E vamos contar mais uma história de um clube tradicional do basquete australiano. O Eastern Suns é uma divisão da Kalamunda and Districts Basketball Association (KDBA). A competição do basquete começou em 1968, e a KDBA foi inserida em 01 de outubro de 1971.

Por diversos anos, os jogos eram jogados à noite durante os meses do verão. No ano de 1975, 4 quadras externas de betume foram construídas na Ray Owen Reserve com alguns vestiários, que foram financiados pela KDBA.

Em 1985, depois de várias negociações, o Ray Owen Sports Center foi construído sobre as quatro primeiras quadras. Já no ano de 1991, a KDBA se reafiliou com a Basketball Western Australia (BWA), após vários anos fora do sistema convencional.

Ray Owen Sports Center. / Foto: Site Oficial

Com o passar dos anos, conforme a competição crescia, a associação tinha planos para substituir as quadras de betume por tábuas suspensas. As duas associações financiaram suas contribuições com fundos que já eram seus.

O basquete já estava sendo jogado três vezes por semana e os times interdistritais treinavam em qualquer lugar que estivesse disponível, exceto Ray Owen. Entre os anos de 94 a 96, várias reuniões foram realizadas com o Shire e o Netball sobre uma possível extensão do estádio, mas sem progresso.

Já em setembro de 96, foi feito um pedido ao Shire e ao Ministério do Esporte e Recreação para a construção de mais duas quadras adicionais no extremo norte do estádio. Depois de vários anos trabalhando duro conseguiram a construção em 1998 com um custo de mais de 800 mil dólares.

Devido a um empréstimo de 250 mil dólares que foi levantado pela KDBA e o restante sendo financiado pelo Shire e DSR. A KDNA finalmente concordou em permitir a construção e contribuir para a manutenção contínua de todos os estádios, porém, não contribuiu para a construção.

Esses estádios foram inaugurados em 02 de julho de 1998. Antes as equipes treinavam em horários das 22h às 23h, agora, as equipes da WABL podiam treinar no estádio e uma competição mista de basquete se iniciou.

Com o empréstimo do estádio foi concluído em 2005 pela KDNA e KDBA, a fase final do Centro acabou se tornando o foco das associações. Portanto, em março de 2005, foi feito um pedido ao Condado de fundos para projetar uma área de quiosque e armazenamento para assentos de rodízio.

Na fase de planejamento, foi abordada a necessidade de retirar os peões da área da linha de base. Então foi feito um pedido de financiamento da DSR em setembro de 2005 e se teve sucesso e conseguiram uma doação de quase 180 mil dólares em março de 2006.

Partida da equipe masculina. / Foto: Facebook Oficial

As associações tiveram uma doação do Governo Federal de 180 mil para cobrir a contribuição da comunidade ao projeto. Que logo começou em julho de 2007 e concluído em 2008.

A KDBA conseguiu a licença da Liga Estadual de Basquete Masculino e Feminino para 2008 com as equipes então chamadas Eastern Suns. Os treinadores que iniciaram os trabalhos foram Joe Mackay, na equipe masculina, Craig Mansfield e Rob Butt no feminino.

Na equipe masculina, tiveram dois jogadores importados e um jogador da NBL, do Sydney Kings, já na equipe feminina, duas jogadoras da WNBL, Perth Lynx. As duas equipes foram consideradas competentes na competição.

Os Campeonatos Nacionais Masculinos e Femininos Sub-16, foram organizados em julho de 2008 pela KDBA. Foram 110 jogos que ocorreram em 8 dias com equipes de toda a Austrália e também da Nova Zelândia.

Desde então, o KDBA sediou o Campeonato de Clubes Sub-14 em 2014 e o Campeonato Australiano de Juniores Sub-20 e Ivor Burge em 2016.

Equipe Sub-16. / Foto: Facebook Oficial

A Eastern Suns segue na luta pela vitória na NBL, atualmente, está em 2º lugar.

Conte pra gente nos comentários qual a sua aposta no basquete australiano, qual a posição do Eastern Suns no campeonato?

Aqui na Bets você encontra tudo sobre o basquete australiano e de todos os esportes ao redor do mundo. Faça suas apostas e não se esqueça de ficar por aqui e se atualizar com as notícias!

Compartilhe esse conteudo