Denzel Justus Morris Dumfries nasceu no dia 18 de abril de 1996 em Rotterdam, Holanda, e atualmente joga como meia direita no Inter Milan e também na Seleção da Holanda.
Honrarias
Campeão pelo Sparta Rotterdam na Eerste Divisie em 2015/16
Membro da Equipe do Ano da Eredivisie pelo PSV em 2018/19
Campeão da Supercoppa Italiana pelo Inter Milan em 2021
Carreira
Sparta Rotterdam
Nascido em Rotterdam, Denzel iniciou sua carreira no Spartaan ‘20 e após 2 anos, foi liberado pelo time que não considerava o jovem um bom jogador e também não era apreciado pelos colegas de equipe e pelos treinadores.
Em 2014, Dumfries ingressou no Sparta Rotterdam e rapidamente se destacou no time juvenil em poucos meses, sendo chamado para compor o elenco do time profissional.
Ele fez sua estreia em 20 de fevereiro de 2015, entrando como substituto no segundo tempo em uma derrota por 2x1 contra o FC Emmen.
Após cumprir suspensão de uma partida, Dumfries voltou como titular no jogo contra o Almere City em 14 de março de 2016, quando o Sparta perdeu por 1x0.
Dias depois contra o Jong Ajax, o lateral direito colaborou para a vitória por 3x1, confirmando a promoção do Sparta Rotterdam para a Eredivisie.
Dumfries chamou a atenção da mídia que o chamou de o melhor jogador da Liga e por suas atuações, ele conquistou o prêmio Eerste Divisie Talent of the Year e o Bronze Bull.
O jogador marcou seu primeiro gol na Eredivisie, em uma derrota por 3x2 contra o Excelsior em 19 de novembro de 2016 e foi suspenso em uma partida devido ao segundo cartão amarelo.
Denzel voltou como titular mas teve que competir pela vaga com a nova contratação, Janne Saksela, que tornou - se o lateral direito por 2 partidas consecutivas.
Dumfries conquistou sua posição novamente e ajudou o Sparta a evitar o rebaixamento, vencendo as 2 últimas partidas da temporada contra o Go Ahead Eagles e o FC Twente.
Heerenveen
Na temporada de 2017/18, Dumfries se juntou ao elenco do Heerenveen como substituto de Stefano Marzo, com o desejo de jogar um futebol a nível superior.
Em um empate de 3x3, Denzel marcou 2 gols na partida de abertura contra o FC Groningen se nos dois jogos seguintes, marcou 3 gols, sendo 2 contra o ADO Den Haag e um contra o PSV.
Dumfries permaneceu no time principal, impressionando a mídia holandesa com suas atuações, sendo nomeado membro do Team of the Week 4 vezes na temporada de 2017/18.
No primeiro jogo dos Playoffs pela vaga na UEFA Europa League, Dumfries marcou seu quarto gol da temporada em uma vitória por 4x3 contra o FC Utrecht.
Na partida de volta, o Utrecht venceu por 2x1 e conseguiu a classificação graças ao gol marcado fora de casa.
Em sua temporada pelo Heerenveen, Denzel participou de 37 jogos e marcou 4 gols.
PSV
Em junho de 2018, Dumfries assinou um contrato de 5 anos com o PSV Eindhoven, permanecendo no clube até 2023.
Denzel marcou um gol de cabeça em sua estreia pelo PSV que venceu por 4x0 o Utrecht na partida de abertura da temporada de 2018/19.
Dumfries estreou na Champions contra o Barcelona em 18 de setembro de 2018, onde o PSV foi goleado por 4x0.
Em um gol de cabeça, Denzel marcou pela terceira vez contra o Heracles Almelo em uma vitória por 4x0 no dia 15 de dezembro de 2018, mantendo o PSV por 3 jogos sem sofrer gols sendo um dos favoritos ao título.
