Denzel Justus Morris Dumfries nasceu no dia 18 de abril de 1996 em Rotterdam, Holanda, e atualmente joga como meia direita no Inter Milan e também na Seleção da Holanda.

Honrarias

Campeão pelo Sparta Rotterdam na Eerste Divisie em 2015/16

Membro da Equipe do Ano da Eredivisie pelo PSV em 2018/19

Campeão da Supercoppa Italiana pelo Inter Milan em 2021

Carreira

Sparta Rotterdam

O jovem Denzel no início de sua carreira pelo Sparta. Créditos: https://alchetron.com/Denzel-Dumfries 

Nascido em Rotterdam, Denzel iniciou sua carreira no Spartaan ‘20 e após 2 anos, foi liberado pelo time que não considerava o jovem um bom jogador e também não era apreciado pelos colegas de equipe e pelos treinadores.

Em 2014, Dumfries ingressou no Sparta Rotterdam e rapidamente se destacou no time juvenil em poucos meses, sendo chamado para compor o elenco do time profissional.

Ele fez sua estreia em 20 de fevereiro de 2015, entrando como substituto no segundo tempo em uma derrota por 2x1 contra o FC Emmen.

Após cumprir suspensão de uma partida, Dumfries voltou como titular no jogo contra o Almere City em 14 de março de 2016, quando o Sparta perdeu por 1x0.

Dias depois contra o Jong Ajax, o lateral direito colaborou para a vitória por 3x1, confirmando a promoção do Sparta Rotterdam para a Eredivisie.

Dumfries chamou a atenção da mídia que o chamou de o melhor jogador da Liga e por suas atuações, ele conquistou o prêmio Eerste Divisie Talent of the Year e o Bronze Bull.

O jogador marcou seu primeiro gol na Eredivisie, em uma derrota por 3x2 contra o Excelsior em 19 de novembro de 2016 e foi suspenso em uma partida devido ao segundo cartão amarelo.

Denzel voltou como titular mas teve que competir pela vaga com a nova contratação, Janne Saksela, que tornou - se o lateral direito por 2 partidas consecutivas.

Dumfries conquistou sua posição novamente e ajudou o Sparta a evitar o rebaixamento, vencendo as 2 últimas partidas da temporada contra o Go Ahead Eagles e o FC Twente.

Heerenveen

Na temporada de 2017/18, Dumfries se juntou ao elenco do Heerenveen como substituto de Stefano Marzo, com o desejo de jogar um futebol a nível superior.

Em um empate de 3x3, Denzel marcou 2 gols na partida de abertura contra o FC Groningen se nos dois jogos seguintes, marcou 3 gols, sendo 2 contra o ADO Den Haag e um contra o PSV.

Dumfries permaneceu no time principal, impressionando a mídia holandesa com suas atuações, sendo nomeado membro do Team of the Week 4 vezes na temporada de 2017/18.

No primeiro jogo dos Playoffs pela vaga na UEFA Europa League, Dumfries marcou seu quarto gol da temporada em uma vitória por 4x3 contra o FC Utrecht.

Na partida de volta, o Utrecht venceu por 2x1 e conseguiu a classificação graças ao gol marcado fora de casa.

Em sua temporada pelo Heerenveen, Denzel participou de 37 jogos e marcou 4 gols.

PSV

O lateral direito em uma partida contra o Inter Milan. Créditos: https://livematchupdates.com/football-news/psv-eindhoven-want-to-re-sign-denzel-dumfries/ ‌ ‌

Em junho de 2018, Dumfries assinou um contrato de 5 anos com o PSV Eindhoven, permanecendo no clube até 2023.

Denzel marcou um gol de cabeça em sua estreia pelo PSV que venceu por 4x0 o Utrecht na partida de abertura da temporada de 2018/19.

Dumfries estreou na Champions contra o Barcelona em 18 de setembro de 2018, onde o PSV foi goleado por 4x0.

Em um gol de cabeça, Denzel marcou pela terceira vez contra o Heracles Almelo em uma vitória por 4x0 no dia 15 de dezembro de 2018, mantendo o PSV por 3 jogos sem sofrer gols sendo um dos favoritos ao título.

