Declan Rice (Kingston upon Thames — 14 de janeiro de 1999) 23 anos, 1,85 de altura e destro. É um futebolista profissional inglês que joga como meio-campista defensivo ou zagueiro no West Ham United da Premier League e na seleção da Inglaterra joga com a camisa 41.

Nascido na Inglaterra, Rice tem avós paternos irlandeses e já representou a República da Irlanda internacionalmente nos níveis juvenil e sênior, antes de mudar para a Inglaterra em 2019.

Carreira

West Ham United

Rice nasceu na região da Grande (Londres). Seus avós paternos eram de Douglas, County Cork, na Irlanda. Ele cresceu em Kingston upon Thames e ingressou na academia do Chelsea em 2006, aos sete anos. Em 2014, após sua libertação aos 14 anos, ingressou na academia do West Ham United.

(Declan pelas categorias de base do Chelsea) Foto: talksport.com

Em 16 de dezembro de 2015, pouco mais de um ano após ingressar no West Ham United nas categorias de base, Rice assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. Rice recebeu sua primeira convocação para a equipe sênior do West Ham para os jogos contra o Sunderland e o Everton em abril de 2017, após impressionar na seleção sub-23.

Ele fez sua estreia sênior contra o Burnley no último dia da temporada 2016–17 da Premier League, entrando como substituto aos 91 minutos para Edimilson Fernandes em uma vitória por 2–1 fora, cinco dias após ter capitaneado o Sub-23 para a promoção com uma vitória por 2–1 no Newcastle United.

Sua estreia sênior completa veio em 19 de agosto de 2017, em uma derrota por 3 – 2 em Southampton.

Em 17 de julho de 2020, Rice marcou seu primeiro e único gol na Premier League da temporada, um ataque fora da caixa contra o Watford, em uma vitória por 3 – 1. Na temporada 2019 – 20, Rice jogou em todos os 38 jogos da liga pelo West Ham, completando 37 deles.

Ele estava entre os cinco melhores jogadores da Premier League em tackles e interceptações, liderando os jogadores do West Ham em ambas as categorias e realizando mais passes do que qualquer outro jogador do West Ham. Ele foi nomeado Martelo do Ano.

(Pelo West Ham United, clube que o revelou e joga até o momento Foto: somosfanaticos.com

República da Irlanda

Embora tenha nascido em Londres, Rice era elegível para jogar pela Irlanda, pois seus avós são de Cork. Em 19 de março de 2017, Rice foi eleita a melhor jogadora do ano da República da Irlanda Sub-17.

Em 23 de maio de 2017, poucos dias após sua estreia na Premier League, Rice foi convocado para a seleção da República da Irlanda para jogar amistosos contra o México, Uruguai e uma eliminatória da Copa do Mundo em casa contra a Áustria. Ele fez sua estreia sênior em 23 de março de 2018, na derrota por 1 – 0 para a Turquia.

Em agosto de 2018, Rice foi omisso da equipe para jogar contra o País de Gales pelo técnico Martin O'Neill, que disse que Rice estava pensando em mudar para jogar pela Inglaterra após ser abordada por eles. Em novembro de 2018, tendo sido omisso de três times selecionados por O'Neill, Rice disse que não estava mais perto de decidir se joga pela Irlanda ou pela Inglaterra.

Em dezembro de 2018, Rice se encontrou com o novo gerente da Irlanda, Mick McCarthy e seu assistente, Robbie Keane. McCarthy disse que Rice era um potencial futuro capitão da Irlanda e construirá o time em torno de Rice caso decida jogar pelo país.

(Rice defendendo a seleção Irlandesa ainda pelas seleções de base) Foto: www.bol.uol.com.br

Inglaterra

Em 13 de fevereiro de 2019, Rice prometeu seu futuro à Inglaterra. Em 5 de março, sua mudança de lealdade foi confirmada pela FIFA. Em 13 de março, ele foi convocado pela Inglaterra para os próximos jogos de qualificação do UEFA Euro 2020 contra a República Tcheca e Montenegro. Ele fez sua estreia em 22 de março, como reserva aos 63 minutos, contra a República Tcheca, no Estádio de Wembley.

Em 25 de março de 2019, o técnico da Inglaterra Gareth Southgate entregou a Rice sua primeira partida pela seleção nacional durante uma vitória por 5–1 sobre Montenegro. Após a temporada de sucesso de Rice, ele foi nomeado um lugar na seleção da Inglaterra para as finais da Liga das Nações da UEFA.

Em setembro de 2019, Rice disse ter recebido ameaças de morte “online” após mudar de aliança da Irlanda para a Inglaterra. Ele foi o primeiro jogador a jogar pelos dois países desde Jack Reynolds na década de 1890.

(Atuando pela seleção principal da Inglaterra durante a Eurocopa 2020) Foto: Besoccer.com

Curiosidades:

Durante uma entrevista Declan Rice disse: “Eu sempre disse isso, não quero ter uma carreira onde não ganhei nada. Quero ganhar a Premier League e levantar esse troféu, quero ganhar a Liga dos Campeões e vencerei a FA Cup, a Copa da Liga, coisas com a Inglaterra. Quero ganhar tudo. ”

Atualmente existem vários clubes da Premier League interessado no volante do West Ham United, porém só dois estão a frente nesse momento um deles é o Manchester United que ver Declan como passe chave para a próxima temporada, e o outro é o Chelsea clube que Rice jogou nas categorias de base antes de se mudar para o West Ham.

Seus avós por parte de pai eram de Douglas, County Cork. Ele cresceu em Kingston upon Thames. Ele tinha uma namorada chamada Lauren Fryer.

Estatísticas:

Por ser um jogador novo que ainda tem muito a mostrar, Declan Rice tem um futuro promissor pelo West Ham United único clube que jogou na carreira até agora ele já soma 216 partidas no total, tendo 9 gols, 10 assistências e 18.289 minutos jogados. Rice tem uma média de 59 passes por partida, com uma taxa de passes finalizados de 91%.

Inglaterra

Vice-campeão do Campeonato da Europa: 2020

Terceiro lugar da Liga das Nações da UEFA: 2018–19

Individual

Jogador Jovem do Ano do West Ham United: 2016–17, 2017–18

Jogador do Ano do West Ham United: 2019–20

Jogador do Ano Sub-17 da República da Irlanda: 2016

Jovem Jogador Internacional do Ano da FAI: 2018

Compartilhe esse conteudo