Acesso rápido:
Aposta
Resultados
Noticias Brasil
Noticias Principais
LIVE

CONHEÇA A HISTÓRIA DO JOGADOR IDRISSA GANA GUEYE

Eliseu C
6 em minutos de leitura
CONHEÇA A HISTÓRIA DO JOGADOR IDRISSA GANA GUEYE

O atleta senegalês Idrissa Gana Gueye é um jogador de futebol profissional, que atualmente tem contrato assinado com o clube francês, Paris Saint Germain, da Liga 1, desde 2019. Gana Gueye é um meio campista defensivo e joga com a camisa de Nº. 27. O jogador tem 1,74m de altura, pesa aproximadamente 66 kg, e é um atleta destro.

O craque Gana, como é chamado pelos amigos, além de representar muito bem o seu clube francês, também tem participação ativa em campeonatos internacionais, defendendo a seleção do Senegal, desde 2011, quando começou a participar em jogos mundiais com 22 anos de idade.

blog photos
(en.wikipedia.org) Logomarca do PSG.

Idrissa Gana Gueye nasceu no dia 26 de setembro de 1989, na cidade de Dakar, a capital do Senegal.

PERFIL DO JOGADOR.

O craque Gana é muito bem reconhecido como um jogador determinado, atuante, e que apresenta uma grande habilidade no roubo de bolas. O atleta também foi nomeado durante a temporada de jogos da Premier League, de 2016/2017, como o jogador que mais realizou bloqueios diante de atacantes rivais e que mais conseguiu desarticular jogadas perigosas.

Sua alta capacidade, dentro de campo, para interceptar passes recebidos de longa distância, o fazem se destacar muito dentro da equipe.    

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No ano de 2011, Gana Gueye realizou a sua estreia em jogos mundiais por defender a seleção do Senegal pela primeira vez. Ele também teve participação ativa em jogos de qualificação para a Copa do Mundo da FIFA.

Durante 2012, Idrissa Gana também passou a representar sua seleção durante os jogos olímpicos daquele ano, e também pela Copa das Nações Africanas de 2015, 2017, 2019 e 2021.

blog photos
TOPSHOT - O atacante polonês Robert Lewandowski (C) disputa com o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly (COSTAS) e o meio-campista senegalês Idrissa Gana Gueye na partida de futebol do Grupo H da Copa do Mundo da Rússia 2018 entre Polônia e Senegal no Estádio Spartak, em Moscou, em 19 de junho de 2018. (Foto de Patrik STOLLARZ / AFP/getty images).

E no mês de maio, em 2018, o craque foi convocado para integrar o elenco definitivo dos 23 melhores jogadores do Senegal para a Copa do Mundo daquele ano, realizada na Rússia, e disputou jogos ali de forma brilhante.

Durante o ano de 2019, disputando jogos pela Copa das Nações Africanas, o Senegal conseguiu chegar até a final do campeonato, porém acabou sendo derrotado pela Argélia, por 1x0.

Entretanto, no ano de 2021, a atuação de Gana Gueye foi fundamental para que a seleção do Senegal pudesse conquistar a grande vitória na Copa das nações Africanas, naquele ano, quando na final, empatou com o Egito em 0x0, e nas disputas de pênaltis, levou a melhor, finalizando o jogo em 4x2, naquele último jogo de Fevereiro do dia 6 de fevereiro de 2022. Aquele foi o primeiro título da seleção do Senegal.

PRIMEIROS CLUBES.

DIAMBARS FC DE SALY - (futebol amador - profissional)

Os primeiros treinamentos que Idrissa Gana recebeu em sua trajetória pelo futebol, ocorreram na Associação Esportiva de futebol, Diambars FC, na região de Saly, ao sul de Dakar, no Senegal.

Ali Gana iniciou seus estudos técnicos e teóricos do esporte, e passou a jogar na modalidade juvenil da equipe, no futebol amador, e posteriormente nas categorias de base do clube Senegalês.

Em 2007, o atleta, então com 18 anos, finalmente conseguiu se tornar um jogador sênior, pela equipe principal, e permaneceu ali até 2008, quando então decidiu dar um “salto maior”.

blog photos
Idrissa Gueye do Paris SG é desafiado por Yusuf Yazici do Lille OSC durante a partida da Ligue 1 entre Lille OSC (LOSC) e Paris Saint-Germain (PSG) no Stade Pierre Mauroy em 20 de dezembro de 2020 em Lille , França. (Foto por Sylvain Lefevre/Getty Images)

LILLE OLYMPIQUE SPORTING CLUBE FC -

No ano de 2008, alguns olheiros que estavam passando férias nos resorts da região de Saly, acabaram notando a atuação de Gana Gueye dentro de campo. E eles convidaram o jovem atleta para alguns testes junto ao clube Lille.

Depois de alguns testes realizados dentro de campo, Gana foi aprovado como um novo jogador do clube francês.

Pelo time de reservas do clube, o Lille B, o jovem passou a desenvolver mais seu potencial de jogo, e no ano de 2010, passou a fazer parte do time principal.

Logo em seu período inicial, Idrissa Gana já foi demonstrando o seu melhor futebol, e com sua ajuda, o time conquistou o título da vitória pela Liga 1 na temporada de 2010/2011.

O craque logo se tornou o jogador titular da equipe e foi reconhecido como uma grande revelação, pela Liga e pela UEFA Champions League, permanecendo como um dos principais jogadores do Lille até 2015.

