O atleta inglês, James Ward Prowse, é um jogador de futebol profissional, que atualmente joga pelo clube Southampton FC, como um meio campista central, desde a sua fase juvenil, em 2003. Prowse tem 1,73m de altura, pesa aproximadamente 66 kg, e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Southampton FC.

Além de representar o seu time inglês, o atleta também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra, desde 2010, quando jogou pela seleção SUB-17.

James nasceu no dia 1º de novembro de 1994, na cidade de Portsmouth, uma cidade portuária ao sul da Inglaterra, a única cidade-ilha do Reino Unido.

O amor de James pelo futebol começou desde o dia em que ele começou a andar. Conforme relataram seus pais, o advogado John Ward Prowse e sua mãe, Jackie Ward Prowse: “o garoto James chutava qualquer coisa que via pela frente, logo após os seus 2 anos de idade”.

Foi então que ele deu início a sua carreira, com 7 anos de idade.

PRIMEIROS CHUTES.

SOUTHAMPTON FC ACADEMY -

No ano de 2001, com quase 7 anos de idade, os pais de James o colocaram para receber treinamentos em futebol na associação esportiva, a East Lodge FC. Ali James começou a desenvolver seu futebol, pela modalidade juvenil.

Mais tarde, em 2003, ele ingressou em outro clube, aos 9 anos de idade, o clube inglês Southampton FC Academy, treinando e jogando pela equipe juvenil de atletas amadores. E posteriormente migrando para as categorias de base, após os seus 12 anos de idade.

James permaneceu ali treinando pelo Southampton, como jogador iniciante, até 2011. Durante aquele período, James participou com seus colegas em todos os jogos da equipe SUB-18, durante a temporada de 2010/2011.  

(life bogger.com) James Ward Prowse treinando pela modalidade juvenil em 2002.

SOUTHAMPTON FC - (futebol profissional).

No mês de outubro de 2011, depois de vários anos treinando e aperfeiçoando seu potencial de jogo, James Ward Prowse foi convidado para ingressar na equipe principal do clube Southampton FC como um jogador profissional sênior.  James realizou a sua estreia durante os jogos da Copa da Liga, em uma disputa contra o “the eagles”, o time Crystal Palace, aos 16 anos de idade.

O primeiro gol de James como profissional aconteceu logo em seguida, na sua 2ª participação, já como titular da equipe, em um jogo contra o Coventry City, que foi derrotado por 2x1, em uma disputa apertada. O gol de James no final da partida, contribuiu muito para que o Southampton pudesse seguir em frente para a 4ª rodada de jogos da FA CUP.

O Southampton no final daqueles torneios, em maio de 2012, acabou sendo promovido para a 1ª divisão, e isso levou James Prowse e mais 3 jogadores da equipe, a ganharem um contrato profissional junto ao clube, como recompensa pelo retorno do time à Premier League. Os colegas premiados de Prowse foram

Calum Chambers, Jack Stephens e Luke Shaw.

A estreia de James nos jogos da Premier League e o seu desempenho, foram um sucesso absoluto, com o jogador recebendo depois, vários elogios de comentaristas e jornalistas esportivos.

James Ward-Prowse de Southampton comemora depois de marcar o segundo gol do seu lado durante a partida da Premier League entre West Ham United e Southampton no Estádio de Londres em 26 de dezembro de 2021 em Londres, Inglaterra. (Foto de Justin Setterfield/Getty Images).

O coordenador geral para estratégias táticas, treinador e também fisioterapeuta do Southampton, o Dr. Nigel Howard Adkins, mencionou James, em entrevistas coletivas, como sendo um jogador “espantosamente excelente”.

Depois de uma série de elogios aparecendo constantemente nas mídias, o Southampton tratou de redigir rapidamente um novo contrato para o atleta, válido por 5 anos, visto que diversos rumores começaram a surgir, mencionando sobre clubes que estariam interessados no jogador.

