Joules começou sua trajetória no futebol bem novo, com apenas 6 anos de idade, em clubes de sua cidade.

Jules Koundé nasceu no dia 12 de novembro de 1998 (23 anos) em Paris, França. Ele tem 1,78m de altura e é destro.

Jules atualmente joga no Sevilla FC como zagueiro e defende também a Seleção Nacional da França.

As maiores conquistas de Jules foram com o Sevilla FC em 2019/20, ao vencerem a Liga Europa, e com a seleção francesa, quando venceram a UEFA Nations League em 2021.

O valor de mercado de Koundé é de aproximadamente 60 milhões de euros (equivalente a 304,4 milhões de reais). É este montante que faz do atleta o 3° jogador mais valioso da França, além de ser também o jogador mais valioso do time Sevilla FC.

Jules é um zagueiro que quebra as regras dessa posição, apesar de ter a altura abaixo da média dos zagueiros, ele surpreende com suas habilidades em campo. Os treinadores desde muito cedo falavam que ele tem uma naturalidade para a liderança.

Trajetória no Futebol

Jules cresceu na pequena cidade de Landiras, perto de Langon. Ele começou a jogar futebol lá, aos seis anos de idade, em dezembro de 2004, no clube Fraternelle de Landiras.

O Girondins de Bordeaux, clube da Ligue 1, monitorou os passos de Koundé desde os doze anos, quando o jovem jogador ingressou no clube La Brède FC.

Despois um tempo com o La Brède, ao passar da categoria sub-15, ele recebe a proposta para se juntar ao centro de treinamento do Girondins de Bordeaux.

Girondins de Bordeaux

Chegado aos Girondins de Bordeaux em 2013, Jules Koundé passa a ser capitão de quase todas as equipas de base de Bordéus.

Em 2017, junto com seu time, ele conquistou o título do campeonato francês Sub-19, utilizando a braçadeira de capitão.

Jean-Luc Dogon, treinador do Bordéus Sub-19 recorda: “Durante o ano do título, ele estava acima dos outros, era o chefe, o líder defensivo. Ele levou os outros a o seguirem”.

O único empecilho que surgia para o jogador foi dito pelo seu treinador também "A única questão que surgiu para ele se tornar profissional ou não, foi o seu tamanho".

Outubro de 2017, enquanto já treina regularmente com o grupo profissional, Koundé assinou o seu primeiro contrato profissional até 2021.

O zagueiro fez sua estreia profissional em 7 de janeiro de 2018, durante uma partida da Copa da França, contra o US Granville, na qual foi titular.

Alguns dias depois, em 13 de janeiro de 2018, ele jogou sua primeira partida da Ligue 1, contra o Troyes.

Hyunjun Suk do Troyes e Jules Kounde do Bordeaux durante a partida da Ligue 1 entre Troyes e Bordeaux em 13 de janeiro de 2018 em Troyes, França. (Foto de Anthony Dibon/Icon Sport).

Tendo se tornado um jogador titular regular na defesa do Bordeaux, ele marcou seu primeiro gol no campeonato em 10 de fevereiro de 2018, contra o Amiens.

No verão de 2018, assinou uma extensão de contrato por mais duas temporadas, ou seja, até 2023.

Koundé tornou-se indispensável ao lado de Pablo Castro na defesa central. Durante as 41 partidas disputadas na temporada 2018/19, ele foi o jogador mais utilizado no campo pelo time. Excluindo as partidas em que estava suspenso, Koundé perdeu apenas um jogo durante esta campanha.

No total, ao sair do clube, o jogador havia disputado 70 jogos com o Girondins e marcado quatro gols.

Sevilha FC

Em julho de 2019, ele assina um contrato de cinco anos com o Sevilla FC, clube que disputa a La Liga (primeira divisão espanhola), a transferência foi estimada em 25 milhões de euros.

Em fevereiro de 2020, o francês já tinha doze das dezesseis partidas disputadas pelo time. Ao final de sua primeira temporada, Jules e sua equipe já tinham conquistaram o título da Liga Europa.

Em sua segunda temporada no clube, Jules Koundé estreia na Liga dos Campeões, no dia 28 de outubro de 2020, em uma vitória de 1 a 0 contra o Stade Rennes FC.

No final de sua segunda temporada com o clube, o atleta participou como titular em todas as competições que o time disputou, totalizando 49 partidas em campo e marcou 4 gols.

Jules Kounde, do Sevilla, e Jadon Sancho, do Dortmund, disputam a bola durante a partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA entre Sevilla FC e Borussia Dortmund no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan em 17 de fevereiro de 2021 em Sevilha, Espanha. (Foto de Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images)

Em sua temporada mais recente (2021/22), Koundé continua sendo titular em todas as competições do clube. Na La Liga ele participou de 24 das 30 partidas disputadas pelo Sevilla. Na Copa do rei ele participou de 3 jogos e marcou um gol, na Liga Europa participou de 4 jogos e na Champions league ele participou de 5 jogos.

Seleção da França

Em março de 2018, graças às suas boas atuações com o Bordeaux, Koundé foi convocado pela primeira vez para a seleção da França sub 20, pelo então técnico, Philippe Montanier.

Em agosto de 2020, Jules Koundé é selecionado pelo treinador Sylvain Ripoll na equipe Sub-23 da França, para a classificação para a Euro 2021.

Em seguida, ele foi convocado para a fase de grupos da competição europeia, em março de 2021. Eles se classificam ao terminar em segundo no Grupo D.

Enquanto apontava para a fase final do Euro Sub-21 em maio e depois para os Jogos Olímpicos, foi convocado pela primeira vez para a seleção principal francesa.

Jules Koundé fez parte da lista dos 26 jogadores selecionados por Didier Deschamps em maio de 2021 para participar da Euro 2020 (competição que tinha sido adiada devido ao COVID).

Ele fez sua primeira aparição pela seleção em 2 de junho de 2021, contra o País de Gales, em uma partida dos amistosos, substituindo Benjamin Pavard no intervalo da partida, que terminou em vitória por 3 a 0.

Koundé entrou em campo nas semifinais e nas finais da UEFA Nations League. Junto com sua seleção venceu os dois jogos. A final no dia 10 de outubro de 2021, contra a Espanha, foi com uma vitória emocionante com o placar de 2 a 1, nesse dia eles ganharam o troféu dos países europeus.

O zagueiro ainda está sendo convocado pela seleção da França, recentemente para a Qualificação e para os amistosos da Copa do Mundo Qatar 2022. Seu jogo mais recente foi em um amistoso contra a África do Sul, no dia 29 de março, em uma vitória de 5 a 0.

Jules KOUNDE da França e Keagan DOLLY da África do Sul durante o amistoso internacional de futebol entre França e África do Sul em 29 de março de 2022 em Lille, França. (Foto de Baptiste Fernandez/Icon Sport via Getty Images).
Compartilhe esse conteudo