O time da cidade de Shamaki acumula conquistas nos campeonatos nacionais e participações em competições europeias

Fundado em 1997, o clube que completa nessa temporada 25 anos de existência, é também uma das equipes de grande tradição no cenário do futebol azeri. Mesmo com problemas financeiros e administrativos que marcaram a história do time do Kesla, a equipe ainda assim, conseguiu trilhar uma trajetória de sucesso no cenário nacional.

No início, seu nome oficial era o “Khazar University FC”. Fundado da universidade particular do Azerbaijão, era o primeiro time a carregar o nome de uma faculdade no cenário do futebol azeri.

Estádio de futebol

Descrição gerada automaticamente
Estádio da equipe do Azerbaijão. Foto: Edel Grass

A chegada até a primeira divisão nacional, não demorou muito, e após o início nas categorias amadoras do futebol do Azerbaijão, a equipe rapidamente conquistou seu acesso às divisões maiores, e chegou à Azerbaijan Premier League em 1999.

Os primeiros passos na elite do futebol azeri

Um dos times emergentes do cenário nacional, o Kesla teve um crescimento meteórico dentro do futebol do Azerbaijão. Dois anos após a fundação, o primeiro acesso à elite. Na sequência, algumas boas campanhas marcaram a trajetória do time.

Na temporada 2000/01, o sétimo lugar foi muito festejado pelos torcedores locais. Afinal de contas, para um time que acabava de conquistar o acesso no ano anterior, o sétimo lugar foi recebido com muita festa por torcedores, jogadores e dirigentes.

Para a temporada 2003/04, o time do Kesla alcançaria sua primeira competição europeia, depois de conquistar o terceiro lugar no Campeonato de Futebol do Azerbaijão. Até aquele momento, a melhor campanha do time dentro da elite do esporte local.

A classificação para a UEFA Intertoto Cup, foi muito comemorada por todos os envolvidos com o clube.

Na disputa do torneio europeu, o playoff inicial colocou o Kesla contra o Bregenz da Áustria. Com duas vitórias do time do Azerbaijão, a primeiro por 3 a 0 e a segunda por 2 a 1, o time azeri se classifica para o segundo round dos playoffs iniciais da competição europeia.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador sorri no treino da equipe. Foto: Facebook

Por curiosidade, os torneios europeus costumam ter os playoffs iniciais, que dão vaga aos times na fase de grupos da competição.

Além de uma melhor remuneração financeira por parte da UEFA, conforme os times avançam de fases, a competição entre os grupos coloca frente a frente equipes de todos os níveis dentro do futebol continental.

O próximo jogo da competição de estreia do Kesla no cenário europeu, seria contra o Tampere United da Finlândia. Mesmo não sendo um dos grandes expoentes do futebol continental, o time finlandês já tinha na sua história, participações nos campeonatos europeus.

Fator que pesou em jogos equilibrados contra o Kesla. O primeiro jogo, vencido pelo time finlandês por 3 a 0, deixou a impressão a todos os amantes do clube azeri, que a necessidade de experiência e maturidade do time, foram fatores determinantes na desclassificação do torneio europeu.

Mesmo com a vitória no jogo da volta por 1 a 0, o time azeri estava eliminado da primeira competição europeia que disputou em sua trajetória. Dali em diante, as mudanças de nome e períodos de glórias, marcariam a equipe do Azerbaijão.

A mudança de nome em 2004 marcaria a era de títulos do Kesla

O time que agora passaria a se chamar “Inter Baku” (nome que duraria até 2017), é uma das figuras marcantes do futebol nacional e tem participações na principal divisão do esporte azeri como destaque e vencedor de duas edições do torneio.

A conquista dos campeonatos nacionais nas temporadas de 2007/08 e 2009/10, além dos títulos da Copa do Azerbaijão mais à frente na história, em 2017/18 e 2020/21, deram ao Kesla o status de grande clube do futebol nacional.

O primeiro título nacional, foi marcado pela emoção de conquistar o torneio que foi decidido no saldo de gols melhor do Kesla em relação ao Olimpik Baku. Ao todo, a campanha da equipe foi marcada por 58 pontos conquistados em 26 jogos, sendo 18 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

O ataque foi o grande destaque da equipe, com 55 gols marcados em 26 jogos, e uma média de mais de 2 gols por jogo, que deram ao time do Kesla o saldo de gols positivo em +37.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Figura 2Jogadores entrando em campo. Foto: Facebook

Já na segunda conquista nacional, o torneio disputado em 20 jogos, mostrou um time menos goleador e mais sólido na parte defensiva. E esse fator, garantiu vitórias e empates em jogos que a equipe não poderia perder, ao longo da competição.

Ao todo, a campanha do bicampeonato nacional foi marcada por 29 pontos conquistados em 20 jogos, com sete vitórias, oito empate e cinco derrotas. O saldo de gols da equipe terminou positivo em +3.

Como dito antes, a defesa, grande destaque do time, sofreu apenas 19 gols em 20 jogos, e teve uma média inferior a um gol sofrido por jogo. O ataque, destaque da campanha anterior, teve 22 gols marcados e uma média superior a um gol por jogo.

As conquistas recentes da Copa do Azerbaijão marcam a mudança para o nome atual

A nova troca de nome da equipe, contrasta e vem em um momento financeiro bom do time azeri, que passa a investir na contratação de jogadores estrangeiros para melhorar o nível do clube.

Com isso, as conquistas da Copa do Azerbaijão nas temporadas de 2017/18 e 2020/21, vem no momento financeiro bom com a permanência da equipe com o nome atual, sem novas alterações.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemoram gol da equipe. Foto: Facebook

O Kesla na última edição da Azerbaijan Premier League, foi o sexto colocado. Na atual temporada, o time briga para retornas às competições europeias.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol do Azerbaijão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo