Conheça mais sobre o San Jose Sharks

Jonnathaz Delmondes
Jonnathaz Delmondes,
6 em minutos de leitura
Conheça mais sobre o San Jose Sharks

Mais uma franquia de sucesso da NHL, o San Jose Sharks se mostrou um time forte desde sua criação. Mas como todo time esportivo, tem seus altos e baixos no decorrer de sua história. Mostraremos neste artigo sua passagem e desempenho nos campeonatos e também citaremos suas conquistas e prêmios.

História

Antes de se tornar o San Jose Sharks, o Hóquei profissional na baía da Costa do Pacífico já estava presente desde a década de 40. O San Francisco Seals, jogavam na WHL (Liga de Hóquei do Oeste) até virar uma franquia de expansão para NHL em 1961.

Estreando na NHL em 1967 com um novo nome, o California Golden Seals não teve um grande sucesso na arena e assim permaneceu até 1976.

Mais tarde, no final da década de 80, o empresário Howard Baldwin negociava com a NHL para trazer um time para San Jose onde uma nova arena estava sendo construída.

O novo nome da franquia ainda estava sendo discutido, recebendo mais de 5.000 sugestões pelo correio, adotaram o nome “Sharks”, pois várias espécies de tubarões vivem na área da baía conhecida como “Triângulo Vermelho” (símbolo presente no logotipo da equipe).

O primeiro chefe de marketing da franquia, Matt Levine, soltou uma nota dizendo: “Os tubarões são implacáveis, determinados, ágeis, brilhantes e destemidos. Planejamos criar uma organização que tenha todas essas qualidades”.

Por ser um time novo na NHL, seu desempenho nas duas primeiras temporadas não foram uma das melhores. Recorde de derrotas na Liga com 71, onde 17 derrotas foram em sequência, venceram somente 11 jogos e 24 pontos.

Agora em sua nova casa, a San Jose Arena, os Sharks foram inseridos na Divisão do Pacífico da Conferência Oeste. Kevin Constantine como novo treinador, levou a equipe a conquistar o sucesso merecido.

Finalizando em 8° colocado no final da Conferência somando 33 vitórias, 35 empates, 16 derrotas e 82 pontos, garantindo acesso aos Playoffs da Stanley Cup pela primeira vez.

Para a surpresa de todos, os Sharks venceram o favorito ao título, o Detroit Red Wings numa série 7 jogos e avançaram para a segunda rodada. Mesmo com a vantagem sobre o Toronto Maple Leafs, perderam os dois últimos jogos fora de casa e foram desclassificados.

SJM-OTDSHARKS430.jpg
Jamie Baker do San Jose Sharks, foi decisivo na sétima partida contra o Detroit Red Wings. Créditos: https://www.mercurynews.com/2020/04/30/on-this-date-1994-sharks-gave-san-jose-its-first-huge-sports-moment/ 

Conquistando novamente uma vaga nos Playoffs em 1994/95, venceram o Calgary Flames numa prorrogação dupla do sétimo jogo das quartas de final. Em uma revanche, o Detroit venceu quatro jogos na fase seguinte e eliminou os Sharks.

Com a chegada do ex - astro Vincent Damphousse do Montreal Canadiens, os Sharks retornaram a uma boa fase em 1999/00. Eliminaram o St. Louis Blues, mas perderam para o Dallas Stars na segunda rodada dos Playoffs.

Teemu Selanne do Mighty Ducks chegava como uma nova aposta ao lado do goleiro Evgeni Nabokov que tinha acabado de ser premiado com o Calder Memorial Trophy como o melhor novato da NHL. Nos Playoffs de 2001, os St. Louis se vingaram dos Sharks na primeira rodada em 6 jogos.

Uma boa temporada se inicia e os Sharks conquistaram o primeiro título da Divisão do Pacífico em 2001/02. Vencendo o Phoenix Coyotes na primeira rodada, não tiveram o mesmo desempenho contra o Colorado Avalanche na segunda rodada dos Playoffs.

Ainda no ano de 2002, a franquia foi vendida para um grupo de empresários locais e Greg Jamison assumiu a presidência do time. A partir daí, os Sharks entraram em declínio. O grupo de proprietários queria que o gerente geral Dean Lombardi, contratasse jogadores de elite para o time, Lombardi não atendeu o pedido e foi demitido.

