O atleta italiano, naturalizado na França, Marcus Lilian Thuram Ulien é um jogador de futebol profissional, que atualmente está contratado pelo clube alemão, da Bundesliga, Borussia Monchengladbach, desde Julho de 2019, quando assinou um contrato com validade até Junho de 2023.
O craque atua dentro de campo na posição de atacante e ponta esquerda, e usa a camisa Nº 10 de seu clube. Ele tem 1,92m de altura, pesa aproximadamente 88 kg e é um jogador destro.
Thuram possui dupla cidadania. A italiana e a francesa.
O jogador, além de representar muito bem o seu atual clube, sempre jogando com muita determinação e profissionalismo, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da França, desde 2014, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção juvenil SUB-17, aos 17 anos de idade.
Marcus Thuram é assessorado pela empresa Sport Cover, uma agência especializada em administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente voltada para atender jogadores e treinadores de futebol. O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 20 milhões de euros.
Marcus Lilian Thuram Ulien nasceu no dia 6 de agosto de 1997, na cidade de Parma, no norte da Itália.
DADOS FAMILIARES
O jogador Marcus Thuram nasceu em uma família muito bem sucedida.
O seu pai, Lilian Thuram foi um jogador de futebol profissional, que jogou pelos clubes do Parma, Juventus, Barcelona, e que foi um craque dentro da seleção da França, batendo o recorde de maior número de jogos disputados pela seleção, alcançando 142 jogos, entre 1994 a 2008.
Em 2010, Lilian se tornou um embaixador da UNICEF, e se destacou pela sua campanha contra o racismo.
Marcus Thuram possui um irmão mais novo, Khephren Thuram, que também é um futebolista profissional. Marcus e Khephren nasceram na Itália, quando seu pai jogava pelos clubes italianos. Porém logo depois, se mudaram para a França.
Os pais dos jogadores, Lilian Thuram e a mãe, Sandra Thuram, são originários de Guadalupe, um pequeno país em forma de ilha, no lado sul do mar do Caribe, na França.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
Depois de ter começado a disputar jogos internacionais pela seleção francesa SUB-17, o craque Thuram obteve uma grande vitória no Campeonato da Europa de 2016, como um jogador da seleção juvenil SUB-19.
Naquele jogo final do campeonato, que aconteceu no dia 24 de Julho de 2016, no estádio Rhein Neckar Arena, a França derrotou a Itália por 4x0, obtendo
o seu 3º título como campeão.
Durante o mês de novembro de 2020, o craque passou a defender a
seleção principal da França, pela primeira vez, como um jogador sênior. Ele foi convocado para disputar jogos enfrentando grandes rivais como Portugal, Finlândia e Suécia.
A sua estreia pela equipe sênior aconteceu no dia 11 de novembro em um enfrentamento amistoso contra a Finlândia, que naquele dia derrotou a França por 2x0, no Stade de France.
No mês de Maio de 2021, o craque foi novamente convocado para disputar os jogos do campeonato UEFA Euro 2020, que infelizmente não aconteceu porque foi adiado devido aos problemas da pandemia de Covid-19.
PRINCIPAIS CLUBES
Durante a infância de Marcus Thuram, ele sempre esteve presente ao lado de seu pai, Lilian, nos campos de futebol. Quando o garoto completou 10 anos de idade, em 2007, seus pais o matricularam em um clube de futebol amador.
OLYMPIQUE DE NEUILLY - (futebol amador)
O jovem jogador Marcus ingressou junto ao clube Neuilly, onde começou a receber seus primeiros treinamentos pela equipe juvenil de futebol amador. Ele permaneceu ali até 2010.
ACBB - BOULOGNE BILLANCOURT - (amador)
Ainda naquele mesmo ano, em 2010, Thuram passou a frequentar a Associação Athletic Club de Boulogne Billancourt, um clube nos subúrbios de Paris, com vários departamentos esportivos. Ali, Thuram passou a treinar mais seu futebol e a participar nas categorias de base do clube, sempre determinado a aperfeiçoar seu estilo de jogo.
