Aaron Wan-Bissaka (nascido em 26 de novembro de 1997) é um futebolista profissional inglês que atua como lateral-direito no Manchester United. Tem 1,83 de altura, destro.

Wan-Bissaka começou sua carreira no Crystal Palace sendo nomeado Jogador do Ano do clube na temporada 2018 – 19. Em 2019, ele se mudou para o Manchester United por uma taxa inicial de £45 milhões, com outros £5 milhões devidos em possíveis bônus.

Ele é descendente de congoleses e fez uma aparição pela seleção sub-20 da República Democrática do Congo em 2015. Ele representou o país de seu nascimento, a Inglaterra, nos níveis sub-20 e sub-21.

Wan-Bissaka nasceu em Croydon, Greater London e cresceu em New Addington, Croydon, onde frequentou a Good Shepherd Catholic Primary School.

Wan-Bissaka foi membro da academia Crystal Palace desde os 11 anos, onde começou como ala! Ele assinou um contrato profissional com o clube em dezembro de 2016.

(Wan-Bissaka pelo Crystal Palace) Foto: premierleaguebrasil.com.br

Na turnê de pré-temporada de 2017, Wan-Bissaka começou a atuar com o primeiro time do Palace sob o novo gerente Frank de Boer, jogando em vários amistosos. O holandês jogou uma formação com laterais, e esse novo papel enfatizou as capacidades defensivas de Wan-Bissaka, levando-o a passar de ala para lateral.

No entanto, ele viu as chances limitadas na primeira metade da temporada, já que De Boer mostrou preferência por jogar Timothy Fosu-Mensah ou Martin Kelly na lateral direita, então o novo técnico Roy Hodgson favoreceu Joel Ward. Ele foi suplente não utilizado algumas vezes sob o novo treinador, enquanto também estrelou pelo time Eagles U₂₃.

Em 25 de fevereiro de 2018, Wan-Bissaka fez sua estreia no time principal pelo Crystal Palace, em meio a uma crise de lesões, em uma partida da Premier League contra o Tottenham Hotspur no Selhurst Park, que resultou em uma derrota por 1 a 0. Ele jogou quase dois minutos das quatro partidas do Palace em março, e ganhou o prêmio de Jogador do Mês do clube com 65% dos votos dos torcedores.

Em 20 de agosto de 2018, Wan-Bissaka foi expulso em uma derrota por 2 a 0 para o Liverpool por negar a Mohamed Salah uma clara oportunidade de gol. Ele foi nomeado Jogador do Mês do clube em agosto, setembro, outubro e março. Em 30 de abril de 2019, Wan-Bissaka foi nomeado o Jogador do Ano do Crystal Palace por suas exibições ao longo da temporada.

Manchester United

Em 29 de junho de 2019, Wan-Bissaka assinou um contrato de cinco anos com o Manchester United. O Crystal Palace receberia uma taxa inicial de £45 milhões, com outros £5 milhões devidos em bônus potenciais.

Ao assinar pelo Manchester United, Wan-Bissaka tornou-se o sexto defensor mais caro de todos os tempos e o jogador inglês mais caro que não foi internacional pela seleção no momento da transferência.

Em 11 de agosto de 2019, ele fez sua estreia no Manchester United, jogando os 90 minutos completos na vitória por 4 a 0 sobre o Chelsea. No final de sua primeira temporada no Manchester United, ele realizou o maior número de bolas roubadas na temporada 2019 – 20 da Premier League.

Em 17 de outubro de 2020, quando o United venceu por 4 a 1 no Newcastle United, ele marcou o primeiro gol de sua carreira profissional. Em 2 de fevereiro de 2021, Wan-Bissaka marcou o gol de abertura na vitória de 9 a 0 do United na Premier League sobre o Southampton.

(Em partida pelo Manchester United) Foto: mirror.co.uk

Carreira internacional

Wan-Bissaka nasceu na Inglaterra e é descendente de congoleses. Wan-Bissaka realizou uma única aparição pela seleção sub-20 da República Democrática do Congo em uma derrota amistosa por 8 a 0 para a seleção sub-17 da Inglaterra em 7 de outubro de 2015.

No entanto, ele permaneceu elegível para representar o país de seu nascimento e, após impressionar por Crystal Palace, Wan-Bissaka foi convocado para a seleção sub-20 da Inglaterra em março de 2018. Ele foi expulso durante sua estreia contra a Polônia, embora a Inglaterra ainda tenha vencido por 1 – 0.

Wan-Bissaka foi convocado para a seleção sub -21 da Inglaterra pela primeira vez em setembro de 2018 e fez sua estreia por eles em 6 de setembro, jogando 90 minutos em um empate 0 – 0 com a Holanda em Carrow Road.

Em 27 de maio de 2019, Wan-Bissaka foi incluído no elenco de 23 jogadores da Inglaterra para o Campeonato da Europa de Sub-21 de 2019. Ele fez uma aparição no torneio, uma derrota por 2 – 1 contra a França, onde marcou um gol contra.

Apesar do interesse da República Democrática do Congo, Wan-Bissaka disse em maio de 2019 que pretendia seguir uma carreira internacional com a Inglaterra, afirmando: “O objetivo é a Inglaterra. Estou feliz jogando com a Inglaterra e representando a Inglaterra, então é isso que farei. Continuar fazendo”.

Em agosto de 2019, Wan-Bissaka recebeu sua primeira convocação para a seleção principal da Inglaterra, antes das eliminatórias da UEFA Euro 2020 contra o Kosovo e Bulgária, mas foi forçado a se retirar da equipe devido a uma lesão nas costas.

(Pela seleção da inglaterra) Foto: premierleaguebrasil.com.br

Estilo de jogo

Ele é conhecido por seus passes e consciência defensiva.

Vida pessoal

Em dezembro de 2021, Wan-Bissaka recebeu uma proibição de dirigir por seis meses e uma multa de £31.500 pelo Tribunal de Magistrados de Leeds por dirigir desqualificado e sem seguro e por não fornece detalhes ao motorista sobre duas infrações por excesso de velocidade. Seus advogados disseram que ele não tinha conhecimento de sua infração, pois não havia registrado seu novo endereço na DVLA.

Estatísticas:

Jogos: 170

Gols: 2

Assistências: 14

Minutos Jogados: 14.890

Cartões amarelos: 21

Cartões Vermelhos: 2

Desempenho na temporada:

Jogos: 18

Gols: 0

Assistências: 0

Cartões amarelos: 2

Cartões Vermelhos: 0

Jogos como titular: 60%

Minutos em campo: 60%

Valor de mercado:

197.º lugar dos jogadores mais valiosos do mundo

84.º lugar dos jogadores mais valiosos na Premier League

  • 10.º lugar dos jogadores mais valiosos no Manchester United.
  • 29.º lugar dos jogadores mais valiosos da Inglaterra.
  • 5.º lugar dos jogadores mais valiosos da posição Lateral D.
  • 27.º lugar dos jogadores mais valiosos nascidos em 1997.



Compartilhe esse conteudo