A cidade de Edimburgo, na Escócia, atrai milhares de pessoas todos os anos, pois existe ali um bairro na cidade chamado Leith.

O bairro Leith é um bairro portuário, repleto de turistas e bem movimentado, com grandes atrações ao público, incluindo restaurantes e bares modernos, e também  locais antigos e históricos!

Mas além disso, esse bairro possui uma preciosidade muito valiosa, que é amada por milhares de pessoas. Ali se encontra a sede do Clube HIBERNIAN Futebol Clube.

O Hibernian Futebol Clube é um time profissional de Futebol, e sua fundação ocorreu em 1875, por católicos Irlandeses, que viviam na região de Cowgate, em Edimburgo.

É um dos clubes de futebol mais respeitados e proeminentes da Escócia.

A influência Irlandesa que marcou essa poderosa equipe desde o seu nascimento, pode ser claramente vista nos detalhes em seu escudo, nas suas cores e principalmente na origem do seu nome.

O clube foi batizado como Hibernian, como uma homenagem ao nome Romano da Irlanda, e da antiga Ordem dos Hibernianos.

O Hibernian Futebol Clube, juntamente com seu grande rival, o Heart of Midlothian, são os dois principais clubes que representam a cidade de Edimburgo na 1ª divisão.

São esses, os dois clubes mais antigos de Edimburgo, e  essas duas equipes realizam grandes disputas acirradas em campeonatos.

Seus  duelos são bem conhecidos como Derby de Edimburgo, que é um título informal dado pelos Escoceses, a qualquer partida que incluam  esses dois clubes.

O Hibernian também é conhecido e chamado carinhosamente como “HIBS”.

UM COMEÇO DE GRANDE SUCESSO.

O Hibernian Futebol Clube, desde o seu início, já começou como vitorioso! Por exemplo, lá em meados de 1887, o Hibs já começou conquistando a vitória por ganhar um troféu da Copa da Escócia! Foi o primeiro clube da costa leste da Escócia a ganhar um troféu assim, tão importante!

Eles acabaram derrotando o Preston North End, que estava em uma ótima fase, e que havia chegado às semifinais da FA Cup (Football Association), a respeitadíssima Copa da Inglaterra, em um jogo amistoso.

Além dessa gloriosa vitória em 1887, venceu a Taça Escocesa também nos anos de 1902, e 2016. Mas nesse meio tempo, as coisas nem sempre foram fáceis para o Hibs.

Apesar de terem conseguido chegar a 15 finais da Copa da Escócia, em seu placar geral, o clube também perdeu 10 finais consecutivas, até obterem novamente a vitória, em 2016.

Essa vitória do Hibs em 2016 foi muito marcante porque envolveu o duelo entre dois super gigantes do futebol escoces: Hibernian Futebol Clube, e Rangers FC, com o resultado final apertadíssimo: 3 x 2, no Hampden Park Stadium.

 Ian MacNicol / Colaborador - Getty Images - Hibernian x Rangers - 2015
Ian MacNicol / Colaborador - Getty Images - Hibernian x Rangers - 2015

Esse placar final e essa vitória surpreendente quebrou um jejum de 114 anos do Hibs, sem conquistar o título, e ainda garantiu uma vaga para o Hibs na Liga da Europa.

Voltando agora no tempo, lá em 1895, cerca de 20 anos após a sua estreia, o clube conseguiu conquistar a sua entrada e permanência na 1ª Divisão do Futebol da Escócia, por muitos anos à frente!

E em todas as temporadas, os Hibs conseguiram competir na 1ª divisão, exceto somente em quatro.

Um outro fato surpreendente também é que eles foram campeões escoceses  por quatro vezes, sendo o ano mais recente, em 1952.

Bentley Archive Popperfoto - Colaborado - Gordon Smith - 1951
Bentley Archive Popperfoto - Colaborado - Gordon Smith - 1951
Por três vezes o clube foi campeão na Copa da Liga Escocesa, sendo o ano mais recente, em 2007, ao derrotar o Clube Kilmarnock, com resultado incrível de 5 x 1, na final.  
Por três vezes, os Hibs foram campeões na Copa da Escócia, sendo o ano mais recente: 2016.
Por seis vezes, foram campeões do 2º Escalão, sendo o ano mais recente em 2017.

Na próxima temporada, de 2017 a 2018, demonstraram um excelente desempenho em seu retorno à 1ª divisão, dentro da Premiership Escocesa, terminando em 4º lugar.

GRANDES ESTRELAS BRILHANDO.

Em toda a sua trajetória de muitos anos, conquistando títulos, premiações e troféus, o Hibernian Futebol Clube sempre soube valorizar e prestigiar com carinho e respeito, os seus maiores artilheiros!

E foram muitos os jogadores, esses grandes guerreiros valentes, que lutaram e deram o seu máximo, para que muitos títulos fossem alcançados.

Os dirigentes do Clube Hibernian possuem em seus registros e documentos oficiais do clube, uma homenagem a alguns de seus jogadores, que foi intitulada como

“Os Cinco Famosos”.

Esses documentos se referem a 5 atacantes do Hibs, que fizeram história dentro do clube, e que são considerados até hoje, como os maiores atacantes na história do Futebol Escocês. São eles:

Gordon Smith, Willie Ormond, Lawrie Reilly, Eddie Turnbull, e Bobby Johnstone.

