O Baloncesto Leganés, conhecido também como CB Leganés, tem atualmente o nome de Innova-TSN Leganés por motivos de obtenção de direitos por parte de patrocinadores principais.

Com sede localizada na cidade de Leganés, em Madrid, na Espanha, o clube foi criado em 2006 como uma iniciativa para promover o basquete na cidade e na região, o que estava em falta na época.

Logo oficial do Baloncesto Leganés - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/basketleganes/photo)

Assim, surgiu o Baloncesto Leganés, com toda uma estrutura que vai desde as categorias de base para crianças e adolescentes, até os times profissionais masculinos e femininos.

Seus jogos são realizados no Pavilhão Europa, um ginásio multiuso localizado na mesma cidade do clube e com capacidade máxima para mais de 4 mil pessoas.

A equipe feminina do Baloncesto Leganés recentemente conquistou o acesso para a primeira divisão da Liga Espanhola, após 6 anos disputando a segunda divisão.

Por ser um dos únicos clubes dedicados ao basquete na região em que está localizado, ganhou muita importância e destaque.

Com isso, o clube consegue manter uma boa estrutura financeira e de treinos para as equipes de todas as idades, sendo um centro de desenvolvimento de atletas regional.

Por esse motivo, muita esperança é colocada na equipe, que se renova constantemente com as promessas que aparecem em suas categorias de base.

Portanto, o Baloncesto Leganés é uma equipe interessante de se acompanhar, tanto pela sua ascensão à elite do basquete feminino, quanto pelo surgimento de potenciais jogadoras de nível internacional.

Além disso, nos próximos anos a equipe pode se fortalecer mais ainda e começar a conquistar títulos de expressão tanto nacionais quanto internacionais.

Para que você conheça melhor essa equipe, preparamos esse texto com a história, ascensão e qual a situação atual do Baloncesto Leganés na Liga Endesa.

Início e escalada do Baloncesto Leganés no basquete feminino espanhol

Foto de partida oficial do Baloncesto Leganés - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/basketleganes/status/1510549491191013382/photo/1)

O clube Baloncesto Leganés foi fundado em 2006 como um projeto desportivo e social de incentivo à saúde e formação esportiva na região de Leganés.

Inicialmente, havia só times amadores no clube, desde as categorias de base até os elencos seniores.

Com o passar dos anos, houve a profissionalização dos elencos principais, que começaram a disputar as divisões mais baixas da Liga Espanhola.

Na temporada 2013-2014, a equipe feminina do Baloncesto Leganés conseguiu acesso à segunda divisão (Liga Feminina 2), sendo o melhor elenco colocado dentre todos do clube.

Disputa da segunda divisão

Em sua primeira temporada na segunda divisão (2014-2015), o Baloncesto Leganés já demonstrou que disputaria as posições mais altas, terminando na 3ª colocação do grupo no período regular com 17 vitórias e 5 derrotas.

Nos playoffs, acabou perdendo nas semifinais e também na disputa do terceiro lugar, mas foi destaque dentro da liga.

Em 2015-2016, a equipe terminou na 4ª colocação da temporada regular com 17 vitórias e 9 derrotas. Mas não conseguiu avançar da primeira fase final.

Já em 2016-2017, terminou na mesma posição da temporada anterior com 18 vitórias e 8 derrotas. Novamente não conseguiu avançar da primeira fase final.

Na temporada seguinte, terminou na 5ª colocação com 17 vitórias e 9 derrotas, não avançando para a fase final. Fato que se repetiu na temporada 2019-2020.

Depois de consecutivas temporadas terminando a fase regular entre a 4ª e a 5ª colocação e não avançando muito adiante na fase final, a equipe teve sua melhor temporada em 2020-2021.

Nessa campanha, a equipe dominou o Grupo B da Liga Feminina 2 na temporada regular, com 25 vitórias e apenas 1 derrota, ficando 8 pontos na frente da segunda colocada.

Na primeira fase final, estando no grupo 2, ganhou os dois jogos contra os times de seu grupo, classificando-se para a próxima fase na 1ª colocação.

Na fase semifinal, ganhou do forte time do Barça CBS por 78 a 69, sagrando-se campeã junto com a equipe de Baxi Ferrol, conquistando assim o acesso para a Liga Endesa.

Na Liga Feminina 2, não há jogo de final, pois são consagradas duas equipes campeãs, uma de cada grupo, portanto, o Baloncesto Leganés foi campeão do Grupo B da temporada 2020-2021

Disputa da primeira divisão

Foto de partida oficial do Baloncesto Leganés - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/basketleganes/status/1505120424560144385/photo/1

Depois de 6 anos disputando a Liga Feminina 2, finalmente o Baloncesto Leganés passou a disputar a Liga Endesa.

A maior preocupação dos fãs era a adaptação ao basquete de elite que é jogado na primeira divisão, ainda mais por clubes de grande porte como Perfumaria Avenida, Valência BC e Spar Girona.

De fato, o clube encontrou dificuldades, pois, agora ao fim da temporada, está na 13ª colocação com 9 vitórias e 18 derrotas. Ainda com o risco de cair de divisão novamente, a equipe vem embalada em uma sequência de 3 vitórias.

Em jogos contra as equipes da parte de baixo da tabela, o Baloncesto Leganés ganhou a maioria, porém, em jogos contra times do topo da tabela sofreu derrotas por grande margem de pontos.

Mas, ao que tudo indica, a equipe conseguirá manter-se na Liga Endesa e poderá melhorar seu estilo de jogo e alcançar melhores posições nas temporadas futuras.

Elenco e destaques

Foto do elenco do Baloncesto Leganés na temporada 2021-2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/basketleganes/status/1505281439633494021/photo/1

De fato, dentro da Liga Endesa, o elenco do Baloncesto Leganés pode ser considerado abaixo, pois não conta com contratações de grandes nomes do basquete internacional.

Porém, com um trabalho a longo prazo, a equipe vai mantendo sua base e, assim como melhorou na Liga Feminina 2, tem potencial de conquistar melhores posições na primeira divisão.

Confira abaixo o atual elenco do Baloncesto Leganés e quais foram os destaques individuais da temporada 2021-2022

Elenco 2021-2022 do Baloncesto Leganés

  • Alina Wayan Hartmann
  • Cecilia Muhate Peña
  • Gnere Alima Dembele
  • Imani Ty Leah Tate
  • Laura Garcia Salinero
  • Maria Steen Jespersen
  • Marta Hermida Herraez
  • Sara Maria Sanchez Gonzalez
  • Sigrid Koizar
  • Terezia Palenikova
  • Vionise Arons Pierre Louis

Destaques da temporada

O destaque ofensivo da temporada e também da equipe no geral foi Imani Tate, jogadora estadunidense que tem a 15ª melhor média de pontuação da Liga Endesa, com 12,37 pontos.

Se for considerado o número total de cestas, ela está na 11ª posição de cestinhas da liga. Além disso, tem a 20ª melhor média de assistências, demonstrando sua importância ofensiva para a equipe.

Em outras médias como bolas recuperadas, bloqueios e rebotes, ela também aparece com as melhores médias da equipe.

Compartilhe esse conteudo