Muito feliz por aquele reconhecimento, James então assinou seu novo contrato, logo após ter feito 18 anos de idade, no mês de novembro de 2012.

Na temporada de 2013/2014, James ganhou um forte aliado a seu favor, o novo técnico Mauricio Pochettino, que passou a ter uma grande admiração pelo atleta, e concedeu a ele mais oportunidades para mostrar todo seu potencial em campo. E durante a temporada de 2014/2015, James esteve participando em quase todos os jogos, sempre ajudando a equipe a conquistar gols.

Porém, no dia 20 de setembro, o inglês fraturou seu pé, em uma disputa contra o time dos Swansea City, e precisou ficar de fora dos jogos por quase 11 semanas.  No mês de janeiro de 2015, James Prowse assinou um novo contrato com o clube, válido por 5 anos e meio.

BIRMINGHAM, INGLATERRA - James Ward-Prowse de Southampton comemora depois de marcar o terceiro gol de sua equipe durante a partida da Premier League entre Aston Villa e Southampton no Villa Park em 01 de novembro de 2020 em Birmingham, Inglaterra. (Foto de Gareth Copley/Getty Images).

No dia 3 de outubro de 2015, um jogo histórico ocorreu entre o clube Chelsea e o Southampton. Aquela disputa marcou a 100ª participação de James Prowse pela sua equipe, e dessa forma, ele se tornou o 4º jogador profissional mais jovem a conseguir atingir essa marca. No jogo daquele dia, os ingleses do Chelsea foram derrotados por 3x1.

Posteriormente, no dia 16 de janeiro de 2016, Ward Prowse foi novamente elogiado nas mídias sociais, pelo treinador holandes, Ronald Koeman, depois que o jogador garantiu 2 gols em uma disputa, jogando em casa, com vitória sobre o rival Bromwich Albion, por 3x0, em um tiro livre e outro por penalty. James passou a somar durante aquela temporada de 2015/2016, sua participação em 39 jogos e mais 2 gols.

Após essa fase excelente, o jogador assinou novamente um contrato válido por 6 anos, até 2022.

No dia 7 de abril de 2018, James realizou a sua 200ª aparição pelo Southampton, abrangendo todas as competições em que jogou pela equipe. E no dia 17 de agosto de 2020, James passou a assinar um novo contrato com o seu clube do coração, válido até o ano de 2025.

Com sua participação ativa e constante em praticamente todos os jogos do Southampton, no dia 26 de janeiro de 2021, James atingiu a sua 300ª participação pelo clube, em uma disputa contra o Arsenal FC que venceu o jogo naquele dia, por

3x1.

Pouco tempo depois de o clube Southampton vivenciar uma sequência longa de vitórias sobre vários rivais poderosos, o clube Aston Villa fez uma oferta para comprar Ward Prowse, por 25 milhões de Libras, oferta que foi imediatamente rejeitada pelo clube.

No dia 15 de janeiro de 2022, em uma disputa contra o rival Wolverhampton Wanderers FC, James garantiu 1 gol de falta naquele jogo, que terminou em 3x1, com a vitória dos Wolves.

Apesar do resultado negativo para o Southampton, James naquele jogo atingiu um recorde de gols marcados em chutes de falta, com 12 gols marcados em toda a história da Premier League, ficando em 2º lugar na lista dos grandes recordistas, atrás somente do lendário David Beckham, com 18 gols.

James Ward Prowse depois daquele jogo, foi elogiado novamente em público pelo maior gênio do futebol tático, Pep Guardiola, que citou o jogador como um dos maiores batedores de faltas do mundo.

CURIOSIDADES.

Ward Prowse é um grande praticante de doações para crianças carentes. O jogador sempre comparece na associação de doações do BT Sport Club, o The Support 's Club, a fim de fazer donativos e incentivar outros a doar também.

O jogador inglês sempre se espelhou em David Beckham e Steven Gerrard como seus maiores ídolos.

James sempre realiza o movimento de tacada do golfe, para comemorar logo depois que faz um gol.

Compartilhe esse conteudo