Você, com toda a certeza do mundo, já ouviu falar sobre o continente africano, seja por seus animais exóticos e únicos que vivem no local, ou seja até mesmo por conta de suas savanas dignas de aplauso, ou por toda a sua beleza e riqueza de fauna e flora.

Mas você sabia que o gigante continente tem vários outros elementos que deixam o mundo de queixo caído?

Vem com a gente e conheça mais a fundo a história e as curiosidades que giram em torno da Premier League da Etiópia, que se trata de um dos países mais belos e surpreendentes do continente que é hoje considerado por todos como o berço da humanidade.

Escudo da Premier League da Etiópia. Créditos da imagem: BeSoccer.

A Etiópia Premier League é a principal divisão de futebol da Etiópia. A importante competição é gerenciada pela Federação Etíope de Futebol. Esta foi criada no ano de 1997, como uma forma de substituir a antiga primeira divisão que era disputada por volta de 1944, ou seja, há muitas décadas atrás.

Imagem do escudo da Federação de Futebol da Etiópia. Créditos da imagem String Fixer.

A primeira versão oficialmente reconhecida de uma liga de futebol etíope foi estabelecida em 1944, como foi mostrado acima.

Originalmente, cinco equipes representando as várias comunidades de Addis Ababa e a Missão Militar Britânica na Etiópia (BMME) disputaram o título que foi ganho pela BMME, marcando assim o início do esporte mais famoso do mundo na região da Etiópia.

A Taça da Etiópia foi adicionada no ano seguinte e tem sido disputada regularmente pelos times do futebol local.

Os primeiros anos do futebol da principal divisão da Etiópia foram dominados em grande parte pelos times mais tradicionais da região, o que de certa forma é o comum de acontecer nestes casos.

O Saint George SC teve certo domínio no futebol etíope por volta dos anos 60, quebrando um pouco a hegemonia que os outros times do país tinham implantado no futebol local, e isso aconteceu logo após a liga passar por um período de relativa paridade nos anos 70 e 80.

E já em 1990, a liga sofreu mudanças internas, culminando na fundação da Premier League Etíope no ano de 1997 pela Federação Etíope de Futebol (EFF) e também nas equipes que compunham a divisão superior do futebol etíope, formando assim a competição que é disputada até hoje de forma acirrada e “pegada”.

Imagem do elenco do Saint George na temporada de 2020. Créditos da imagem: Goalzz.

O almejado título da competição é disputado por dezesseis clubes em todas as suas edições, e a competição opera em um sistema de promoção e rebaixamento com as outras ligas secundárias e terciárias na Etiópia, o que relativamente é comum de se ver em competições de grandes magnitudes.

A liga tem sido disputada de forma anual desde a temporada de 1997-98, com o Saint George SC emergindo como o principal clube do país nesta época, contando hoje com uma incrível marca de conquistas na competição, sendo de longe o maior campeão do torneio africano.

E por falar em promoção e rebaixamento, conheça agora o destino dos times que ficam no topo da tabela, e o daquelas que ficam na parte mais baixa da tabela no fim da temporada.

O primeiro colocado e campeão da competição ao fim da temporada ganha o direito de participar das qualificatórias da almejada Liga dos Campeões da CAF, que se trata de uma competição anual de clubes de futebol a nível continental.

A Liga dos Campeões da CAF é organizada pela Confederação Africana de Futebol, sendo hoje um dos mais importantes torneios do futebol africano.

E já o segundo colocado da tabela ao fim da temporada recebe o direito de participar das qualificatórias da Taça das Confederações da CAF, que se trata do segundo campeonato de futebol no que diz respeito a importância na região da CAF.

E caso os times cheguem à mesma pontuação ao final da temporada, o desempate será feito com base no saldo de gols, para assim ser decidido quem avança e quem fica retido.

E a última característica da Premier League Etíope a ser citada é que a mesma funciona hoje com o sistema de pontos corridos, com os times jogando partidas de ida e volta durante as rodadas.

Antes de você conhecer quem são os participantes da almejada competição nesta edição de 2021-2022, veja agora um retrospecto de todos os times que já conquistaram o importante título durante esses vários anos de história.

Clubes

ano

Jimma Aba Jifar FC

1

2018-19

Saint George

23

1967,1968, 1969, 1972, 1976, 1986, 1991, 1992, 1993, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003, 2004, 2006, 2007, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016, 2017

Dedebit

1

2014

Ethiopian Coffee

2

1998, 2012

Awassa City

2

2005, 2008

EEPCO FC

3

1994, 1999, 2002

Defence Force

2

1977, 1985

Ogaden Anbassa

1

1979

Medr Babur

1

1978

Embassoria

1

1975

Tele SC

4

1970, 1971, 1973, 1974

Cotton Factory

1

1964

Ethio-Cement

1

1965 66

Mekelle
70 Enderta

1

2019

Fasil Kenema SC

1

2021


A tabela mostra o quão grande é a supremacia do Saint George FC da cidade de Addis Abeba, que é a capital do país africano.

Hoje, o grande time é sem dúvidas um dos maiores clubes de todo o continente africano, impondo assim muito respeito tanto sobre seus adversários locais, quanto em adversários de até mesmo outros continentes.

‌ ‌Imagem do capitão do Fasil Kenema momentos antes do mesmo erguer a taça da Premier League da Etiópia na temporada passada. Créditos da imagem: Hatrick Sport.

E por fim, vamos dar uma olhada em quem são os concorrentes ao almejado título desta edição de 2021-22 da Premier League da Etiópia. A lista irá discorrer de forma crescente, do primeiro colocado até o último colocado.

Hoje participam do torneio os seguintes times: Saint George, Awassa City, Fasil Ketema, Welayat Dicha, Sidama Coffee, Bahir Dar Kenema FC, Ethiopian Coffee FC, Adama City, Hadiya Hossana, Defence Force SC, Arba Minch, Dire Dawa Kenema, Wolkite Kenema, Addis Ababa FC, Jimma Kenema, e por fim, vem o Sebeta City.

O que será que irá acontecer daqui até o fim desta temporada de 2022?

Será que nesta edição teremos algum dos tradicionais campeões da liga erguendo o troféu da Premier League da Etiópia no fim da temporada? Ou será que nesta temporada veremos algum time inusitado conquistando o almejado título, deixando assim todos os seus adversários de boca aberta?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol etíope e mundial com a Bets!
Pois aqui, você não perde um lance sequer!

Se você curtiu este artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário e, claro, não se esqueça de compartilhar com a galera também!
Um abraço e até a próxima!

Compartilhe esse conteudo