Mesmo fazendo grandes atuações, Denzel não foi apto a ajudar o PSV a defender o título da Liga onde o seu maior rival Ajax, foi o campeão.
Durante as partidas de classificação para a UEFA Europa League, Denzel foi titular em 4 partidas e ajudou seu time a avançar para a fase de grupos após derrotar o FK Haugesund.
Após se tornar capitão da equipe, Denzel foi suspenso depois da partida contra o Heerenveen e ficou de fora do jogo contra o PEC Zwolle no dia 21 de dezembro de 2019.
No dia 8 de março de 2020, Dumfries marcou seu oitavo gol da temporada na vitória por 1x0 contra o FC Groningen, sendo o último jogo da temporada devido a pandemia de COVID - 19.
Na temporada de 2020/21, Denzel ajudou a equipe com um bom começo em primeiro lugar nos 5 primeiros jogos e também chegando a fase de grupos da Europa League.
O jogador marcou seu primeiro gol da temporada na vitória por 4x0 contra o AC Omonia em uma partida da UEFA Europa League em 10 de dezembro de 2020.
Dumfries fez sua 100° partida pelo PSV no dia 16 de dezembro, quando seu time venceu por 2x1 o De Graafschap na segunda rodada da KNVB Cup.
No decorrer da UEFA Euro 2020, Denzel fez uma impressionante campanha despertando interesse de vários clubes da Europa como o Everton, Bayern Munich e Inter Milan.
Inter Milan
Denzel foi contratado pelo campeão da Série A, Inter Milan, no dia 14 de agosto de 2021 recebendo a camisa número 2 e estreou como substituto no segundo tempo em uma vitória por 4x0 contra o Genoa, na partida de abertura da temporada de 2021/22 da Série A.
Seleção da Holanda
Em um amistoso contra o Guam, Dumfries foi convidado para a Seleção de Aruba, que só foi possível graças a sua descendência de família paterna.
O jogo aconteceu em março de 2014 e a partida terminou empatada em 2x2.
O técnico Ronald Koeman convocou Dumfries para a seleção principal da Holanda em outubro de 2018, quando a Holanda venceu a Alemanha por 3x0.
Classificada para a Liga das Nações da UEFA, Dumfries jogou 68 minutos na vitória por 4x0 contra a Bielorussia, mas foi substituído devido a uma lesão.
Como parte do elenco para as finais da Liga das Nações de 2019, Denzel ajudou a Holanda a vencer a Inglaterra por 3x1, sendo elogiado pelo FC Update que declarou que sem ele, a Holanda teria perdido.
Na final contra Portugal 3 dias depois, o desempenho do jogador foi ruim e a Holanda foi derrotada por 1x0.
Após um ano longe da seleção holandesa, Dumfries foi escalado para a Eurocopa de 2020 na vitória por 3x2 contra a Ucrânia, o jogador marcou seu primeiro gol pela Holanda.
Na fase eliminatória do torneio, Denzel foi nomeado o melhor jogador da Holanda na fase de grupos, mas sua seleção foi derrotada pela República Tcheca nas oitavas de final por 2x0.
Curiosidades
Denzel, vários jogadores e funcionários do PSV, abriram mão de seus salários devido a pandemia de COVID - 19 e fizeram doações a instituições sem fins lucrativos da Holanda.
Após um episódio de racismo, o jogador declarou: “ Não gosto de fazer papel de vítima, mas esses incidentes acontecem. Eu quero ouvir o que leva alguém a pensar que isso é engraçado.
Eu sou muito aberto sobre isso e podemos debater sobre. Só assim aprendemos a nos entender. É importante mostrarmos interesse uns aos outros, independente de origem ou religião.
É assim que se constrói uma equipe e deve ser assim para toda a sociedade”.
A julgar pela sua personalidade, Denzel é um homem discreto que ignora o estilo de vida luxuoso.
Ele se veste de forma simples e ao contrário de Neymar, não gosta de carros e uma vida de luxo.