Emre Can nasceu no dia 12 de janeiro de 1994 em Frankfurt, Alemanha, e atualmente joga como meio campo defensivo no Borussia Dortmund e também na Seleção da Alemanha.

Honrarias

Membro do time do Campeonato da Europa Sub - 17 da UEFA em 2011

Jovem Jogador da Temporada pelo Liverpool em 2015/16

Seleção da Temporada da UEFA Europa League em 2015/16

Gol da Temporada pelo Liverpool em 2016/17

Gol da temporada da BBC em 2016/17

Gol da Temporada da Premier League em 2016/17

Gol do mês da Bundesliga em fevereiro de 2020

Gol da temporada da Bundesliga em 2019/20

Carreira

Bayern Munich

Aos 6 anos de idade, Emre começou no time júnior do SV Blau - Gelb Frankfurt e permaneceu no clube até os 18 anos e em 2009, o jogador foi contratado pelo Bayern Munich.

Emre ficou na posição de zagueiro em seu primeiro ano no Bayern Munich II mas logo assumiu como meio campo para disputar a Regionalliga Bayern.

O jogador estreou na equipe principal na Bundesliga e na DFL - Supercup de 2012 contra o 1. FC Nürnberg e seu único gol pelo Bayern, foi em uma vitória por 1x0 contra o SC Freiburg.

Sem espaço no time, Can disputava uma vaga no meio campo com Bastian Schweinsteiger, Javi Martínez e Luiz Gustavo, fazendo somente 7 aparições em sua temporada pelo Bayern.

Bayer Leverkusen

Emre assinou um contrato de 4 anos com o Bayer Leverkusen em agosto de 2013, e fez sua estreia como substituto de Stefan Reinartz em uma derrota por 2x0 contra o FC Schalke 04.

Contra o Manchester United, Can estreou na UEFA Champions League fora de casa em um jogo que terminou 4x2 a favor do time inglês.

O jogador marcou 4 gols e fez 4 assistências em 39 jogos em sua única temporada no Bayer, despertando o interesse do Liverpool que acompanhou suas atuações na Champions League e na Bundesliga.

Liverpool

Can em sua melhor fase pelo Liverpool. Créditos: https://www.ilbianconero.com/a/emre-can-stupisce-il-liverpool-speranza-champions-cosa-cambia-pe-62286 

Can juntou - se ao elenco do Liverpool em 5 de junho de 2014 e em uma entrevista coletiva, o técnico Brendan Rodgers disse que Emre era um jovem talento inspirador.

Substituindo Joe Allen, Emre estreou em uma derrota por 3x1 para o Manchester City fora de casa no dia 25 de agosto de 2014 pela Premier League.

Jogando pela seleção Sub-21 da Alemanha, Emre sofreu uma lesão no tornozelo e ficou fora dos gramados por quase 2 meses, retornando em uma vitória por 3x2 contra o Queens Park Rangers.

Sob a gestão de um novo gerente, Jürgen Klopp, Can marcou seu primeiro contra o Rubin Kazan em uma partida pela UEFA Europa League e mais tarde, marcou seu primeiro gol da Premier League na goleada por 6x0 contra o Aston Villa.

Can era escalado mais como zagueiro ou lateral, mas com a chegada de Klopp, o jogador foi transferido para sua posição preferida de meio campista central.

A nova posição de Emre trouxe uma melhora em sua campanha, tornando-se um excelente meio campo no Liverpool.

Nas quartas de final da Europa League contra o Borussia Dortmund, Can rompeu os ligamentos do tornozelo e ficou ausente pelo resto da temporada.

Can retornou aos gramados antes do previsto em uma partida contra o Villarreal e revelou que treinou 8 horas diárias durante 3 semanas para ficar em forma novamente.

No final da temporada de 2017/18, Can fez 115 aparições e 10 gols pelo Liverpool antes de assinar um novo contrato com o Juventus da Itália.

Juventus

O meio campista em uma partida da Serie A contra o Atalanta. Créditos: https://psgtalk.com/2019/11/psg-transfer-profile-adding-depth-with-juventus-midfielder-emre-can/ 

Em um contrato de 4 anos com o clube italiano, Can se tornou o décimo jogador alemão no time depois de, Hans Mayer Heuberger, Helmut Haller, Stefan Reuter, Jürgen Kohler, Sami Khedira e Andreas Möller a se juntar ao Juventus.

