O Damac FC é uma equipe que depois de alcançar o vice-campeonato da segunda divisão, busca o destaque na principal competição do cenário nacional

A equipe do Damac Football Club foi fundada em 1972, e tem a sua história marcada pelas passagens nas divisões inferiores no futebol árabe.

A equipe que tem na campanha da temporada 2018/19 a melhor de sua história, ao conquistar o vice-campeonato da segunda divisão árabe, tem também duas conquistas da terceira divisão.

O time que tem no seu estádio, o Prince Sultan bin Abdul, a grande arma do time nos jogos em casa. Com capacidade para 20 mil pessoas, o local tem o formato de uma coroa, em homenagem ao Príncipe Sultão da Arábia, Abdul Aziz.

O time atual conta com alguns destaques estrangeiros que melhoraram o nível da equipe, como o defensor argentino Sergio Vittor, o meia espanhol Nono, e o croata Antolic.

Campanhas de destaque da equipe ao longo de sua história

Como dito antes, o vice-campeonato da segunda divisão nacional na temporada 2018/19, pe considerada pelos torcedores da equipe, como o grande ano vivido pelo time do Damac. Outras campanhas de destaques, aconteceram na terceira e quarta divisões nacionais.

Na terceira divisão, o time foi campeão em duas oportunidades, nas temporadas de 1980/81 e 2014/15, e os vice-campeonatos em 1989/90 e 2004/05. Pela quarta divisão nacional, o vice-campeonato em 2002/03, deixam boas recordações aos torcedores.

O vice-campeonato da segunda divisão nacional, é um marco na história da equipe, pois classificou o time para a principal divisão do futebol saudita, e contribuiu para a melhora da equipe nos anos seguintes.

Com reforços estrangeiros, o nível do time foi melhorado e hoje a equipe ocupa a 5ª colocação do Campeonato Saudita, brigando por uma vaga na próxima Champions League Asiática. Caso consiga a classificação, será a primeira vez na história que o time disputará o torneio continental.

Sergio Vittor é um bom zagueiro argentino e um dos líderes da equipe

Revelado pelo Independiente, o zagueiro argentino de 32 anos é um dos líderes do time do Damac. Com destaque em algumas equipes argentinas, o jogador teve no rival do Independiente, o Racing, um período de destaque no futebol local.

A partir de 2018, o zagueiro passou a rodar por alguns clubes, até o empréstimo para o Damac. Na Arábia Saudita, o atleta encontrou o seu melhor futebol e atualmente é um dos zagueiros titulares do time.

Jogador de futebol com uniforme vermelho e azul

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Sergio Vittor em ação pelo time árabe. Foto: Portal TN

Depois do período de empréstimo, o jogador foi comprado em definitivo em 2020, e permanece no clube árabe até hoje em dia.

O meia Nono tem passagem marcante pelo Betis

Considerado uma das grandes promessas do Betis nos últimos anos, o jogador não alcançou o desempenho esperado pelos torcedores e dirigentes do time que, no início dos anos 2000, foi um dos protagonistas do futebol espanhol.

Revelado em 2012 pelo Betis, o jogador teve passagem nas categorias de base pelo Atlético de Madrid. Dali em diante, o jogador rodou por alguns times europeus e chamou a atenção do Damac, com os números apresentados no Slovan Bratislava.

Homem de uniforme segurando bola de futebol

Descrição gerada automaticamente
Nono em treino do Betis. Meia é um dos destaques do time do Damac. Foto: Portal Alchetron

Apresentado na última janela de transferências, o jogador já faz parte do time titular do Damac e é um dos destaques do time na campanha forte na Liga nacional.

Antolic é o meia criativo da equipe e teve anos marcantes no Dinamo de Zagreb

Jogador revelado pelo Dinamo de Zagreb, Domagoj Antolic é um dos grandes destaques da equipe do Damac. O camisa 17 já teve passagens pela seleção da Croácia, e acumula 37 jogos pela seleção croata, contando os jogos pelas categorias de base.

O meia que teve destaque no próprio Dinamo entre os anos de 2013 a 2018, e no Lokomotiva de 2010 a 2013, foi contratado pelo Damac na temporada passada e já ajudou a equipe a melhorar a competitividade no torneio nacional.

Uma imagem contendo atletismo, em pé, homem, placa

Descrição gerada automaticamente
Andolic sendo apresentado na equipe árabe. Foto: Portal Telesport

Até o momento, com 17 jogos feitos pela equipe Saudita, o jogador acumula três gols e vem sendo o maestro do time nas competições disputadas.

As campanhas recentes do time árabe na Liga Saudita

No ano do acesso da equipe à primeira divisão nacional, o Damac fez uma campanha razoável, evitando os riscos de rebaixamento, e sendo um dos times do meio da tabela do Campeonato Saudita.

Com 35 pontos conquistados em 30 jogos disputados, a equipe teve nove vitórias, oito empates e 13 derrotas, com uma defesa fraca e que ficou devendo na competição, sendo uma das piores da competição, com 52 gols sofridos.

No ataque, a equipe saudita teve uma média de mais de 1 gol por jogo, mas ainda abaixo do esperado. O setor ofensivo do Damac foi um dos piores do torneio, com 37 gols assinalados nos 30 jogos disputados.

Já na temporada 2020/21, foram 36 pontos conquistados em 30 jogos. Ao longo da campanha, foram nove vitórias, nove empates e 12 derrotas. Essa temporada marcou a melhora do ataque do time, com 43 gols feitos e a diminuição do número de gols sofridos pela equipe, terminando o torneio levando 48 gols.

Jogador de futebol de uniforme

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Time atual do Damac perfilado. Foto: Portal Goalzz

Na atual temporada, a campanha da equipe que está na 5ª colocação, tem 30 pontos ganhos em 20 jogos disputados, com oito vitórias, seis empates e seis derrotas. Ao todo, são 25 gols marcados e 28 gols sofridos.

Mesmo com a defesa ainda como ponto fraco da equipe, o ataque vem demonstrando uma melhora gradual na equipe, que veio em formação há três anos, até conseguir brigar com os grandes times por uma posição melhor na tabela.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Arábia Saudita? Aqui no Bets, você vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo