Virslīga é o Campeonato Letão/Letoniano de Futebol, a principal liga do país. O nome comercial é Optibet Virslīga devido ao patrocínio firmado em 2019. A competição é organizada pela Federação Letã de Futebol (Latvijas Futbola federācija - LFF) e reúne os 10 10 clubes que se enfrentam entre si.
A maior parte das partidas são transmitidas pela emissora de TV LTV7, que possui os direitos de transmissão do campeonato. Além dela, o site sportacentrs.com, parceiro da emissora, também exibe os principais jogos.
A Federação Letão de Futebol
A Federação Letã de Futebol (Latvijas Futbola federācija - LFF) é o órgão que controla o futebol na Letônia. A sede fica em Riga, capital do país e onde são tomadas as decisões do futebol nacional e da seleção.
Além da da Virslīga, também é responsável pela realização da Komanda.lv Primeira Liga e a Segunda Liga da Letónia, entre outros campeonatos da liga inferior do país.
A LFF foi fundada no outono de 1921 com o nome Latvian Union Football e continuou com suas funções até 1940, quando foi dissolvida por conta da anexação pela União Soviética. Antes disso, o primeiro campeonato organizado pela entidade aconteceu em 1992. Na ocasião, 12 associações participaram, sendo 22 equipes e 479 atletas.
No ano seguinte, a Letônia foi aceita na FIFA. Na época, o presidente da LFF, Herberts Baumanis, representou a entidade na cerimônia de aceitação ocorrida na França. Em 1925, a Latvian Union Football estabeleceu sindicatos nas principais regiões do país.
Somente em 1927, conseguiu estabelecer um campeonato consistente, que viria a ser o precursor da Virslīga. Inicialmente, as 3 equipes mais fortes de Riga e um clube que se destacou no resto país competiam. O restante dos clubes disputava torneios regionais.
O sistema funcionou até a independência da Letónia. A partir daí, a quantidade de equipes no torneio aumentou para oito.
A LFF voltou a funcionar de forma independente com a independência do país, em 1990 e dois anos depois foi aceita novamente pela FIFA. No mesmo ano, também juntou-se à UEFA.
História
O futebol na Letônia, assim como em vários países europeus, desenvolve-se sob influência de eventos históricos, como guerras mundiais, perda de independência e mudanças na administração política.
Acredita-se que o futebol no país tenha chegado em 1906 com os navios ingleses, que apresentaram o esporte aos letões.
A partir daí, começaram os festivais esportivos, principalmente em Riga.
O primeiro campeonato de futebol ocorreu em 1920, mas de forma profissional, com respaldo de uma organização só veio a acontecer em 1922. O primeiro torneio contou com apenas 4 times e foi vencido pelo Kaiserwald.
Após a formação de sindicatos regionais, o número de times aumentou, mas a Virslīga só veio a ser realizada novamente em 1927 e foi vencido pelo Liepāja (atual Olimpija). Nos dois anos seguintes, o clube também conquistou a segunda e terceira edição do campeonato. Em 1931, o campeão foi o Riga.
O formato da competição mudou várias vezes, mas a data sempre foi parecida, entre março e novembro do mesmo ano. Após a temporada de 2007, a liga aumentou o número de times de 8 para 10. No ano seguinte, a competição foi dividida em dois lados e cada um teve que jogar contra o time do outro quatro vezes.
De 2015 a 2018, foram oito clubes participantes, aumentou para nove na temporada seguinte e dez na temporada de 2020.
Na temporada 2022 novamente 10 equipes participam da competição. Os clubes que disputaram no ano anterior: RFS, Valmiera FC, FK Liepāja, FK Metta, FK Spartaks Jūrmala Riga FC, BFC Daugavpils serão acompanhados dos recém-chegados: FK Tukums, SK Super Nova e FK Auda.
Formato
Atualmente 10 times participam da Virslīga, com 18 rodadas no total em jogos de ida e volta - um em casa e outro como convidado.
Ao fim da última rodada, a última equipe é automaticamente rebaixada e substituída pela vencedora da segunda divisão. A penúltima colocada participa dos playoffs com o vice-campeão da segunda divisão. São duas partidas que decidem quem ficará com a vaga na elite na próxima temporada.
O vencedor de Virslīga, o campeão da Letónia, é aquele que acumula o maior número de pontos ao final da última rodada e além do prêmio, recebe o direito de jogar a pré-eliminatória da UEFA Champions League. Já o vice-campeão e o terceiro colocados jogam nos jogos de qualificação da UEFA Europa League.
Campeões
Os times com mais títulos são