ASTON VILLA FC -  

No dia 10 de julho de 2015, Gana Gueye foi contratado pelo clube inglês da Premier League, Aston Villa, em uma taxa de transferencia no valor de £9 milhões de libras.

Logo em sua estreia, em um jogo contra o AFC Bournemouth, o craque colaborou muito para uma vitória importante, fora de casa, por 1x0.

No dia 19 de janeiro de 2016, o craque garantiu seu primeiro gol pelo clube, em cima do rival Wycombe Wanderers, que foi derrotado por 2x0, durante a 3ª rodada da FA Cup.

Até meados do ano 2016, Idrissa Gana havia participado em 35 partidas durante aquele ano de campeonato, quando o Aston Villa acabou sendo rebaixado da Premier League ao término da temporada.

EVERTON FC -

Depois do rebaixamento do Aston Villa, no dia 2 de agosto de 2016, o clube inglês Everton FC, que já estava querendo obter o jogador há bastante tempo, decidiu acionar a cláusula contratual de liberação do craque, pelo valor de   £7,1 milhões de libras.

blog photos
Idrissa Gueye do Everton, à esquerda, comemora seu gol com Oumar Niasse durante a partida da Premier League entre AFC Bournemouth e Everton no Vitality Stadium em 30 de dezembro de 2017 em Bournemouth, Inglaterra. (Foto de Tony McArdle - Everton FC/Everton FC via Getty Images)

Gana Gueye então assinou um contrato junto ao clube, válido por 4 anos. Durante todo aquele ano civil, em que diversos jogos foram disputados, Gana bateu o recorde de maior número de tackles e interceptações dentro de campo, realizadas por partida, nas 5 maiores Ligas da Europa.

O craque garantiu seu primeiro gol pelo time, no dia 25 de fevereiro de 2017, em um jogo vitorioso contra o rival Sunderland AFC, derrotado por 2x0 naquele dia.

Gana Gueye passou a ser o primeiro atleta de futebol a vencer 100 tackles, em todas as 5 principais Ligas europeias, durante uma temporada.

No mês de fevereiro de 2018, após diversos rumores sobre clubes interessados em adquirir Gana Gueye, seu contrato foi prolongado antecipadamente pelo clube Everton, para até 2022. E em janeiro de 2019, o clube Everton chegou a recusar uma proposta do PSG, para levar o craque.

Durante a temporada de 2018/2019, Gana Gueye foi nomeado com a premiação de jogador do ano pelo clube Everton FC.

PARIS SAINT GERMAIN -

No dia 30 de julho de 2019, o PSG e o craque, assinaram um contrato pelo valor de £30 milhões de libras.

A atuação inicial de Gueye foi surpreendente, gerando vitórias em cima do

Real Madrid, por 3x0, durante a Liga dos Campeões da UEFA, no dia 18 de setembro. No dia 5 de outubro, uma outra vitória sobre o Angers, por 4x0. E durante sua 1ª temporada, Idrissa Gana conquistou a sua tríplice coroa doméstica, e o time finalizou na Liga dos Campeões em 2º colocado.

Durante a 2ª temporada de jogos, o PSG venceu a Copa da França e ainda conseguiu chegar até as semifinais na Liga dos Campeões, porém sendo derrotado pelo Manchester City.

ARTIGOS RELACIONADOS

INGLATERRA 3 X 0 SENEGAL - OITAVAS-DE-FINALINGLATERRA 3 X 0 SENEGAL - OITAVAS-DE-FINAL
INGLATERRA 3 X 0 SENEGAL - OITAVAS-DE-FINAL

“Está voltando para casa” foi gritado com empolgação mais uma vez, quando a Inglaterra liderou um grupo da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2006 (2V, 1E) graças a uma vitória por 3-0 sobre o vizinho País de Gales. Com seus nove gols marcados a...

2 em minutos de leitura
#Copa do Mundo,#futebol,#Equador,#Senegal,#Notícias do Dia

EQUADOR 1 X 2 SENEGAL - COPA DO MUNDO 2022

Equador e Senegal se encontram no Estádio Internacional Khalifa, com capacidade para 45.000 pessoas, em Doha, em um grande jogo para ver quem avança às oitavas de final para mais ...

2 em minutos de leitura

#Copa do Mundo,#futebol,#Catar,#Senegal,#Notícias do Dia

CATAR 1 X 3 SENEGAL - COPA DO MUNDO 2022

A natureza finita da fase de grupos significa que esta já é uma disputa "obrigatória" para Catar e Senegal, já que ambos os times começaram suas campanhas na Copa do Mundo de 2022...

3 em minutos de leitura

#Copa do Mundo,#Senegal,#Holanda,#Notícias do Dia

SENEGAL 0 X 2 HOLANDA - COPA DO MUNDO 2022

Depois de perder cruelmente as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 por um recorde de fair play inferior ao do Japão, o Senegal fará um rápido retorno ao maior evento do futebol...

2 em minutos de leitura

#Senegal,#Gana Gueye,#futebol

CONHEÇA A HISTÓRIA DO JOGADOR IDRISSA GANA GUEYE

O atleta senegalês Idrissa Gana Gueye é um jogador de futebol profissional, que atualmente tem contrato assinado com o clube francês, Paris Saint Germain, da Liga 1, desde 2019. G...

6 em minutos de leitura