DESAFIOS.

Após aquele período de magia, a partir dos anos 1990, as coisas voltaram a ficar difíceis. Depois de várias temporadas tentando se manter no topo, veio um novo rebaixamento ao nível mais baixo, em 1993.

Durante a pós temporada, o clube Fortuna conseguiu a vitória em 2 jogos importantes, realizados em casa, contra o clube SC Heerenveen, e o clube NEC. Mas mesmo assim, devido a pontuação, o SC Heerenveen acabou sendo premiado com a ascensão.

Em 1994, as coisas continuaram terrivelmente ruins. O clube Fortuna Sittard, durante a temporada daquele ano, acabou ficando em 10º lugar. Mas por incrível que possa parecer, no ano seguinte, em 1995, o clube Fortuna Sittard conquistou a grande vitória e foi o grande campeão da primeira divisão, pela primeira vez.

(telereport.com) Pim Verbeek - treinador
(telereport.com) Pim Verbeek - treinador

Naquele ano de 1995, a equipe estava sendo treinada por um grande profissional, o treinador Pim Verbeek, que com sua perícia e visão estratégica de jogo, acabou sendo fundamental para vencer jogo após jogo e finalmente, conquistar o prêmio máximo da vitória.

E através do excelente trabalho de Pim, a equipe conseguiu retornar à liga principal Eredivisie. Além de Pim Verbeek, outros dois grandes profissionais contribuíram muito para o sucesso daquela vitória: Mark Van Bommel e Fernando Ricksen.  Ambos os jogadores depois, se tornaram internacionais.

Já em meados de 1998, o clube continuou obtendo vitórias e mantendo um ritmo de jogo em alto nível! Três anos após a conquista daquele título, em 1995, o clube Fortuna Sittard conseguiu chegar até o final dos campeonatos em 7º lugar, por 3 vezes consecutivas, sendo esses os melhores resultados com a classificação mais alta que o clube já tinha vivido, até então.

Em 1999, o Fortuna Sittard conseguiu chegar até as semifinais do torneio da Copa, e enfrentou um grande oponente, na verdade era o clube principal e mais forte da temporada, o clube PSV.

Naquele  jogo  o clube Fortuna Sittard venceu o PSV, na  cidade de Eindhoven, com vitória de 3 x 1. Mas infelizmente, na final, acabou sendo derrotado pelo clube Ajax, por 2 x 0.

Após essa temporada, os próximos torneios trouxeram grandes aflições para o clube. As derrotas passaram a ser constantes e o clube Fortuna não conseguia se desvencilhar da má fase.

Até que em 2002, o clube enfrentou um rebaixamento de categoria. Nos anos a frente a equipe não conseguiu se destacar mais, e por uns 16 anos, o clube Fortuna Sittard acabava seus torneios sempre saindo antes da hora, e em uma posição sempre muito baixa, às vezes em 15º colocado, às vezes em 18º e assim por diante.

O clube posteriormente passou a enfrentar problemas econômicos gravíssimos entre 2004 e 2005. A falência do clube sempre parecia estar cada dia mais próxima. Mas com o tempo as pendências foram sendo sanadas.

Por volta de 2012, uma outra situação tenebrosa relacionada com dificuldades financeiras, assombrava o clube. A diretoria do clube então decidiu avisar em reunião, toda a principal equipe, que o clube precisaria de um novo patrocinador urgente. Havia apenas 200 Euros na conta do clube,  e uma falência dessa vez era certa. Aquelas temporadas foram muito sofridas para toda a equipe.

Em 2016, ainda com muitas preocupações financeiras, o clube recebeu um alento. Um investidor turco de nome Isitan Gun acabou adquirindo 85% das ações do clube e assim, se tornou um acionista majoritário do clube.

As  complicações ainda permaneciam, mas depois de uma boa ajuda do clube turco Galatasaray, fornecendo alguns jogadores experientes, o clube pôde respirar um pouco melhor.

No final do ano de 2016, o clube Fortuna Sittard recebeu a contratação de um novo treinador, que elaborou um trabalho estratégico muito bom. O profissional Sunday Oliseh.

Ele conseguiu conquistar 2 novos recordes pelo clube, que foram: 8 vitórias em sequência, jogadas em casa, e também, obteve a maior vitória na história do clube, jogando fora de casa, que foi a goleada de 6 x 0 no clube Telstar.

Em 2018 também, no dia 12 de Janeiro, o clube conquistou um outro título de época, vencendo o clube Jong Ajax, por 2 x 1. Logo depois, o técnico Oliseh foi cortado, em 14 de Fevereiro de 2018.

O substituto do ex treinador Oliseh, na verdade foram dois experts em recuperação de prestígio! Claudio Braga, que tinha sido o chefe da academia de juniores, entrou como treinador principal, e ele mesmo convocou um ajudante auxiliar, Kevin Hofland, como seu assistente.

Aquela dupla realmente foi muito rápida em resolver os dilemas que o clube estava enfrentando. Com a atuação dos dois juntos, o clube Fortuna Sittard permaneceu como invicto em seus 14 jogos seguintes, batendo assim mais um recorde pela história de vida do clube.

Primeiro gol do Finn Stokkers. Depois o próprio Jong Ajax acabou vencendo o clube MVV Maastricht. Então para o clube Fortuna, já não seria possível conquistar o título, mas

Mesmo assim, a ascensão para a Liga principal, Eredivisie, estava certa para acontecer.

E realmente aconteceu! O clube Fortuna foi promovido e retornou para a principal Liga Eredivisie pela 3ª vez na história do clube. E em 2018, comemorou o seu 50º aniversário realizando uma grande festa com todos os jogadores e seus familiares.

NOVAS TAREFAS DE CASA.

O técnico Sjors Ultee  se mostrou muito otimista durante as suas últimas entrevistas para a TV holandesa!

Ele mencionou em entrevista coletiva que está muito tranquilo em relação aos novos avanços que a equipe tem demonstrado, e que alguns jogadores, que eram dúvida para as próximas temporadas, por causa de contusões e dores, já estão bem recuperados!

O clube agora para essa nova temporada também conta com vários jogadores de  prestígio, e com larga experiência em campo.

Conta também com jogadores mais novatos, turbinados e cheios de energia, que estão prontos para mostrar o seu máximo em campo! Uma outra grande vantagem também é que o clube possui um complexo de campos de futebol para treinamentos, o Estádio Fortuna Sittard Stadium ,  que proporciona um grande rendimento para novos jogadores  e  novos talentos a serem descobertos!

Nas próximas temporadas os torneios já irão começar!Mas as disputas serão acirradas também!O que você espera para essas novas etapas do futebol Holandês?    O clube Fortuna Sittard continuará se destacando  esse ano?? Rumo a vitória?Não deixe de nos contar suas ideias! Isso é muito importante para nós, da BETS!                            




Compartilhe esse conteudo