O atleta dinamarquês Thomas Joseph Delaney é um jogador de futebol profissional que joga pelo clube espanhol, da La Liga, Sevilla CF desde 2021. O craque joga com sua camisa Nº 18, na posição de meio campista defensivo. Delaney tem 1,82m de altura, pesa aproximadamente 71 kg e é um jogador canhoto.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Sevilla CF.

Além de representar muito bem o seu clube espanhol, Thomas também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Dinamarca desde 2008, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-18.

Delaney nasceu no dia 3 de setembro de 1991 na cidade de Frederiksberg, na Dinamarca.

CURIOSIDADES.

O jovem craque Thomas Joseph Delaney já enfrentou diversos obstáculos para se tornar um gigante dentro de campo. O jogador é daltônico e enxerga com alterações de cores em sua visão, principalmente envolvendo o vermelho e o verde.

Quando o craque tinha 3 anos de idade, seus pais se divorciaram e sua mãe foi embora de casa. Posteriormente, durante um certo tempo em sua adolescência, Delaney parou de crescer e precisou fazer tratamentos para reativar seu desenvolvimento.

O atleta menciona que precisou fazer um esforço sobre-humano para se destacar mais que os outros, devido a sua estatura baixa.

Delaney possui raízes irlandesas, visto que seu bisavô havia abandonado a Irlanda para fixar residência nos EUA, por causa da grande fome que se abateu sobre o país, em meados de 1840, juntamente com a propagação de pandemias também naquela época. Porém Thomas e seu pai, Michael Delaney, são nascidos na Dinamarca.      

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

O jovem craque dinamarquês começou a defender sua seleção em outubro de 2008, quando realizou sua estreia pela equipe SUB-18. Porém pela equipe da Dinamarca SUB-19, o atleta disputou 11 jogos com uma desenvoltura invejável.

(placar.abril.com.br) Thomas Delaney, símbolo de apoio aos portadores de deficiência visual. (Valentin Ogirenko/Getty Images).

No dia 11 de agosto de 2010, Delaney passou a ser convocado para jogar pelo time SUB-21, defendendo a Dinamarca em seu primeiro jogo amistoso contra a seleção da Itália.

Depois de disputar campeonatos internacionais pelas equipes juvenis e adquirir bastante experiência, Thomas Delaney foi convocado para a seleção principal da Dinamarca, no dia 15 de outubro de 2013. Ele disputou um jogo de qualificação contra a seleção de Malta, para a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Naquela partida, Delaney permaneceu em campo durante todos os 90 minutos de jogo e sua equipe derrotou a seleção de Malta, por 6x0.

Após vivenciar aquela vitória, Delaney só obteve sua 2ª internacionalização no dia 25 de março de 2015, quando o jogador disputou um jogo amistoso contra os EUA, que foi realizado na cidade de Aarhus, a 2ª maior da Dinamarca. Naquele jogo os EUA sofreram uma derrota de 3x2.

O craque dinamarquês garantiu seu primeiro gol em gramados internacionais, no dia 1º de setembro de 2017, em uma disputa contra a Polônia, que ocorreu durante os jogos eliminatórios da Copa do Mundo de 2018. Naquela ocasião, a Dinamarca obteve uma grande vitória por 4x0.

(maisfutebol.iol.pt) Thomas Delaney foi eleito pela UEFA como o melhor em campo na vitória da Dinamarca sobre a República Checa (2-1) em jogos das quartas de final Euro 2020.

Em um outro jogo no dia 4 de setembro, Delaney conseguiu realizar um hat trick, em uma grande virada. Naquele jogo que reuniu a Dinamarca X Armênia, logo no início de jogo aos 6 minutos, Ruslan Koryan abriu o placar para os Armênios, em um jogo onde parecia que a Dinamarca poderia sofrer uma goleada humilhante.

Porém, aos 16 minutos de jogo, Thomas Delaney conseguiu marcar, empatando o jogo. Aos 29 minutos, Christian Eriksen garantiu o 2º gol para a Dinamarca. E o jogo seguiu tenso e amarrado até o final.