Com a chegada do novo gerente geral, Doug Wilson, acompanhado do novo treinador, Ron Wilson, os Sharks tiveram a melhor temporada de sua história. Jogadores jovens como Christian Ehrhoff, Tom Preissing e Alexander Korolyuk fizeram parte dessa nova retomada.

Registrando o terceiro melhor recorde da NHL com 104 pontos, venceram o campeonato da Divisão do Pacífico e finalizaram em segundo lugar da Conferência Oeste. Pela primeira vez chegaram as finais da conferência em 2004/05, mas foram derrotados pelo Calgary Flames.

Iniciando a temporada de 2005/06 lentamente, os Sharks se encontravam em último lugar da Divisão. Depois de uma serie de 10 derrotas, perderam Alexander Korolyuk. Joe Thornton chega ao time e ao lado do goleiro Nabokov, o time começa a se reerguer e garante o 5° lugar da Conferência.

Nas quartas de final os Sharks venceram o Nashville Predators, mas perderam para o Edmonton Oilers nas semifinais. Premiado com dois troféus, Joe Thornton ganhou o Hart Memorial como jogador mais valioso da NHL e o troféu Art Ross pela liderança da liga com 125 pontos. O artilheiro Jonathan Cheechoo ganhou o troféu Maurice Rocket por ter marcado 56 gols na temporada.

800px-Joe_Thornton.jpg
O astro Joe Thornton em 2006. Créditos: Elliot

Com a contratação de Craig Rivet e Bill Guerin ao lado de Nabokov em uma fase excelente, o time finalizou a temporada com o melhor recorde da franquia com 51 - 26 - 5, avançando até as semifinais da Conferência onde foram derrotados pelo Detroit.

Com um novo Logotipo e uniforme, os Sharks continuaram com uma boa campanha em 2007/08, conquistando o terceiro título da Divisão somando 108 pontos. Nas semifinais da Conferência, o jogo 6 chegou a 4 prorrogações e os Sharks perderam pela terceira vez para o Dallas nos Playoffs.

Premiados com o Presidents Trophy após uma notável campanha da temporada regular de 2008/09, somaram 117 pontos e 53 vitórias. Mesmo com esse novo recorde, foram massacrados pelo Anaheim Ducks nos seis jogos da primeira rodada dos Playoffs.

Liderando a Conferência Oeste com 113 pontos na temporada de 2009/10, os Sharks conseguiram chegar as finais da Conferência contra o Chicago Blackhawks, e numa disputa de 4 jogos, os Sharks ficaram para trás.

A temporada de 2010/11 foi brilhante para os Sharks. Conquistaram o seu sexto campeonato da Divisão e o segundo time representando a Conferência Oeste. Na disputada primeira rodada contra o Los Angeles Kings, os Sharks venceram o sexto e último jogo com um gol do Capitão Joe Thornton na Prorrogação.

Nas seguintes temporadas, os Sharks fizeram boas participações nas primeiras etapas e quase sempre chegavam nos Playoffs. O melhor resultado do time foi chegar as finais da Stanley Cup de 2016 contra o Pittsburgh Penguins.

539073824.jpg
O San Jose Sharks nas finais da Stanley Cup contra o Pittsburgh Penguins. Créditos: http://heshootshescores91.blogspot.com/2016/06/nhl-stanley-cup-finals-san-jose-sharks_12.html 

Atualmente na temporada 2021/22, o San Jose Sharks joga na Divisão do Pacífico e se encontra na 6° colocação com um recorde razoável de 22 - 20 - 4 e 48 pontos. Sofrendo uma derrota em casa para o Tampa Bay Lightning, o técnico Bob Boughner monta um time mais ofensivo para enfrentar o Edmonton Oilers no próximo jogo.

Estádio

cut.jpg
O SAP Center lotado para um jogo do San Jose Sharks. Créditos: https://www.nhl.com/ 

Após a NHL conceder uma expansão de franquia para San Jose em 1991, a arena foi padronizada para os padrões da NHL a pedido do San Jose Sharks. Na obra foram incluídas suítes de luxo e maior capacidade de assentos para o público. Em 1993 a arena foi concluída e nomeada “San Jose Arena”.

Ao longo dos anos a Arena teve vários proprietários, até que em 2013 a empresa Alemã de Software “SAP”, comprou os direitos que estabeleceram até os dias atuais. O SAP Center tem capacidade para um pouco mais de 19.000 espectadores.

Em 2016, a Arena sediou os jogos 3, 4 e 6 das finais da Stanley Cup entre o San Jose Sharks e o eventual Campeão, Pittsburgh Penguins.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura