A região da Escócia tem sido admirada por milhares de pessoas, há muitas décadas!

Com suas construções medievais e obras suntuosas, a Escócia é constantemente estudada e visitada por milhares de historiadores do mundo todo e por  profissionais e acadêmicos, amantes da cultura e do conhecimento!

Na parte Oeste da Escócia, próximo ao vale Midland, há uma cidadezinha muito aconchegante e convidativa chamada Paisley.

Ela é uma cidade pertencente ao condado de Renfrewshire, que faz parte de um grupo de umas 32 subdivisões administrativas da Escócia, e fica a uma distância de 24 KM de Glasgow. Possui uma população de aproximadamente 75.350 habitantes.

No século XIX, Paisley ficou muito famosa em toda Europa por sua tradição na área da indústria da Tecelagem, e principalmente pela confecção de xales coloridos e com tecidos finíssimos, que as damas da alta sociedade encomendavam e usavam em seus compromissos mais nobres! !

Pois é nessa cidade pequena, mas tão importante culturalmente, que existe uma equipe de futebol com grande garra e determinação! É o ST Mirren Futebol Clube.  

SURGIMENTO DO ST MIRREN.

O Clube de futebol Profissional ST Mirren Futebol Clube, é uma equipe da Escócia, que tem como local da sua sede, a cidade de Paisley, que pertence ao condado de Renfrewshire.

O clube possui uma longa experiência de vida e de disputas também. Foi formado em 1877, e disputa torneios em  competições e campeonatos envolvendo a principal modalidade da Elite do  futebol da Escócia, a Premiership, a mais alta  Liga profissional de Futebol da Escócia.

O clube é carinhosamente conhecido por seus torcedores, por 2 apelidos: “the buddies” (os amigos)  ,  e  “the saints” (os santos).

Naquele tempo, há muitas décadas atrás, o futebol ainda não era tão popular entre as populações.

Os grandes cavalheiros, nobres e importantes comerciantes que pertenciam àquelas províncias, gostavam muito de jogar críquete e rúgbi, e preferiam praticar esses esportes, que eram considerados mais nobres e refinados, enquanto as suas esposas ficavam em outro recinto, separado, geralmente tomando chá, ou jogando alguns jogos de tabuleiros, e falando sobre vestidos, etc…

Mas as coisas estavam mudando naquela época, e o futebol foi gradativamente se popularizando e caindo no gosto de alguns respeitáveis cidadãos escoceses.

Naqueles anos próximos a 1877, a popularidade dos jogos de futebol já estava sendo mais difundida.

Assim, com o passar do tempo, algumas autoridades do condado junto com comerciantes e homens influentes da cidade, decidiram que seria muito interessante para a cidade, formar um grupo de jogadores de futebol, que pudessem representar a sua cidade.

Aquela ideia  poderia também contribuir muito para que pudessem realizar novos  eventos na cidade, que pudessem atrair  mais pessoas, turistas e visitantes de vilarejos próximos, a fim de aquecer as vendas do comércio, e também, para  conseguir mais jovens trabalhadores para as suas fábricas!

Dessa forma, então, o projeto foi em frente. Aqueles  líderes da cidade organizaram tudo bem corretamente, firmaram acordos, contratos, e então, por volta do mês de Setembro de 1877, o clube de futebol oficial da cidade, foi fundado!

COMEÇAM OS JOGOS.

Os jogos iniciais naquela época começaram a ser realizados por volta de Outubro de  1877.

Um dos primerios elencos que o time teve.
Um dos primerios elencos que o time teve.

O clube St Mirren teve a sua estreia com a primeira partida, marcada para o dia 6 de Outubro daquele ano, no vilarejo de Shortroods.

Eles  enfrentaram o clube Johnstone Britannia, e o  resultado final foi a vitória de St Mirren, por 1 x 0.

Pouco tempo depois, em 1879, os organizadores do clube mudaram seu local de jogos para um  outro campo de futebol, um pequeno estádio simples, que se chamava Thistle Park, e ficava no  vilarejo de Greenhills.

As realizações daqueles jogos estavam começando a ficar mais sérias, e os jogos  realizados naquela época, já estavam ficando mais bem coordenados.

Inclusive  a Copa da Escócia já tinha sido instaurada, e havia começado a funcionar oficialmente, por volta de 1873.  

Em 1880, aconteceu a primeira partida do clube ST Mirren  pela Copa da Escócia! Foi no dia 4 de setembro de 1880, que o ST Mirren jogou contra o Johnstone Athletic, e venceu a partida por 3 x 0.

Já em 1881, o clube dos “the saints”, alcançou uma outra proeza:

Eles se mantiveram firmes até o fim, disputando a Copa Renfrewshire, e estavam na final, quando foram então derrotados pelo clube Thornlie Bank, (que hoje já se encontra extinto),   por 3 x 1.  

