Você que acompanha o futebol mundial como um todo, ou até mesmo você que nunca assistiu a um jogo de futebol sequer, com toda a certeza do mundo já ouviu falar sobre algum grande feito que Lionel Messi realizou.

Mas você, caro leitor, conhece a fundo a história e a trajetória de um dos jogadores mais completos e únicos de todo o planeta?

Continue acompanhando para ficar por dentro sobre absolutamente tudo daquele que é considerado por muitos como o melhor jogador de futebol de todos os tempos, e o motivo, você logo menos irá conferir.

A história de Lionel Messi começou no dia 24 de julho de 1987 em Rosário, Argentina.

Lionel Andrés Messi joga hoje como atacante no Paris Saint Germain, sendo esse um time que possui hoje sem dúvidas um dos elencos mais completos e promissores do futebol mundial, pois o argentino hoje entre em campo com companheiro como o Neymar Júnior, Sérgio Ramos, Kylian Mbappé, Ángel Di María, Marquinhos, entre vários outros jogadores de altíssimo nível.

Além do mesmo ser hoje o principal jogador da forte seleção argentina de futebol, sendo o capitão da mesma, e não por motivos menores, pois hoje, Lionel Messi é o maior artilheiro da seleção argentina, mostrando assim o quão fundamental é o craque para a seleção.

E graças a suas aparições notáveis, o jogador argentino hoje é comparado com o lendário Diego Maradona, sendo esse um dos maiores jogadores da história do futebol, que por coincidência era argentino também.

Mas antes da chegada do gênio argentino no gigante clube de Paris, o lendário jogador fez muita história em um clube que você também provavelmente já ouviu falar, o Barcelona da Espanha, sendo esse sem dúvidas um dos melhores times de todo o mundo também.

E tão certo quanto o sucesso astronômico que o jogador alcançou durante a sua extraordinária carreira é que desde muito novo Lionel Messi já despertava o interesse e chamava a atenção de muitas pessoas, pois todos ficavam abismados com o quão grande era a afinidade do craque mirim com a bola, dando até mesmo a impressão de que ela era “colada” em seus rápidos pés.

E foi em meio a esses despertares de curiosidade que Lionel Messi acabou sendo notado em meio a outros jovens, e é claro que isso gerou interesse por parte de alguns olheiros, que estavam sempre presentes em jogos que rolavam por ali.

E após ficar pasmo, o olheiro que foi responsável por achar o diamante argentino em meio a outros jogadores acabou aconselhando o jovem de Rosário a fazer alguns testes para a equipe do Barcelona, e assim Lionel Messi fez, mal sabendo o garoto do que estaria por vir em um futuro não muito distante.

Imagem de Lionel Messi na época em que ele jogava pelas categorias de base do Barcelona. Fonte: Esportes R7.

E assim Lionel Messi seguiu sua trajetória no gigante time espanhol, subindo a cada ano que se passava de patamar no Barcelona, tendo o craque argentino jogado nas equipes do Barcelona B e C durante os seus primeiros anos de trajetória como jogador.

E é claro que não iria demorar muito tempo para finalmente o lendário jogador ingressar na equipe principal do “Barça”, pois todos naquela época ficavam bestificados quando o jogador argentino entrava em campo, e isso por que as pessoas daquela região já estavam acostumadas a ver jogadores de alta performance atuando.

Claramente Lionel Messi que já era muito habilidoso, foi aprimorando a cada temporada que se passava os seus vários atributos que eram usados em campo para sempre superar o adversário de forma louvável e digna de aplausos.

Pois, Lionel Messi tinha muitos companheiros de equipe que sempre acabavam o motivando para que ele aprimorasse cada vez mais as suas técnicas, e entre esses companheiros podemos citar um em específico, sendo esse, o lendário Ronaldinho Gaúcho, que é sem dúvidas um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Ronaldinho Gaúcho na época em que jogou com o jovem Lionel Messi, ensinou ao argentino muitas coisas, e é claro que isso deu muito certo, pois não é qualquer jogador que tem a honra de aprender algumas técnicas com o icônico jogador brasileiro, jogador este que já deixava todos na Espanha de boca aberta com suas atuações impecáveis e mágicas, e não é à toa que o mesmo é conhecido até hoje como “O Bruxo”.

Foto tirada de Lionel Messi e Ronaldinho Gaúcho na época em que eles jogavam juntos. Fonte: Esporte FERA.

E na temporada de 2008-09, Lionel Messi acabou recebendo a camisa 10 que era usada por Ronaldinho, e após o ocorrido, o jogador argentino assumiu de fato o posto de ser o principal e mais importante jogador do gigante time espanhol que vinha a cada temporada que se passava ascendendo de forma impressionante.

E em pouco tempo de atuação no time catalão, Lionel Messi logo passou a ser muito amado e reverenciado pelos vários torcedores do valente time espanhol, sendo hoje sem dúvidas um dos principais nomes que o clube já teve, pois não é à toa que Messi é hoje o maior artilheiro da história do clube espanhol de forma absoluta e disparada.

E é claro que após algum tempo iriam surgir alguns rivais de alto nível também, e foi em meio a essa ascensão desenfreada do Barcelona que Lionel Messi acabou batendo de frente com o poderoso Real Madrid, sendo esse duelo o maior e mais importante de todo o futebol mundial, sendo sempre marcado pelos brilhantes jogadores que jogam tanto de um lado, quanto de outro.

E algum tempo depois começa a surgir a forte rivalidade de Lionel Messi com o gênio português Cristiano Ronaldo, sendo esse um dos maiores jogadores de todos os tempos também, gerando assim uma rivalidade de outro mundo entre os dois craques da bola.

E após vários anos de muita história, muita honra, e muitos títulos conquistados, chegou a hora que ninguém esperava, pois, Lionel Messi foi anunciado como o novo reforço do Paris Saint Germain na temporada de 2021, o que obviamente foi motivo de muita festa para o povo francês, mas que foi também motivo de muita tristeza para o povo espanhol.

Pois todos sabiam o quão grande seria a falta que Lionel Messi faria para o clube espanhol, já que astros como o Neymar Júnior e o Luis Suárez já haviam deixado o Barcelona em temporadas anteriores.

Imagem do glorioso trio MSN, sendo esse um dos melhores trios que o futebol mundial já viu. Fonte: Extra Online.


E antes de finalizarmos este artigo, confira comigo agora mesmo os incontáveis títulos e prêmios que Lionel Messi ganhou durante esses vários anos de trajetória no futebol mundial, sendo sem dúvidas um dos salões de troféus mais gloriosos e honrosos de todos os tempos.


Lionel Messi hoje esbanja alguns títulos coletivos como no caso das 10 conquistas do argentino pela La Liga, as 7 Copas del Rey, às 7 Supercopas da Espanha, as 4 Champions League, os 3 Mundiais de Clube da FIFA, e por fim, a conquista do argentino pela sua sua seleção na Copa América, entre vários outros títulos menos relevantes.

E quanto aos títulos individuais podemos citar alguns como as 7 conquistas do gênio argentino pela Bola de Ouro, sendo hoje o maior vencedor do almejado título futebolístico.

Foto de Lionel Messi após a conquista de mais uma Bola de Ouro. Fonte: Twitter.

Podemos citar também as 6 conquistas de Messi pela Chuteira de Ouro da UEFA, sendo o maior vencedor do importante prêmio, além de ter vencido também o título de Maior Jogador da UEFA na Europa, entre incontáveis títulos que se foram relatados aqui renderiam mais algumas dezenas de parágrafos, mostrando assim, o quão glorioso e respeitado é o jogador argentino no futebol mundial.

Compartilhe esse conteudo