Dundee é uma cidade situada na Costa Leste da Escócia, na foz do Rio Tay, que depois  acaba se juntando ao Mar do Norte!

Ela é a 4ª maior cidade da Escócia,  e possui hoje uma população com mais de 150.000 pessoas!

Originária do século 12, Dundee foi uma cidade construída ao redor de montanhas de basalto—rochas vulcânicas que  apresentam propriedades riquíssimas em silicatos de magnésio e ferro!

É uma cidade portuária histórica, cheia de riquezas em arquiteturas medievais, vulcões extintos, Indústrias marítimas, teatros e museus, etc...

Mas além dessas riquezas e preciosidades, a cidade de Dundee também possui uma rica tradição nos esportes, principalmente no futebol Escoces!

O Nascimendo dos “the terrors”.

Na linda cidade de Dundee, um clube profissional de futebol se destaca pela sua grandeza! O DUNDEE UNITED FUTEBOL CLUBE.

Com sua base na cidade de Dundee, os jogadores da equipe são carinhosamente chamados de “the terrors”.

O início da sua história e sua fundação, lembra bastante o surgimento de dois outros clubes muito  respeitados no cenário Escoces, de futebol profissional: o Hibernian F.C, e o Celtic de Glasgow.  

Assim como no caso deles, em Dundee também ocorreu que um grupo de comerciantes Irlandeses, membros proeminentes da comunidade católica ali da região, acabaram formando um novo grupo de jogadores de futebol.

Na sua primeira fundação, em 1909, o clube se chamava Dundee Hibernian.

Mas algum tempo depois, já em 1923, o seu nome foi trocado para Dundee United FC, como conhecemos hoje!

Esse nome foi o escolhido, Dundee Unidos, (em português), porque logo em seu início, o clube já estava correndo o risco de falência!

Mas então, alguns empresários na cidade decidiram se unir, e assim juntar forças para que o clube iniciante fosse em frente!

Esse nome atraente e com forte apelo emocional, possuía uma grande energia, e uma incrível força motriz, para fazer o povo de Dundee se fortalecer, para ficarem  mais unidos, e para lutarem por uma equipe de futebol, representando a cidade deles, e que pudesse, mais tarde, se tornar uma fonte de grande orgulho para a Escócia!

A escolha daquele nome deu muito certo. O clube foi ficando cada vez mais forte e mais unido, e o povo cada dia mais radiante e feliz

NOVAS CONQUISTAS.

Logo depois, já em 1924/1925, no início de sua trajetória, o Dundee United  conseguiu o seu ingresso na Primeira Divisão, pela primeira vez, ao vencer o título da segunda divisão.

Porém, infelizmente, após duas temporadas, foram rebaixados novamente!

O Dundee United permaneceu jogando em divisões mais baixas, e sem muita relevância, por vários anos!

Porém, aqueles anos difíceis de luta e de dedicação, foram fundamentais para provar para todos, inclusive para os próprios jogadores,  que eles possuíam uma grande força dentro deles, e que o Dundee United havia sido criado para permanecer!

Um bom tempo depois, a situação do clube começou a melhorar. Eles foram

Tannadice Park - (crédito: wikipedia)
Tannadice Park - (crédito: wikipedia)

Ganhando mais maturidade e experiência!

Após as temporadas de torneios nos anos 1966/67,  começaram a aparecer  pela primeira vez em importantes competições europeias. E de 1976 para frente, eles continuaram marcando presença em todas as 14 temporadas consecutivamente!

Em 1982 o clube venceu, em uma modalidade interna, o campeonato da Scottish Premier Division.

Em 1983/84, o Dundee United conseguiu  chegar até as semifinais na European Cup e na final da Taça UEFA, em 1987.

Em 1994, e 2010, foram vitoriosos por essas duas vezes, sendo campeões da Scottish Cup.

E em 1979, e 1980, foram campeões pela Scottish League Cup.

O clube Dundee United se orgulha muito por ter sido um dos membros fundadores da Scottish Premier League( SPL), uma organização que por muitos anos coordenou de forma exemplar os torneios e competições envolvendo toda a estrutura das equipes da Escócia.

Essa Instituição foi criada em 1998, e foi posteriormente substituída, em 2013,  pela (SPFL), Scottish Professional Football League, sendo esta então, fruto de uma fusão que ocorreu entre a Scottish Premier League e a Scottish Football League.

Já em 2016, vindo de uma fase muito boa e próspera, o Dundee United acabou sendo rebaixado novamente, disputando assim o Campeonato Escocês, que faz parte da 2ª divisão da S.P.F.L.

Porém, mais tarde, o clube voltou a subir no ranking, sendo alavancado de volta e promovido para a Premiership da Escócia, no ano de 2020!

O SEGREDO DO SUCESSO!

Aquele longo período de sofrimento, incertezas e dificuldades que o Dundee United  havia enfrentado,  nas primeiras décadas de sua existência , logo  após os anos de  1925 até meados de 1960, haviam ficado para trás!

A partir dessa data, entre 1960 e 1970, o “the terrors”, e seus dirigentes, já estavam tomando decisões extremamente acertadas, e baseadas na sua experiência de luta,  vivacidade e visão empresarial!

Foi naquela época que  as recompensas, as premiações e o sucesso de verdade para o clube,  junto com o reconhecimento internacional, começaram a aparecer!

Naquele ano, no final de 1959, um exímio profissional do futebol foi contratado pelo Dundee United, para coordenar os trabalhos e os treinamentos do grupo. Seu nome era Jerry Kerr.

Durante a sua gestão, Kerr conseguiu desenvolver um relacionamento de grande amizade e respeito com toda sua equipe.

