O atleta belga Mousa Sidi Yaya Dembélé, também chamado apenas como Mousa Dembélé, é um jogador profissional de futebol que atualmente está contratado pelo clube da Super Liga chinesa, Guangzhou City, desde 2019.
O atleta é um meio campista dentro de campo, e camisa Nº 8. Mousa tem 1, 85m de altura, pesa aproximadamente 88 kg e é um jogador canhoto.
Além de representar muito bem o seu clube chinês, Guangzhou City, o atleta também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Bélgica desde 2002, quando começou a realizar jogos mundiais pela seleção SUB-16.
O jogador Dembélé é muçulmano. O pai de Mousa, Yaya Dembélé, é de Mali, na África Ocidental, enquanto sua mãe, Tilly Huygens, uma pintora profissional, é da Bélgica, da etnia Flamenga.
Mousa Dembélé nasceu no dia 16 de julho de 1987, na cidade de Antuérpia, na Bélgica.
PERFIL DO ATLETA.
O jogador Dembélé começou a sua carreira jogando na posição de ala, até meados de 2011. Mas posteriormente passou a jogar também como um meio campista central, e também como meia atacante.
Mousa Dembélé é visto por muitos como um atleta imponente, poderoso, resistente e altamente talentoso. Sua capacidade criativa em seus dribles mostra um potencial estratégico muito apurado, para realizar jogadas repentinas a fim de sair rápido de marcações cerradas, e também realizar passes com alta precisão e de longa distância, aumentando bastante a chance de gols.
O treinador de Dembélé durante sua permanência junto ao clube Fulham,
Martin Jol, disse sobre o atleta: “Sem dúvida nenhuma, Dembélé é provavelmente o melhor jogador com bola que eu já vi”.
Seus treinadores do clube Tottenham também o elogiam muito até hoje. O ex-colega de sua equipe junto ao Tottenham, Jermaine Jenas, mencionou que “Mousa Dembélé é muito bom tecnicamente”.
Apesar de receber tantos elogios ao redor do mundo todo, Mousa Dembélé é humilde e o próprio atleta já mencionou que ainda precisa melhorar, e que um de seus ídolos é o atacante holandês, Patrick Kluivert, que foi seu herói durante a sua adolescência. Mousa disse que sentiu muito orgulho quando ele mesmo foi comparado ao holandês Kluivert, pelo seu estilo de jogo.
PRIMEIROS CLUBES.
K. BERCHEM SPORT FC - (time amador)
O atleta começou sua trajetória no futebol durante sua adolescência, quando ingressou no clube da sua cidade, no time local e amador de futebol, K. Berchem Sport.
BEERSCHOT AC - (futebol profissional)
Porém, no ano de 2003, Mousa ingressou em outro clube, o Beerschot AC, da Pro League belga, para treinar pelas categorias de base do time de futebol amador.
Depois de apenas 1 ano de dedicação e empenho, o clube o promoveu para a equipe sênior, em 2004, e Mousa Dembele passou a jogar profissionalmente, por volta dos seus 18 anos.
No dia 24 de abril de 2004, Mousa realizou sua estreia profissional em um jogo contra o Sporting Charleroi, time da Pro League belga, com um resultado magnífico de 3x1 na vitória do Beerschot.
Com uma atuação invejável dentro de campo, em 2005 Mousa obteve novas propostas de clubes maiores.
WILLEM II TILBURG -
Depois que alguns clubes mostraram grande interesse no jogador, o clube Willem II da 1ª divisão de futebol da Holanda, acabou arrematando o jogador, em um contrato assinado por ele, antes que o clube AFC Ajax pudesse agir nesse sentido.
Mousa Dembélé começou a jogar pelo time reserva do Willem II. E durante a temporada de 2005/2006, a equipe passou por períodos muito difíceis, com jogadores lesionados e trocas de treinadores.
Entretanto, naquele período, Mousa Dembélé conseguiu garantir 9 gols para sua equipe, e isso despertou ainda mais o interesse sobre o atleta, por parte de grandes clubes.
AZ ALKMAAR -
No ano de 2006, o clube holandês, AZ Alkmaar contratou Dembélé para atuar na temporada de 2006/2007. De acordo com as próprias palavras de Louis Van Gaal, que atualmente é o treinador principal da seleção holandesa, e na época era o técnico de Dembélé, ele disse: “Mousa Dembélé tem sido um dos jogadores mais importantes da nossa equipe”.
Durante aquela temporada, Mousa Dembélé garantiu 6 gols para o AZ, que terminou a temporada em 3º colocado.
E na temporada de 2008/2009, na parte final do torneio disputado pela Liga, Dembélé sofreu uma lesão no joelho e teve que ficar em recuperação, de outubro até dezembro. Porém, Dembélé e sua equipe já haviam feito um excelente trabalho nos jogos anteriores e vinham obtendo muitas vitórias.
Foi por isso que naquela temporada, o time acabou sendo o grande campeão do título pela Liga Eredivisie. Posteriormente, com Dembélé já recuperado, ele foi aplaudido de pé por torcedores que aclamaram seu retorno aos gramados.
FULHAM FC -
No dia 18 de agosto de 2010, o clube inglês Fulham FC adquiriu Dembélé fechando um contrato válido por 3 anos com o jogador, em uma taxa de 5 milhões de Libras.
No dia 22 de agosto daquele ano, Mousa Dembélé realizou sua estreia e marcou um gol em uma disputa contra o poderoso Manchester United, que terminou empatada em 2x2.
Durante o final do campeonato de 2010, no dia 11 de setembro, Mousa Dembélé conseguiu marcar 2 gols contra o Wolves Wanderers, que foi derrotado por 2x1.
E em outra disputa contra o Tottenham Hotspur, Dembélé garantiu mais 1 gol, em um chute poderoso, batido um pouco depois da linha de meio de campo, e que deixou “zonzo” o goleiro brasileiro, Heurelho Gomes. Aquele gol histórico batido de longe, foi eleito pelas torcidas organizadas do clube, como o principal “gol da temporada”.
TOTTENHAM HOTSPUR FC -
Depois de muitos rumores envolvendo diversos clubes interessados em Dembélé, o clube inglês Tottenham da 1ª divisão, contratou Dembélé por 15 milhões de libras, para o Fulham. O jogador fez a sua estreia no dia 1º de setembro de 2012, em um jogo contra o Norwich City, que terminou empatado em 1x1.
Durante os jogos do campeonato da UEFA Europa League, em uma disputa realizada no dia 21 de fevereiro de 2013, Dembélé garantiu 1 gol aos 90 minutos de jogo, que serviu para colocar o rival, Olympique Lyonnais, fora da disputa. Assim o Tottenham seguiu adiante para disputar as oitavas de final do campeonato.
Depois de várias proezas em campo, o treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino, chegou a admitir durante entrevistas, em abril de 2017, que para ele, Dembélé era um “gênio” dos gramados, e que Dembélé “certamente poderia ser comparado a Diego Maradona e Ronaldinho”.
Depois de 6 anos e meio junto ao Tottenham, Mousa foi transferido para outro clube.
Ele conseguiu atingir junto à equipe inglesa 250 jogos no total e 10 gols garantidos para o time.
GUANGZHOU CITY -
Durante a janela de transferências, em janeiro de 2019, o clube chinês Guangzhou City arrematou o jogador por uma taxa de 11 milhões de Libras.
O jogador, em suas mais recentes entrevistas, mencionou que pretende se aposentar dos jogos no final da próxima temporada.