O atleta africano Danilo Pereira é um jogador de futebol profissional que nasceu na cidade de Bissau, capital de Guiné Bissau, na África Ocidental, no dia 9 de setembro de 1991. O jogador é destro, tem 1,88m de altura e pesa 83 Kg.

Danilo joga desde 2020, pelo clube francês, Paris Saint Germain, na Liga 1, e dentro de campo atua como meio campista defensivo.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Paris Saint Germain.

O craque nasceu na África Ocidental, mas seus pais se mudaram para Portugal quando ele tinha somente 5 anos de idade.

Por isso que ao disputar campeonatos internacionais, o jogador escolheu defender a seleção de Portugal durante jogos da Copa do Mundo FIFA ou em outros torneios mundiais.

PRIMEIROS CHUTES.

Durante a sua infância, Danilo sempre demonstrou que queria ser um grande jogador de futebol. A sua mãe, que se chama Quinta Djata, era uma enfermeira em Bissau e foi para Portugal a fim de se especializar e encontrar melhores condições de vida.

ARSENAL 72 -

Quando Danilo completou cerca de 8 anos, sua mãe o cadastrou em uma escola para treinamento esportivo especializado. Então, em 1999, Danilo começou a frequentar o clube Arsenal 72, um clube de futebol amador, no distrito de Lisboa, voltado para a formação profissional de adolescentes.

(life bogger.com) Danilo Pereira treinando no Arsenal 72, em 2002.

ESTORIL -

Depois de alguns anos, em 2005, o jovem atleta migrou para outro clube, o Desportivo Estoril, na região de Cascais em Lisboa.

Com cerca de 14 anos de idade, Danilo começou a se desenvolver bem ali, e passou a se destacar. Apesar de ser um menino tímido na época, o seu esforço em se preparar bem e a sua empolgação na hora dos treinamentos, era algo contagiante, que animava toda a equipe.

Depois de jogar com o clube na modalidade juvenil, Danilo passou a receber treinamentos nas categorias de base.

A sua determinação de crescer e sua alegria em estar ali no clube, acabaram chamando a atenção de olheiros que sempre davam um jeito de analisar jogadores mirins para tentar encontrar novas estrelas do esporte. E foi exatamente isso o que ocorreu.

O meio-campista português do Paris Saint-Germain Danilo Pereira (C) controla a bola durante a partida de futebol do Grupo H da UEFA Champions League RB Leipzig x Paris Saint-Germain em Leipzig, em 4 de novembro de 2020.

(Foto de RONNY HARTMANN/AFP via Getty Images)

SPORT LISBOA BENFICA -

O talento e a vibração de Danilo Pereira acabaram atraindo o clube Sport e Lisboa Benfica, e então em 2008, Danilo acabou migrando para lá. Durante aquele período entre 2008 a 2010, Danilo se desenvolveu muito bem e recebeu ótimos treinamentos técnicos.

Porém, o clube não conseguiu chegar a um consenso sobre contratar ou não o jogador, para se tornar um atleta profissional. Sendo assim, o clube italiano Parma Calcio 1913, mostrou interesse no jovem craque e conseguiu assim obter uma transferência gratuita do jogador.

Depois de permanecer alguns meses no Parma, o clube emprestou o jogador para o time grego Aris, por um curto período de tempo. Ao voltar para seu clube, o jogador realizou a sua primeira participação pela Série A em um jogo no estádio Ennio Tardini, no dia 21 de dezembro de 2011. Naquela disputa que ocorreu contra o clube Calcio Catania, a partida terminou em 3x3.

Danilo PEREIRA de Portugal e Olivier GIROUD da França durante o jogo da Liga das Nações - Grupo 3 entre França e Portugal em 11 de outubro de 2020 em Paris, França.

(Foto de Baptiste Fernandez/Icon Sport via Getty Images)

NOVOS CLUBES.

Foi ali mesmo no clube Parma Calcio 1913, que Danilo se tornou um jogador sênior na categoria profissional e começou sua carreira oficialmente. Depois de ser emprestado para o clube Aris e também para o RJC, o Roda JC Kerkrade, o jogador passou a ingressar o time do Clube Sport Marítimo, uma equipe de Portugal da 1ª divisão.  