Foi então que o craque Delaney, procurando reunir todas as forças, conseguiu enfim, marcar mais um gol aos 81 minutos finais de jogo, e depois marcou mais um gol aos 90 + 3 de acréscimos, aproveitando assim os últimos segundos finais, e garantindo uma vitória fenomenal sobre a Armênia, por 4x1.

Como já era de se esperar, em junho de 2018, Delaney foi selecionado para defender a seleção da Dinamarca na Copa do Mundo na Rússia. O craque também foi incluído no elenco dos melhores 26 jogadores para disputar os jogos da UEFA Euro 2020.

Delaney marcou o primeiro gol em um jogo durante as quartas de final contra a República Tcheca, que perdeu por 2x1.

(life bogger.com) Thomas Delaney, treinando na equipe amadora, na época que teve problemas de crescimento durante a adolescência.

PRINCIPAIS CLUBES.

FC COPENHAGEN - (futebol amador)

Durante sua infância, Delaney começou cedo a buscar aprimoramentos no futebol. Por volta do ano de 2008, o craque já havia ingressado junto ao clube local de futebol do time reserva juvenil FC Copenhagen. O garoto deu início aos seus jogos amistosos amadores durante a temporada de 2008/2009.

Delaney realizou sua estreia oficial durante as meias-finais, quando enfrentou o clube Nordvest FC. Cerca de 2 semanas depois daqueles jogos, Thomas já estava incluído entre os 11 principais jogadores. E logo depois, durante as férias de verão de 2009, Delaney foi alistado em uma promoção para a equipe principal do time.

FC COPENHAGEN - (futebol profissional)

E em sua estreia, que ocorreu no dia 22 de julho de 2009, o atleta jogou a 2ª mão completa em uma vitória da 2ª pré-eliminatória pela Liga dos Campeões do time Copenhagen contra o FK Mogren.

Thomas realizou sua 1ª partida pela Superliga no dia 9 de agosto de 2009, contra o rival Sonderjyske.

Depois de demonstrar total comprometimento com seu clube, no dia 29 de dezembro de 2011, Delaney passou a assinar um alongamento de contrato, válido até 2014.

No dia 6 de julho de 2013, passou a ser nomeado como o jogador titular da equipe, incluindo os jogos mais importantes realizados contra fortes oponentes, tais como Real Madrid, Galatasaray, e Juventus FC.

No dia 23 de janeiro de 2014, seu contrato foi novamente prolongado até 2017, e foi nomeado capitão de toda a equipe. E no dia 14 de maio de 2015, foi condecorado como o Homem do jogo, após uma vitória por 3x2 contra o FC Vestsjaelland, da Superliga.

SPORTVEREIN WERDER BREMEN FC -

No mês de janeiro de 2017, o craque dinamarquês ingressou junto ao clube alemão Werder Bremen. Logo depois, no dia 18 de fevereiro de 2017, marcou seu primeiro gol pelo clube, contribuindo muito para a vitória obtida pelo seu time, contra o Mainz 05, que perdeu por 2x0. Antes dessa vitória, o time alemão havia sofrido 4 derrotas consecutivas.

E no dia 1º de abril de 2017, Thomas realizou um hat trick, seu primeiro na carreira, que gerou uma vitória gloriosa contra o SC Freiburg, que perdeu por 5x2.

BORUSSIA DORTMUND -

No dia 7 de junho de 2018, Thomas ingressou no clube alemão Dortmund, assinando um contrato válido por 4 anos. A taxa de transferência contratual ficou em € 20 milhões de euros.

SEVILLA -

No dia 25 de agosto de 2021, Thomas Joseph Delaney passou a fazer parte da equipe do Sevilla depois de assinar um contrato de 4 anos, por uma taxa de transferência no valor de € 7 milhões de euros.

Durante as últimas semanas, o craque mencionou em entrevistas dadas a jornalistas que está muito feliz junto ao Sevilla.

Ao responder perguntas dos comentaristas do Goal e ao Spox, em fevereiro de 2022, o craque mencionou:  "Algumas semanas antes de me mudar para o Sevilla, as coisas começaram a ficar sérias. Às vezes, como jogador, você precisa se esforçar para fazer acontecer. Tive a sensação de que era a jogada certa para mim."


Compartilhe esse conteudo