A Persha Liga é o Campeonato Ucraniano de Futebol - Segunda Divisão. É uma liga profissional do país e está no segundo nível da pirâmide do sistema de competições de futebol do país.
É a principal divisão de acesso do futebol nacional, no entanto é muito prestigiada pelos amantes do esporte no país. Trata-se de um campeonato bastante disputado, não só pela vaga na primeira divisão, mas também pela possibilidade dos times disputarem a Copa da Ucrânia, que também é muito valorizada entre os clubes.
O futebol Ucraniano nos anos 90
O fim da União Soviética foi só o começo para a reinvenção do futebol ucraniano, o que não era uma tarefa fácil naquele momento. As equipes tinham grande potencial, com uma extensa rede de afiliados e uma grande pirâmide com várias equipes.
Era necessário dividir as equipes em níveis, assim como outras competições no mundo, mas como? Se antes, o futebol da região estava atrelado ao da URSS? Era necessário desenvolver um marco, um farol para orientar a rede de afiliados, os clubes e profissionalizar ainda mais a liga.
Era um desenvolvimento caótico e desordenado até a criação da PFL. A entidade foi responsável por eliminar o amadorismo e colocar o país no mapa do futebol. Outras iniciativas semelhantes surgiram, mas essa foi a mais sólida, apesar de ter se consolidado somente em 1996.
A iniciativa de fundar a entidade veio dos clubes, sobretudo do presidente do FC Dynamo (Kyiv) Hryhoriy Surkis, que tinha grande influência sobre os demais e liderou o movimento para a criação de um novo órgão.
A partir daí, o futebol do país, os clubes e demais envolvidos perceberam que não era mais amador. Foi nesse momento que a PFL se mostrou tão importante, de modo a assegurar o funcionamento dos clubes.
Hryhoriy Surkis teve grande importância para esse desenvolvimento. Ele conseguiu reunir os clubes, apresentar objetivos comuns e colocar Ravil Safiullin na presidência da PFL. Começava aí uma grande alavancada do esporte no país.
Em apenas oito anos de gestão, Safiullin conseguiu estabilizar o calendário, criar as duas primeiras divisões, transmitir os jogos ao vivo na rede de TV, criou uma linha de comunicação direta com as equipes, fechou contrato com patrocinadores, iniciou a tradição de jogos da Supercopa, entre outras reformas.
História da Persha Liga
A segunda divisão foi inaugurada juntamente com a primeira divisão em 1992, sob a responsabilidade da PFL (Profesionalna futbolna liha Ukrayiny), recém fundada após a separação da Ucrânia da União Soviética.
A função da PFL naquele momento era de separar as equipes ucranianas das equipes soviéticas em uma base forte e unida. Isso foi necessário, pois com o colapso da ex-URSS, era preciso começar o planejamento do zero, o que exigiu a participação de especialistas do esporte e representantes dos clubes.
Para isso foram feitas reuniões preparatórias do conselho da PFL, juntamente com representantes dos clubes para estruturar as duas principais competições: a primeira e segunda divisão, as datas, formatos, equipes que iriam participar, entre outros temas.
Ao todo 53, dos 77 clubes profissionais do país participaram da reunião inaugural e votaram por unanimidade a favor da criação da Liga de Futebol Profissional Associação de Clubes de Futebol.
Foi decidido que a Persha Liga seria a segunda divisão e a Vyshcha Liha seria a primeira. Os times da elite iriam automaticamente para a Vyshcha Liha, enquanto os times que competiam em um dos grupos do segundo escalão soviético iriam integrar a Persha Liga.
Eram times que disputavam a 4ª camada das competições soviéticas, que se juntaram a alguns times reservas da top league soviética, que contava com atletas ucranianos e os melhores times entre os amadores.
Para aumentar a quantidade de clubes, a liga reorganizou a maioria deles, fazendo com que alguns se tornassem profissionais. Era um processo que começou no fim dos anos 1980 e que foi determinante para a popularização do futebol no país.
Aquelas equipes consideradas fortes foram para a primeira divisão, enquanto as mais fracas assinaram acordo com outras organizações para ceder ou emprestar atletas. Também foi definido um orçamento para ajudar no custeio das operações dos clubes.
Decidido tudo, começou então a Persha Liga, cuja primeira rodada de jogos foi em 14 de março de 1992. Devido a quantidade de times, foram divididos em 2 grupos: A e B, que se enfrentavam entre si em jogos de ida e volta.
Formato
Houve algumas mudanças no regulamento, no entanto permanece semelhante ao inicial. As duas equipes que tiverem o maior número de vitórias ao final da competição conseguem o acesso para a Premier League (Primeira divisão) e os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.
Se um clube contar com duas equipes, somente uma delas pode disputar a primeira divisão. Nesse caso, a promoção do segundo time é anulada e o terceiro colocado fica com a vaga.
Campeões
Os maiores campeões da Persha liga foram: