Conheça agora a história da famosa Copa da França.

Arthur
Arthur,
5 em minutos de leitura
Conheça agora a história da famosa Copa da França.

Fique por dentro agora mesmo sobre todos os detalhes de uma das competições mais importantes da França e de toda a Europa, que vem cada vez mais entretendo os fãs de futebol de todo o mundo.

A Copa da França é um torneio que acontece na França, obviamente, desde muito tempo atrás. Para ser mais exato, a competição começou em 1917, tendo hoje mais de 100 anos de existência, e hoje é a competição mais antiga disputada na bonito país europeu.

Já tendo ocorrido exatas 103 edições do relevante campeonato, e desde os primórdios, a Copa da França é organizada pela Federação Francesa de Futebol que é abreviada pela sigla FFF. E uma outra curiosidade, é que a grande final sempre acontece na capital Paris.

Logo da Copa da França. Créditos da imagem: Wikipédia.
Logo da Copa da França. Créditos da imagem: Wikipédia.
O primeiro campeão da Copa da França foi o antigo Olympique de Pantin, que na ocasião venceu o Lyon na partida decisiva.

No entanto, a parte legal da história é a forma como a Copa de França é disputada, pois diferente de qualquer outra grande competição, ela permite que todos os clubes participem desde que estes tenham um campo de futebol. Ou seja, é uma competição bem democrática comparada com as outras competições que vemos pelo mundo.

Para se ter uma ideia, a primeira edição disputada em 1917/1918 reuniu apenas 48 equipes. Já na temporada 2012/2013, quase 100 anos depois, um recorde histórico foi observado, pois cerca de 7.656 times chegaram a disputar a almejada taça. Isso mesmo que você leu!

E é claro que para acomodar tantos clubes que hoje em dia possuem campos de futebol, são realizadas 14 etapas em formato de eliminatórias em um jogo único, para assim diminuir o tempo que levaria caso o campeonato funcionasse com o sistema de jogos de ida e volta.

E diferente de outras competições, a Copa da França começa com partidas menos relevantes, que é quando há inúmeros clubes na disputa, e após algumas rodadas vai sendo feito uma “peneira”, para assim irem sobrando as melhores e mais bem qualificadas equipes.

E um fato interessante, é que desde 1999 o ganhador tem o direito de disputar a Copa da UEFA, o que acaba aumentando a chance de clubes franceses realizarem grandes feitos no cenário europeu.

E como já é de se esperar, a competição é bastante longa, exatamente pelo fato de muitos times disputarem o almejado título, o que acaba diferenciando a Copa da França de outros torneios.

E um fato que não tem como negar, é que por mais que o torneio já fosse muito conhecido e acompanhado por todos os lugares do mundo, com a ida do craque Lionel Messi para o futebol francês, os holofotes se acentuaram mais ainda para as competição da França, pois, quem é que não gosta de um futebol de altíssima qualidade?

Atualmente, o maior vencedor da competição é o poderoso Paris Saint Germain que esbanja hoje a incrível marca de 14 canecos da competição, seguido pelo Olympique de Marseille que tem hoje 10 conquistas, vindo logo após, o Saint-Étienne com 6 conquistas.

E para finalizar o top 5, vem o LOSC que tem hoje 6 conquistas também, e por fim, vem o Monaco que tem hoje 5 títulos da Copa da França.

E como já é de se esperar, o atual campeão da Copa da França é o poderoso Paris Saint Germain, que conta hoje com um dos melhores elencos do futebol mundial, que é considerado por muitos uma verdadeira seleção altamente qualificada.

Pois na composição da equipe há nomes de peso como o do Lionel Messi, o de Neymar JR, o do Sergio Ramos, o do prodígio Kylian Mbappé que é inclusive artilheiro da temporada atual, o do Ángel Di maria, e o das muralhas Keylor Navas e Gianluigi, entre vários outros excelentes jogadores.

Imagem do Marquinhos erguendo a taça da Copa da França na última edição ao lado de seus companheiros. Créditos da imagem: Ge Globo.
Imagem do Marquinhos erguendo a taça da Copa da França na última edição ao lado de seus companheiros. Créditos da imagem: Ge Globo.
E por falar em temas atuais, vamos falar um pouco agora sobre a situação atual da importante competição.

Hoje a Copa da França se encontra na sua reta final, para ser mais exato, nos próximos dias as valentes equipes que perseveraram vão disputar as oitavas de final entre si, para assim, ser decidido de fato quem vai avançar para as quartas de final e quem vai voltar para casa de mãos abanando.

As partidas pelas oitavas de final irão começar daqui a apenas 3 dias, para ser exato, a partir do dia 28 de fevereiro irá começar a guerra entre os gigantes franceses para ver quem vai se consagrar campeão futuramente.