Ele era um homem carismático, um profissional de alta grandeza, que sempre conseguia manter a equipe bem entrosada, pensando da mesma forma, e conseguia lidar muito bem com algumas diferenças de personalidade entre os jogadores!

Jerry fez história dentro do clube, e muitos dirigentes e jogadores da equipe, até os dias de hoje, reconhecem Jerry como sendo o grande responsável por ter conduzido o time, da 3ª divisão, uma parte inferior da Liga Escocesa, para o auge, o lugar lá em cima no topo, onde eles deveriam e mereciam estar!  No mais alto escalão do futebol escoces!

O Dundee United, sob o comando de Jerry Kerr, logo em sua primeira temporada como treinador, já foi elevado para a  1ª divisão,  e permaneceu nela até 1995.

E um dos fatores que fez de Kerr um grande sucesso foi a sua visão de jogo e sua grande capacidade em visualizar o potencial de cada jogador!

Jerry Kerr solicitou a contratação de diversos jogadores de peso! E ele  sabia reconhecer um talento, de longe!

Jogadores de primeiríssima estirpe, tais como: Mogens Berg, Orjan Persson, Finn Dossing, Lennart Wing, Finn Seemann, entre outros, fizeram todo o diferencial para que o sucesso estrondoso do clube fosse alcançado.

Foi exatamente nessa época, na “era Kerr”,  que o Dundee United conseguiu derrotar o Barcelona FC, o grande detentor do título da Taça das cidades, quando fez a sua estreia no Campeonato Europeu em 1966.

Mas as vibrações positivas que ocorreram nos anos em que Kerr esteve no comando da equipe, não pararam por aí! Muito pelo contrário!

A partir de 1971, quando Jerry Kerr deixou o comando do clube, foi então que o Dundee United recebeu a contratação de outro nome, ainda mais forte que o anterior! O grande visionário do futebol, Jim MCLean, passou a substituir Kerr, como treinador principal!

Jim Mclean possuía uma visão abrangente e dinâmica de todo o processo ligado ao futebol, desde a descoberta de um garoto prodígio, nas categorias de base, até a fase final de um jogador, em que ele se vê totalmente pronto e preparado para galgar imensos degraus do sucesso, e passa a ser disputado por grandes clubes!!

Jim MCLean - 83 anos (crédito: bbc Sport)
Jim MCLean - 83 anos (crédito: bbc Sport)

McLean sabia exatamente como comandar uma equipe e tinha visão ampla sobre a posição exata em que cada jogador deveria se posicionar, e sobre quais eram as principais limitações e maiores virtudes de cada jogador.

Ele então, tendo essa facilidade, passou a contratar diversos jogadores talentosos e jovens, capazes de se tornarem grandes prodígios no futuro,  e verdadeiras máquinas de produzir gols!

Com essa política bem arrojada e dinâmica, McLean produzia esses jovens promissores e os treinava incessantemente.

Depois oferecia a eles, contratos de longa duração, dentro do clube! Isso dava ao clube e aos seus dirigentes  a oportunidade de extraírem o máximo potencial daqueles jogadores.

Dando também a àqueles  jovens  profissionais, a chance de fazerem parte de um clube  bem estruturado, famoso,  e com tudo o que eles poderiam esperar de uma grande corporação!

McLean foi o responsável por contratar grandes nomes do futebol Internacional, tais como: Maurice Malpas, Eamonn Bannon, Paul Hegarty, Paul Sturrock, Dave Narey, Davie Dodds, entre outros!

E muitos daqueles grandes jogadores passaram a maior parte da sua carreira, dentro do Dundee United Futebol Clube!

Mais tarde, também, a equipe,  através de Jim McLean, conseguiu conquistar a maior honraria da sua história, que foi a vitória na Copa da Liga da Escócia, em 1979, e novamente foram campeões em 1980.

Depois, novamente, nas campanhas de 1982/1983, foram agraciados com a vitória do campeonato, na Premier Division.

E ainda não cessaram as premiações naquela época!

O Dundee United obteve também grande sucesso na Europa, chegando às semifinais na Copa da Europa em 1984, e até à final da Copa UEFA, em 1987!

O grande mago do futebol, Jim McLean, por fim se aposentou depois de viver toda a glória e honra que todos os treinadores sonham em obter, em um clube renomado!

Ele deixou o seu cargo como treinador em 1993, mas  ainda permaneceu como o Presidente do Clube!

NOVOS DESAFIOS À FRENTE.

As coisas continuaram boas para o Dundee United. Em 1994, o clube conseguiu conquistar pela primeira vez a Copa da Escócia,  sob o  comando do sucessor de Jim McLean, Ivan Golac. Mas depois, em 1995, acabou rebaixado, não tendo a oportunidade de voltar  à Premier Division.

Um bom tempo depois, em 2016, depois de terem passado por várias fases ótimas de sucesso, começaram a ocorrer maus resultados para o grupo!

Resultados ruins na premiership acabaram levando o Dundee United para mais um rebaixamento!

Nessa nova fase que se inicia agora para as próximas campanhas, alguns fatores tem preocupado os torcedores!

Por exemplo, dois dos grandes nomes para os próximos campeonatos,  M.Mcnulty, que está suspenso devido a uma lesão séria na coxa, e também  L. Smith, que  se encontra com uma séria fratura no joelho, ambos estarão de molho por um bom tempo, sem jogar!

Mas mesmo assim, temos confiança de que o Dundee United irá superar as suas adversidades momentâneas, e que os duelos serão bem acirrados para essa nova etapa!

E você, prezado torcedor??? Está bem confiante para esse início de temporada???

Quais são os fatores que mais preocupam você??
Deixe aqui seus comentários, ok???
Nós, da BETS, queremos saber  a sua opinião!


Compartilhe esse conteudo