O craque permaneceu ali até 2012.
FC SOCHAUX MONTBÉLIARD - (amador e profissional)
Depois de permanecer por 2 anos treinando pelo clube Billancourt, Marcus decidiu ingressar em um clube mais tradicional e famoso, em 2012. Ele passou a frequentar o clube Sochaux, um clube esportivo muito famoso em toda a Europa, devido ao seu sucesso em desenvolver jovens talentos para o futebol mundial, sendo a academia de jovens atletas do clube, uma das mais bem posicionadas no ranking europeu.
O jovem atleta continuou seu período de treinamentos ali, até 2014, quando finalmente obteve o reconhecimento de seu clube, que o promoveu a um jogador sênior e profissional.
No ano de 2014, Marcus passou a jogar profissionalmente junto a equipe de reservas do clube, o Sochaux II, conhecido também como Youth Academy, como acontece normalmente com os jogadores novatos.
Marcus realizou a sua estreia jogando pela Liga 2 em uma disputa contra o rival La Berrichonne de Châteauroux, que aconteceu no dia 20 de março de 2015, no estádio Auguste Bonal. Naquele jogo, Thuram entrou em campo aos 83 minutos de jogo, para substituir Edouard Butin, e terminou na vitória do clube Sochaux por 3x0.
Thuram conseguiu disputar 43 jogos pelo seu clube e marcou 1 gol em cima do rival, Tours, em um jogo do dia 14 de abril de 2017.
EN AVANT GUINGAMP -
No dia 5 de julho de 2017 o craque assinou um contrato com o clube francês, Guingamp, da Liga 1, por valores não divulgados.
No dia 18 de agosto de 2018, uma disputa incomum aconteceu na vida de Marcus. Durante o jogo entre o PSG e o Guingamp, o craque teve que enfrentar o goleiro lendário e premiado do Paris Saint Germain, Gianluigi Buffon, que sempre foi um grande amigo de Lilian Thuram, pai de Marcus, e que jogaram juntos no Parma e no Juventus.
Gianluigi, hoje com 44 anos, ainda está na ativa, e foi premiado como o maior goleiro do século 21. Depois daquele jogo, que terminou em 3x1 na vitória do PSG, diversos comentaristas mencionaram sobre ambos os jogadores.
Porém no dia 9 de janeiro de 2019, o Guingamp derrotou o PSG por 2x1, nas quartas de final da Copa da Liga Francesa, graças ao gol de Thuram, aos 90 + 3 na cobrança de pênaltis. Cerca de vinte dias após aquele jogo, o craque marcou mais um gol, que empatou em 2x2 contra o Mônaco, no jogo da semifinal, e o Guingamp seguiu em frente na disputa.
BORUSSIA MONCHENGLADBACH -
No dia 22 de julho de 2019, o clube alemão Monchengladbach arrematou o craque por uma quantia de € 12 milhões de euros, em um contrato válido por 4 anos.
Com a camisa 10, o jogador realizou sua estreia durante a 1ª rodada de jogos da DFB Pokal, no dia 9 de agosto, enfrentando o SV Sandhausen, fora de casa, e marcou o único gol da partida, aos 19 minutos de jogo.
No dia 31 de maio de 2020, Thuram garantiu 2 gols em uma vitória fantástica por 4x1, contra o rival FC Union Berlin. Após cada gol, ele se ajoelhou, de um modo que lembrou a morte de George Floyd, por policiais americanos, lembrando bastante as campanhas feitas pelo seu pai contra o racismo.
No dia 27 de outubro de 2020, o craque repetiu novamente seus 2 gols, conseguindo obter um empate no final da disputa, em 2x2, contra o Real Madrid, durante a fase de grupos da UEFA Champions League.