Conheça agora os participantes finais e veja também que dia irá acontecer cada partida.

O jogo entre o Nantes e o Stade Brestois irá acontecer dia 28 de janeiro.
O jogo entre o Nancy e o Amiens irá acontecer no dia 29 de janeiro.
O jogo entre o Toulouse e o Versailles irá acontecer no dia 29 de janeiro.
O jogo entre o Reims e o Bastia irá acontecer no dia 29 de janeiro.
O jogo entre o Olympique de Marseille e o Montpellier  irá acontecer no dia 29 de janeiro.
O jogo entre o Bergerac e o Saint-Étienne  irá acontecer no dia 30 de janeiro.
O jogo entre o Monaco e o Lens  irá acontecer no dia 30 de janeiro.
E por fim, o jogo entre o poderoso Paris Saint Germain e o Nice irá acontecer no dia 31 de janeiro.

E voltando um pouco no passado, conheça agora um gesto que ficou conhecido mundialmente por sua natureza nobre, o episódio em questão aconteceu na decisão da Copa da França de 2000.

Quando a partida decisiva  foi disputada entre o Nantes e o simpático Calais, que na época jogava pela quarta divisão. Durante a decisão, o capitão do Calais acabou perdendo um pênalti que foi defendido na partida, o que acabou resultando na perca do título que seria inédito e mágico para o pequeno clube.

E após os jogadores do Nantes verem o jogador cabisbaixo após perder a cobrança, o chamaram para erguer a taça de campeão junto com o elenco do Nantes, graças a brilhante campanha que o simpático time tinha feito até ali, pois para chegar até a final, o Calais teve que passar por várias equipes fortes e mais bem preparadas.

E após o ocorrido, o ato empático dos jogadores do Nantes tomaram as mídias, pois não é todo dia que se vê episódios nobres como este. Fazendo assim o ato ser lembrado até hoje pelos franceses que acompanharam aquela temporada.

Capitão do Calais ao lado do capitão do Nantes erguendo a taça da Copa da França no ano de 2000. Créditos da imagem: Memo Sport.
‌ ‌Capitão do Calais ao lado do capitão do Nantes erguendo a taça da Copa da França no ano de 2000. Créditos da imagem: Memo Sport.

O que será que irá acontecer nessa atual temporada?

Será que algum dos tradicionais ganhadores da competição irão levantar a taça, como no caso do Paris Saint Germain, do Olympique de Marseille, ou do Saint-Étienne, ou será que nessa edição teremos um campeão inédito que irá surpreender a todos?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol francês e mundial com a Bets, pois aqui, você não perde um lance!!
Se gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com a galera e de deixar seu comentário!!

ARTIGOS RELACIONADOS

Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.
Torcida do Remo esgota ingressos para o clássico contra o Paysandu no domingo.

Em menos de 48 horas de vendas, a torcida do Remo conseguiu o incrível feito de esgotar todos os ingressos que foram colocados à venda para o jogo contra o Papão da Curuzu, sendo esse o maior clássico do futebol paraense. O jogo entre o Paysandu ...

Arthur
2 em minutos de leitura
#Brasil,#Campeonato Paraense,#Brasileirão Serie C,#Futebol,#Notícias do Dia

O Mangueirão será reaberto no dia 1º de setembro após mais de um ano de reforma.

O grandioso Estádio Olímpico do Pará, que é conhecido popularmente como Mangueirão, se encontra fechado atualmente para uma grandiosa reforma interna e externa. Segundo o Gover...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Brasileirão Serie C,#Manaus FC,#Ferroviário,#Futebol,#Notícias do Dia

Ferroviário entra em campo contra o Manaus na tentativa de se afastar das últimas posições da Série C de 2022.

Manaus FC e  Ferroviário entram em campo no próximo sábado (02/07), às 17h, em uma partida válida pela Série C de 2022. Após alguns deslizes nesta edição da Série C, o Ferroviár...

Arthur

2 em minutos de leitura

#Inglaterra,#Premier League,#West Ham United,#Villareal,#Danjuma,#Futebol,#Notícias do Dia

West Ham se acerta com Villarreal, mas Danjuma pede mais

Atacante do Submarino Amarelo deseja receber um salário maior para se transferir para a Inglaterra Arnaut Danjuma é um dos nomes do ataque no continente europeu. Com 25 anos, o ...

Gab

2 em minutos de leitura

#Brasil,#Libertadores da Ámerica,#Fortaleza,#Futebol,#top

Fortaleza anuncia Thiago Galhardo e se prepara para pegar o Estudiantes

Nesta quinta-feira (30/06), o Fortaleza terá um dos confrontos mais importante da sua história. O clube enfrenta o Estudiantes pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Segundo...

Gustavo

2 em minutos de leitura