Assim como no Brasil, o futebol é o esporte mais conhecido e praticado no Paraguai. Ao que tudo indica, o esporte começou a ser praticado no país através do trabalho de um imigrante holandês chamado Willian Paats, no ano de 1897.

O homem que ficou conhecido como fundador do futebol no país era, na verdade, professor de Educação Física em uma escola de Assunção, capital do Paraguai. Com uma bola que carregava na mochila, treinou o primeiro time com seus alunos e apresentou o esporte ao país.

Entre os muitos clubes de futebol surgidos no Paraguai a partir desse início, nas próximas décadas, está o Sol de América, fundado no ano de 1909, também na capital do país.

Conheça a incrível história de Los Dragones Azules e se inspire no futebol de um dos países vizinhos do Brasil! Saiba mais sobre o Sol de América do Paraguai!

Sede do clube fotografada no ano de 2020. (Foto: Wikipédia)
Sede do clube fotografada no ano de 2020. (Foto: Wikipédia)

Como surge o clube?

A sede e a maior parte das instalações do Sol de América se encontram, até os dias de hoje, na capital do país. A única exceção é seu estádio principal, que se situa na cidade de Villa Elisa.

Atualmente, os dragões azuis figuram novamente na primeira divisão do futebol paraguaio, sendo um dos clubes do país que mais participou de campeonatos na Série A do Nacional.

O time foi chamado no século passado pelo apelido de El Danzarin, o dançarino, exatamente porque conseguiu alçar a primeira divisão já no ano seguinte à sua fundação.

Como começou a participar do campeonato da Liga já em 1910, ganhando a segunda divisão, e foi logo conquistando dois vice-campeonatos nos anos seguintes.

Em 1912, o Sol de América ficou em segundo lugar, atrás somente do Olímpia do Paraguai. No ano seguinte alcançou novamente o vice-campeonato, que foi conquistado pelo Cerro Porteño.

Vice-campeão oficial do Paraguai

Mas a sequência de vice-campeonatos parecia uma constante na trajetória do clube, que conquistou novamente o segundo lugar em 1926.

Por alguns anos, os campeonatos no Paraguai foram suspensos devido à sua participação na Guerra del Chaco, na qual lutou contra a Bolívia. Foi só no ano de 1935, que, retornando aos campeonatos, o Sol de América conquista novo segundo lugar!

Novamente os segundos lugares são alcançados por El Danzarin em 1940 e 1946, oscilando sempre na primeira divisão, até que em 1964 faz uma péssima campanha e termina caindo para a segundona do Paraguaio.

Mas assim como ocorreu na década seguinte, no ano de 77, o clube só ficou uma temporada na Segunda Divisão, retornando em seguida para a Primeira e se consagrando como um dos times da elite do futebol paraguaio.

Outros muitos vice-campeonatos foram conquistados pelo Sol de Olímpia, que passou a ser conhecido como um clube do qual escapava o título de campeão. O time levou o segundo lugar nos anos de 57, 78, 80 e 81.

A conquista do título

Foi só no ano de 1986 que o Sol de América afasta a maldição do vice-campeonato, que carregava havia décadas, conquistando o título de campeão paraguaio.

Ao todo, o clube só conquistou o primeiro lugar duas vezes. Além do torneio de 86, 91 também foi o ano que ficou para sempre gravado na história do time paraguaio.

Um dos times mais antigos do Paraguai

O Sol de América, ao lado de outros times históricos, é um dos mais antigos do Paraguai. O primeiro time fundado no país foi o Olímpia de Assunção, em 1902, fundado pelo próprio Paats.

Graças à antiga história do futebol paraguaio, times muito antigos jogam o que hoje ainda é chamado de Velho Clássico. Guarani e Olímpia jogaram a primeira partida oficial do esporte no país já em 1903.

Mesmo com uma história de mais de cem anos, o Sol de América não deixa de crescer, de investir no clube e nas estruturas para a prática do futebol.

Uma das novidades foi o novo estádio do clube, inaugurado no ano de 1994. A sede oficial do clube conta com nada menos do que quatro campos de futebol.

Um dos campos do time é reservado exclusivamente para as partidas disputadas por clubes da Primeira Divisão do Campeonato Paraguaio. Outro campo é reservado para disputas das categorias de base.

O Sol de América ainda reserva um campo para partidas de entretenimento e outro para a escolinha de futebol do clube, que também treina no mesmo espaço.

História no Brasil

No site oficial do time ainda consta a notícia! O Sol acredita ter feito história no Brasil, seu país vizinho mais famoso no futebol mundial, certamente ao lado da Argentina e Uruguai.

A notícia dá conta de que o Sol de América havia vencido o Goiás dentro de sua própria casa, sendo o jogo considerado um grande feito pelo time paraguaio.

A partida aconteceu em fevereiro de 2020, e está exposta no site junto com outras conquistas importantes para o Sol de América, ainda hoje considerado como um dos melhores times do Paraguai.

Vitória do Sol de América sobre o Goiás em 2020, no Brasil.   (Foto: Site Oficial do time.)
Vitória do Sol de América sobre o Goiás em 2020, no Brasil. (Foto: Site Oficial do time.)

Basquete no Sol de América

Mas nem só de futebol vive o Sol de América. O clube ainda conta com um time de basquete campeão e muito bem conceituado no esporte do país. Até os dias de hoje o time disputa o Campeonato Paraguaio de Basquete.

As principais conquistas do clube foram as vitórias no Nacional por diversas vezes. Três seguidas, em 82, 83 e 84, depois nos anos de 95, 96, 98 e 99 e ainda sua última vitória em 2007.

Outra novidade do clube é que o time feminino do Sol de América disputou a última Libertadores Feminina, no final de 2021!

O clube, no entanto, foi derrotado pelo atual campeão da Libertadores na categoria feminina, a Ferroviária, do Brasil. O time de Araraquara goleou o paraguaio por 3 X 0 no Estádio Manuel Ferreira, no Paraguai.

Sol de América disputa a Libertadores Feminina com a Ferroviária.  (Foto: Gazeta Esportiva.)
Sol de América disputa a Libertadores Feminina com a Ferroviária. (Foto: Gazeta Esportiva.)

Assim como o tradicional clube masculino, o feminino se lançou e logo chegou entre os campeões da elite do futebol paraguaio. Assim, o Sol de América continua brilhando no futebol paraguaio, sendo uma grande esperança para torcedores de Assunção a cada partida em Villa Elisa!

Compartilhe esse conteudo