No entanto, em 1883, disputando a mesma Copa Renfrewshire, e com o mesmo clube Thornlie Bank, o ST Mirren venceu por fim, o rival, por 3 x 1.

Ainda no final do ano de 1883, o clube decidiu fazer uma outra mudança de local para realizar seus jogos e para firmar sua base. E o novo local escolhido foi   WestMarch.

Logo após essa mudança, já marcaram um novo jogo e o ST Mirren derrotou o clube Queen 's Park.

Aquele período após 1890  foi uma época muito marcante, também, para o clube ST Mirren, porque importantes  e novas realizações foram alcançadas por eles!

Por exemplo: no começo de 1890, o ST Mirren se tornou um dos membros fundadores da importantíssima Liga de futebol da Escócia, a Scottish Football League, junto com um outro clube importante também, da região, o clube Abercorn.

Eles eram, ao todo,  11 clubes membros fundadores, naquela época, mas de todo o grupo, só restaram 5 clubes atualmente, que ainda estão ativos, e fazem parte do sistema de Ligas.

Em 1894, o clube ST Mirren conquistou uma nova aquisição. Mudaram-se novamente para um local bem maior, chamado carinhosamente de Love Street.

Novo Estádio St Mirren Park  - SMISA -  (crédito: google)
Novo Estádio St Mirren Park - SMISA - (crédito: google)

Love Street, ou ST Mirren Park,  era o  estádio de futebol na  cidade de Paisley, que tinha  capacidade para receber quase  11.000 pessoas!  Durante muitos anos, aquele estádio foi a casa do ST Mirren.

Porém agora, um novo estádio tem sido usado pelo clube, o SMISA Stadium, localizado em Green Hill Road e se chamará NEW ST Mirren Park futuramente..e terá capacidade de público para 8.000 pessoas!

CONQUISTAS MAIS RECENTES.

Após essa época, já realizando jogos e torneios ali mesmo, na Love Street, o clube ST Mirren alcançou outras proezas também.

Por exemplo, em seu novo estádio, o clube dos “the saints” conseguiu chegar na final da Copa da Escócia, pela primeira vez, jogando ali, e isso foi na temporada de 1907/1908. No último jogo do campeonato, o ST Mirren foi derrotado pelo Celtic em 5 x 1.

Mas eles não se deixaram abater, e continuaram trabalhando firmes no aperfeiçoamento das equipes e no melhoramento do seu nível técnico dentro de campo.

E isso trouxe grandes recompensas!

O clube ST Mirren conseguiu obter vitórias em diversas ocasiões:

Foram campeões e ergueram a taça em 1926 - 1959 e 1987.

Em 1922, o ST Mirren recebeu um convite muito especial. O Barcelona Futebol Clube havia adquirido naquele ano, um  Estádio oficial, chamado de Les Corts.

Aquele estádio seria  a casa do Barcelona por muitos anos, a partir de 1922.

Então, o ST Mirren foi convidado para participar dos torneios na Copa Barcelona, um evento que seria uma comemoração para celebrar aquele novo estádio. E o ST Mirren acabou sendo o grande vencedor daquele torneio, ao derrotar na final o clube Notts County.

Um bom tempo depois, nas temporadas de 1979/1980, o clube ST Mirren ainda estava vivendo  uma  excelente fase.

Na campanha daqueles anos, o ST Mirren conseguiu chegar nas finais do campeonato da 1ª divisão, junto com os melhores do ranking.

 Jogadores do ST Mirren comemorando após gol
Jogadores do ST Mirren comemorando após gol

Ele terminou em 3º lugar, perdendo nas finais para duas  grandes equipes:  o clube Aberdeen, e o Celtic.

O ST Mirren venceu a Copa da Liga da Escócia, no ano de 2013.

NOVAS PERSPECTIVAS.

Em seus últimos comentários, o técnico do ST Mirren, Jim Goodwin,  afirmou que está bastante otimista com relação ao desempenho da equipe, e que já há bastante tempo, os jogadores têm se mostrado bem entrosados dentro de campo, respondendo bem aos treinamentos, e que o time está se mostrando bem focado nos objetivos a frente.

O ST Mirren atualmente se encontra em 9º lugar no ranking da Scottish Premiership, e já tem diversos compromissos para os próximos meses à frente.

Como é de se esperar em todos os grandes campeonatos, os duelos vão ser bem acirrados, com todas as equipes dando o seu máximo.

Os desafios e dificuldades para  todos os grupos vão continuar acontecendo , e vai ser preciso muita frieza nos próximos meses, para manter o equilíbrio das equipes e assim,  ir conquistando mais e mais vitórias!

Mas temos certeza que o ST Mirren possui uma larga experiência em obter vitórias, e nesses anos todos, ganhou muita consistência em seu perfil técnico!

E você, prezado torcedor???
Gostaria de deixar aqui o seu  palpite sobre os próximos jogos???
Sua opinião é muito importante para nós!
A equipe BETS, torcendo sempre com você!







































 




Compartilhe esse conteudo