Fique por dentro agora mesmo sobre a história do emblemático Football Club Baník Ostrava, que é mais conhecido apenas como Baník Ostrava, e que apesar de não ser um dos gigantes da República Tcheca, o astuto time vem cada vez mais conquistando seu espaço no futebol nacional e ganhando o coração de fãs e simpatizantes.

Uma dos primeiros elencos do Baník Ostrava.    (Foto: Pinterest)
Uma dos primeiros elencos do Baník Ostrava. (Foto: Pinterest)

A trajetória do time começou no dia 8 de setembro de 1922 na pousada U dubu, quando várias dezenas de pessoas tiveram a brilhante ideia de formar um novo clube de futebol para representar o povo.

Escudo do Baník Ostrava.          (Foto: Wikipédia)
Escudo do Baník Ostrava. (Foto: Wikipédia)

E logo após o firmamento do acordo, as pessoas presentes começaram a assinar uma lista de presença, como uma forma dos mesmo “assumirem um compromisso” com a equipe que nascia naquele momento.

E entre os vários nomes que foram deixados anotados naquele dia, alguns nomes foram deixados lá, como no caso do: Adolf Míček, Petr Křižák, František Mruzek, Karel Aniol, Karel Gřivač, Rudolf Gřivač, Rudolf Krupa, Arnošt Haberkiewicz, Bedřich Duda, Jaroslav Horák, Josef Kaliberka, Miroslav Křižák, Leo Struminský, entre outras pessoas, e isso sem contar também com as pessoas menores que estavam presentes mas não podiam assinar.

E logo no início ficou claro que para “levantar” o clube, de fato não seria nada fácil, pois dos 20 homens que se imortalizaram na lista de presença, dezesseis eram mineiros.

Mas mesmo assim, todos os envolvidos se mantiveram firme com o projeto e firmaram o compromisso de arcarem com as futuras dívidas que viriam ao longo do tempo.

E apesar do clube ter sido criado antes, o mesmo só foi estabelecido oficialmente em 14 de outubro de 1922, pois foi quando o time foi de fato aceito como um membro do condado da Morávia-Silésia.

E antes do time ser conhecido como Baník Ostrava como vemos hoje em dias, ao longo da história o clube já teve vários e vários nomes, como  SK Slezská Ostrava,  SK Ostrava,  Sokol Trojice Ostrava, Sokol OKD Ostrava, DSO Baník Ostrava, TJ Baník Ostrava,  TJ Baník Ostrava OKD,  FC Baník Ostrava,  FC Baník Ostrava Tango até finalmente se firmar com o nome atual FC Baník Ostrava.

E o resto é história… Pois o clube seguiu sua jornada no futebol nacional entre altos e baixos, mas nunca se deixando abalar por nada, mostrando assim que desde os primórdios, a equipe é predestinada para vencer, e não desistir.

Seu melhor resultado nas grandes competições europeias foi na semifinais da Recopa Européia na temporada 1978-79, quando foi eliminado pelo Fortuna Düsseldorf, perdendo por 1–3 na Alemanha e vencendo por 2–1 em casa.

O que para um time tcheco já foi um grande passo, pois poucos são as equipes da República Tcheca que conseguem disputar de igual para igual com outras equipes europeias.

E pela almejada Liga dos Campeões da UEFA, o time chegou às quartas de final em 1980/81, quando infelizmente acabou sendo eliminado pelo temido Bayern de Munique da Alemanha.

E em uma outra oportunidade o Baník também alcançou as quartas de final da Copa da UEFA em 1974/75. Na ocasião, o valente clube conseguiu eliminar times como o Real Sociedad da Espanha, o Nantes da França e o Napoli da Itália, mas acabou sendo  eliminado pelo alemão Borussia Mönchengladbach.

E atualmente o valente time vem de uma sequência muito boa de partidas, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca invejável de 4 vitórias e apenas 1 derrota.

As partidas relatadas acima foram disputadas pelo Campeonato Tcheco e pela Tips Sport Liga.

O Ostrava hoje se encontra na quinta colocação do Campeonato Tcheco com seus 36 pontos, não estando muito distante do atual líder Slavia Praha que tem 48 pontos conquistados e é hoje um dos maiores times do país.

E pela Tips Sport Liga, o Baník hoje lidera o Grupo C com 6 pontos, fazendo até o momento a campanha mais proveitosa na competição que começou novamente agora.

E é claro que um time tão valente e destemido como o Ostrava tem ao longo de sua trajetória várias conquistas e momentos de felicidade, entre os canecos que já foram conquistados, podemos citar alguns como:

A única conquista do Campeonato Tcheco no ano de 2004. Podemos citar também as 3 conquistas do Campeonato Tchecoslovaco nos anos de 1976, 1980 e no ano de 1981.

Há também a única conquista da Copa da Chéquia em 2005, além também das 3 conquistas da antiga Copa da  Tchecoslováquia nos anos de 1973, 1978 e 1991, e calma que não acabou, pois ainda há uma conquista da Mitropa Cup no ano de 1989.

E uma outra curiosidade, é que o time ainda revelou durante a sua trajetória alguns nomes de peso do futebol mundial, como no caso dos jogadores Milan Baroš, Tomáš Galásek, Tomáš Řepka e Marek Jankulovski.

Jogadores do Baník Ostrava comemoram após  gol.          (Foto: Site Oficial do clube)
‌ ‌Jogadores do Baník Ostrava comemoram após gol. (Foto: Site Oficial do clube)

Hoje o Baník Ostrava tem como casa o Estádio Bazaly que fica na cidade de Ostrava, República Tcheca e que foi fundado em 1959. O palco dos shows futebolísticos hoje conta com capacidade para suportar até quase 17,500 torcedores fanáticos.

Imagem do Bazaly visto de cima.          (Foto: Pinterest)
‌ ‌Imagem do Bazaly visto de cima. (Foto: Pinterest)

O que será que o futuro guarda para a equipe da terceira maior cidade da República Tcheca?

Será que com a reta final do Campeonato Tcheco se aproximando iremos ver novamente a comum notícia de que o Baník Ostrava ganhou de novo a competição, cravando mais ainda seu nome na história do futebol mundial?

E quanto a Tips Sport Liga, será que o Baník vai segurar a primeira colocação da tabela para assim ir passando de fase em fase no intuito de conquistar o título que até então é inédito para o elenco da equipe?

Fique ligado em tudo que acontece no futebol da República Tcheca e mundial também com a Bets!!
Deixem suas opniões sobre o futuro do destemido Baník Ostrava!!



Compartilhe esse conteudo