Mesmo fazendo grandes atuações, Denzel não foi apto a ajudar o PSV a defender o título da Liga onde o seu maior rival Ajax, foi o campeão.

Durante as partidas de classificação para a UEFA Europa League, Denzel foi titular em 4 partidas e ajudou seu time a avançar para a fase de grupos após derrotar o FK Haugesund.

Após se tornar capitão da equipe, Denzel foi suspenso depois da partida contra o Heerenveen e ficou de fora do jogo contra o PEC Zwolle no dia 21 de dezembro de 2019.

No dia 8 de março de 2020, Dumfries marcou seu oitavo gol da temporada na vitória por 1x0 contra o FC Groningen, sendo o último jogo da temporada devido a pandemia de COVID - 19.

Na temporada de 2020/21, Denzel ajudou a equipe com um bom começo em primeiro lugar nos 5 primeiros jogos e também chegando a fase de grupos da Europa League.

O jogador marcou seu primeiro gol da temporada na vitória por 4x0 contra o AC Omonia em uma partida da UEFA Europa League em 10 de dezembro de 2020.

Dumfries fez sua 100° partida pelo PSV no dia 16 de dezembro, quando seu time venceu por 2x1 o De Graafschap na segunda rodada da KNVB Cup.

No decorrer da UEFA Euro 2020, Denzel fez uma impressionante campanha despertando interesse de vários clubes da Europa como o Everton, Bayern Munich e Inter Milan.

Inter Milan

Denzel foi contratado pelo campeão da Série A, Inter Milan, no dia 14 de agosto de 2021 recebendo a camisa número 2 e estreou como substituto no segundo tempo em uma vitória por 4x0 contra o Genoa, na partida de abertura da temporada de 2021/22 da Série A.

Seleção da Holanda

Denzel celebrando seu gol pela Seleção da Holanda. Créditos: https://www.theguardian.com/football/2021/jun/25/denzel-dumfries-has-overcome-dutch-doubters-to-become-runaway-star 

Em um amistoso contra o Guam, Dumfries foi convidado para a Seleção de Aruba, que só foi possível graças a sua descendência de família paterna.

O jogo aconteceu em março de 2014 e a partida terminou empatada em 2x2.

O técnico Ronald Koeman convocou Dumfries para a seleção principal da Holanda em outubro de 2018, quando a Holanda venceu a Alemanha por 3x0.

Classificada para a Liga das Nações da UEFA, Dumfries jogou 68 minutos na vitória por 4x0 contra a Bielorussia, mas foi substituído devido a uma lesão.

Como parte do elenco para as finais da Liga das Nações de 2019, Denzel ajudou a Holanda a vencer a Inglaterra por 3x1, sendo elogiado pelo FC Update que declarou que sem ele, a Holanda teria perdido.

Na final contra Portugal 3 dias depois, o desempenho do jogador foi ruim e a Holanda foi derrotada por 1x0.

Após um ano longe da seleção holandesa, Dumfries foi escalado para a Eurocopa de 2020 na vitória por 3x2 contra a Ucrânia, o jogador marcou seu primeiro gol pela Holanda.

Na fase eliminatória do torneio, Denzel foi nomeado o melhor jogador da Holanda na fase de grupos, mas sua seleção foi derrotada pela República Tcheca nas oitavas de final por 2x0.

Curiosidades

Denzel, vários jogadores e funcionários do PSV, abriram mão de seus salários devido a pandemia de COVID - 19 e fizeram doações a instituições sem fins lucrativos da Holanda.

Após um episódio de racismo, o jogador declarou: “ Não gosto de fazer papel de vítima, mas esses incidentes acontecem. Eu quero ouvir o que leva alguém a pensar que isso é engraçado.

Eu sou muito aberto sobre isso e podemos debater sobre. Só assim aprendemos a nos entender. É importante mostrarmos interesse uns aos outros, independente de origem ou religião.

É assim que se constrói uma equipe e deve ser assim para toda a sociedade”.

A julgar pela sua personalidade, Denzel é um homem discreto que ignora o estilo de vida luxuoso.

Ele se veste de forma simples e ao contrário de Neymar, não gosta de carros e uma vida de luxo.




Compartilhe esse conteudo