Can estreou na Serie A no dia 18 de agosto como substituto na vitória por 3x2 fora de casa contra o Chievo Verona, e no dia 21 de janeiro de 2019, Emre marcou seu primeiro gol na vitória por 3x0 contra o mesmo adversário.

O novo técnico do Juventus, Maurizio Sarri, deixou Emre e Mario Mandžukić fora do elenco da Champions League para a fase de grupos do Torneio.

Como meio campo, Emre fez 37 aparições e 4 gols enquanto jogou 2 temporadas pelo clube.

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund anunciou sua nova contratação por empréstimo até o final da temporada de 2019/20, mas com um termo de obrigação de compra.

Um mês após o empréstimo, o acordo se tornou permanente em um contrato de 4 anos e Can estreou no dia 8 de fevereiro, marcando um gol na derrota por 4x3 contra o Bayer Leverkusen.

Seleção da Alemanha

Emre em uma partida contra a Seleção da Argentina. Créditos: https://www.bavarianfootballworks.com/2019/10/10/20908405/bayern-munich-emre-can-germany-juventus-joachim-loew-maurizio-sarri-seria-a-bundesliga 

Emre Can foi convocado para a seleção Sub-15 da Alemanha e rapidamente se destacou indo para as equipes Sub-16 e Sub-17, onde foi vice-campeão da UEFA European Championship de 2011.

Ainda na equipe Sub-17, Can foi o capitão na Copa do Mundo de 2011 chegando às semifinais com a Seleção da Alemanha, quando marcou um gol na derrota por 3x2 para o México.

Na European Championship de 2015 na República Tcheca, Can foi titular nas 4 partidas pela equipe Sub-21 e marcou o gol de empate contra a Sérvia no jogo de abertura do torneio.

Contra a Dinamarca, Emre fez uma bela assistência para o gol de Kevin Volland aos 32 minutos e aos 47, Can sofreu uma falta que foi cobrada por Volland onde marcou um golaço a 25 metros de distância.

Após uma derrota para a Seleção de Portugal por 5x0, a Alemanha foi eliminada do torneio nas semifinais.

Sob o comando do técnico Joachim Löw, o jogador foi convocado pela primeira vez para a Seleção principal da Alemanha antes da qualificação para a UEFA Euro 2016.

Como titular na estreia, Emre estava presente na vitória por 3x1 contra a Polônia jogando em casa no Commerzbank Arena em Frankfurt.

Após a classificação, Can estava na lista dos 23 jogadores convocados para a Euro 2016 e sua única aparição foi na derrota por 2x0 para a França na semifinal.

Mais uma vez, o jogador foi convocado em 2017 para participar da Copa das Confederações da FIFA e em 5 aparições no torneio, Can viu a Alemanha ser a campeã contra o Chile na final.

Emre marcou seu primeiro gol no dia 8 de outubro de 2018, quando a Alemanha venceu o Azerbaijão por 5x1 nas eliminatórias da Copa do Mundo e mesmo ajudando a seleção, Can foi deixado de fora do elenco para disputar a Copa do Mundo.

Curiosidades

Emre Can é filho de pais imigrantes turcos que se mudaram para Frankfurt, Alemanha onde cresceu seguindo os ensinamentos muçulmanos.

Emre era uma criança versátil que passou grande parte da sua infância sendo fanático por futebol, assistindo jogos, filmes e jogando videogame.

Emre significa “Amigo” em turco, enquanto Can significa “Espírito, Vida e Coração''.

O jogador turco Cenk Tosun, publicou uma fotografia no Instagram declarando apoio aos militares turcos envolvidos no ataque ao nordeste da Síria.

O post foi apreciado por Can e İlkay Gündoğan que são alemães com descendência turca, mas logo os dois removeram os “Likes”.

Em uma entrevista, Emre pronunciou que era um pacifista e que sem querer gostou do post enquanto olhava sua linha do tempo na plataforma.

Compartilhe esse conteudo