Esses 5 atacantes extraordinários demonstravam uma qualidade técnica tão surpreendente, dentro de campo, que impressionava até mesmo seus rivais.

O mais interessante é que todos eles foram descobertos em categorias de base!

Exceto Ormond, que foi negociado pela quantia de 1.200 libras, e que saiu do Stenhousemuir Futebol Clube, para o Hibs.

Esses atacantes brilharam com toda sua energia, na época do final da 2ª Guerra Mundial.

Eles foram incluídos no ranking dos 10 maiores artilheiros do Hibs, e tiveram seus nomes registrados no Estádio Oficial do Clube, na entrada da  Ala Norte, do Easter Road.

Imagem retratando os Cinco Famosos no estádio Easter Road . (www.stringfixer.com/pt/hibernian)
Imagem retratando os Cinco Famosos no estádio Easter Road .

A primeira vez que esses 5 atacantes jogaram todos juntos na mesma partida, pelo Hibs, foi em 21 de Abril de 1949, contra o Nithsdale Wanderers, em uma partida amistosa.

Mas eles continuaram juntos até 1955, quando então Bobby Johnstone  foi negociado e vendido para o Manchester City.

Juntamente com esses 5 grandes atacantes, mais alguns jogadores se destacaram também, tais como Bobby Combe, e Tommy Younger, e graças ao alto nível técnico daquela equipe, o Hibs conseguiu conquistar e vencer as Ligas de 1948, 1951, 1952.

E quase conquistaram mais:

Em 1953, o Hibernian finalizou a temporada como vice-campeão, perdendo para o Rangers, por 1 gol apenas, e em 1960 também como vice-campeão, atrás do Rangers por apenas 1 ponto.

NOVOS DESAFIOS.

Houveram muitas conquistas a mais, no começo dos anos 70. Com a contratação do ex-jogador do Hibs, Eddie Turnbull, agora como treinador, em 1971, houve um novo fôlego

para o clube. Até então, antes dessa contratação, o Hibs não estava tendo muitos motivos para sorrir, porque vinha já há algum tempo, desempenhando fracamente seus jogos, com baixa desenvoltura. Mas com Turnbull no comando, as coisas começaram a clarear.

Nas campanhas de 1972 e 1973, o clube conquistou a Drybrough Cup.

E no final de 1973 conseguiu massacrar o seu maior rival, o Hearts FC, por 7 x 0, na própria casa do adversário.

Mas em meados de 1975 o Hibernian começou a perder força, e passou a entrar em uma péssima fase, tendo grandes dificuldades para se manter entre os melhores.

Mais tarde, Turnbull deixou de ser o treinador, em meio a toda aquela crise, e o Hibs então, caiu para a 2ª divisão, em 1980.

Em 1981, conseguiram retornar à 1ª divisão, mas as dificuldades para se manter no auge continuaram! O Hibs não chegou a fazer boas campanhas nos anos seguintes.

Até que em 1989, conseguiu com muito esforço, se classificar para as Copas Européias.

Nas décadas de 90 também houveram grandes turbulências para os Hibs.

Mesmo com a contratação de um técnico experiente,  Alex McLeish, o Hibs acabou sendo rebaixado para a 2ª divisão nas temporadas de 1997/1998.

Mas, em 1999, o grande Hibernian reagiu bem aos percalços e conseguiu finalizar bem sua campanha, com a vitória, batendo 23 pontos na frente do Clube Falkirk, o 2º colocado.

Por volta de 2001, o clube conseguiu chegar na final da Copa da Escócia, pela primeira vez em 22 anos, mas foi derrotado pelo Celtic, em 3 x 0, no Estádio Hampden Park.

Com esse ótimo resultado final, quase garantindo a vitória, o técnico McLeish, acabou sendo contratado pelo Rangers, em dezembro de 2001.

HIBERNIAN HOJE.

Nessa nova etapa agora, de grandes expectativas para os meses à frente, temos visto um Hibs confiante, forte, e pronto para receber as glórias que tanto merece!

Após um ano de grandes empenhos e dedicação, notamos que houve uma excelente evolução em toda a equipe, com a nova classificação para a Conference League, e a conquista do 3º lugar no Escoces.

A renovação de contrato também, com Jack Ross, para até 2024, será um diferencial e tanto! Ele terá uma grande responsabilidade nas mãos! O foco atual do treinador agora será o de manter a manutenção do grupo, com atenção primordial na base da equipe.

Jogadores de peso tais como Nisbet, Boyle e Doig têm despertado a atenção de diversos times rivais pelo Reino Unido, mas a grande facilidade de Ross em manter o grupo unificado e coeso, será com certeza primordial para o sucesso do Hibs.

A Premiership tendo agora o grande retorno do clube Heart, aumentará a pressão sobre o Hibernian nas campanhas a frente.

Mas com os jogadores experientes que o Hibs possui, junto com alguns novos jovens que estão surgindo da base, o Hibernian deverá incomodar muito ainda, seus oponentes.

Agora, é só aguardar para ver!

Mas e você, prezado torcedor???

Tem algum palpite para nos transmitir???

Nós, da BETS, valorizamos muito sua opinião!

Compartilhe esse conteudo