CLUB SPORT MARÍTIMO -

No ano de 2013, Danilo Pereira voltou a Portugal e assinou um contrato com o clube português, Marítimo. No dia 17 de agosto daquele ano, o jogador realizou sua estreia na 1ª Liga, disputando um jogo contra seu antigo clube, Benfica, que foi derrotado em 2x1.

Pereira marcou seu primeiro gol no dia 19 de dezembro em uma disputa contra o Sporting Clube Braga, com um empate final no jogo em 2x2. Pereira participou em 32 jogos oficiais durante aquela temporada, e foi um fator determinante para o Marítimo alcançar a 6ª posição no ranking.

No dia 29 de maio de 2015, durante os jogos da Taça da Liga, Pereira disputou a sua última partida defendendo o clube Marítimo, e jogou a final naquele campeonato, contra o Benfica, que foi vitorioso naquele jogo, em 2x1.

FC DO PORTO -

Pereira então migrou para o clube português do Porto, onde assinou um novo contrato com o clube, válido por 4 anos, no dia 2 de julho de 2015.

O contrato teve uma taxa de transferência em 4,5 milhões de Euros, e uma cláusula de multa em caso de rescisão de 40 milhões de Euros, o maior valor de uma venda esportiva para o clube Marítimo. Foi ali que Danilo brilhou mais ainda, com a realização de gols impressionantes.

No primeiro ano de trabalho do atleta, junto à equipe do Porto, Danilo participou em 33 jogos e garantiu os 6 gols mais lindos de sua carreira. No mês de outubro de 2016, faturou o prêmio de melhor jogador do ano, no clube Porto e ainda levou também o troféu Dragão de Ouro.

Como capitão da equipe e jogador titular, Pereira contribuiu muito para a ascensão do clube Porto, e no ano de 2020, o Porto foi o grande campeão e garantiu o título da Liga naquela temporada, vencendo o Sporting por 2x0 na última rodada, no jogo que ocorreu no dia 15 de julho de 2020.

PARIS SAINT GERMAIN -

Depois de alcançar o auge naquele ano, o clube Porto fez um empréstimo do jogador Danilo para o PSG, no dia 5 de outubro de 2020, por uma taxa de 4 milhões de Euros com uma cláusula de obrigatoriedade para comprar o jogador no final daquela temporada, pelo valor estipulado de 16 milhões.

Depois de perder para o Manchester United por 2x1 na fase final de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, no final do mês de outubro, o PSG mandou uma goleada contra o clube Dijon FCO, em 4x0, com Danilo fazendo a sua estreia na

Liga 1 durante aquele jogo.

O primeiro gol do craque com o PSG foi justamente na próxima disputa contra o Dijon, no dia 27 de fevereiro de 2021, quando Pereira cabeceou a bola vinda de um cruzamento perfeito de escanteio.

Por uma incrível coincidência, o resultado final daquela partida também foi de 4x0 com a derrota do clube Dijon.

Naquele final de campeonato o clube PSG acabou em 2º colocado, e com o clube Lille Olympique como o grande campeão. O PSG então cumpriu sua cláusula de contratação obrigatória de Danilo, e o jogador permaneceu vinculado ao clube até 2025.

No dia 6 de fevereiro de 2022, Pereira garantiu 2 gols ao PSG, no mesmo jogo, em uma vitória contra o Lille Olympique por 5x1, jogando fora de casa.

DISPUTAS INTERNACIONAIS.

Danilo contribuiu muito para que a seleção de Portugal SUB-20 conseguisse terminar em 2º colocado na Copa do Mundo FIFA em 2011, na Colômbia. Naquele período o atleta jogou todos os 7 jogos e garantiu 1 gol na semifinal contra a França, que perdeu por 2x0.

Pela seleção principal, Danilo estreou no dia 31 de março de 2015, jogando contra Cabo Verde na cidade de Estoril.

Compartilhe esse conteudo