O Crotone e o salto do tubarão!

Conheça a história do time que até os anos 2000 nunca tinha chegado à segunda divisão e que passou a figurar na Série A do Italiano!

Football Club Crotone é o nome completo do clube que, em poucos anos, passou da série C do campeonato italiano para a elite do futebol de um dos países mais tradicionais do esporte no mundo!

O clube surgiu na província da Calábria e fica situado na cidade que leva o mesmo nome do time, Crotone. Até o ano de 2021 ainda continuava figurando na série B do campeonato italiano, um lugar significativo para a origem simples do time!

A primeira notícia que se tem do Crotone data do ano de 1910, participando de diversos campeonatos amadores e ligas inferiores. Chegou a disputar o que hoje seria a Série C, mas que na ocasião era chamada de Prima Divisione.

Como já era de se esperar e que faz parte de todos os times italianos, as Guerras interromperam a história do esporte e dos clubes no país. Com o Crotone o primeiro clube chegou a fechar.

Foi somente após a Segunda Guerra Mundial que outro clube foi fundado para substituir o primeiro. Esse novo time disputou sete temporadas seguidas na Série C e ganhou o nome de Unione Sportiva Crotone.

Rebaixamento à série D e desesperança

Em meados dos anos 60, já com quase duas décadas de história do novo clube, o Crotone é rebaixado para a série D do campeonato italiano, mas apesar do duro choque, o time retorna no próximo ano.

Dessa vez o retorno à terceira divisão é mantido com toda garra, que é típica dos clubes italianos. Assim, o Crotone consegue se manter na C por quatorze anos seguidos.

O que parecia uma estabilidade contínua não agradou os torcedores, já que o que se espera de um time com tanta história e tão antigo é que ao menos chegue perto ou alcance a série A por algumas vezes.

Quando a Liga Italiana é reorganizada sob novas regras no ano de 1978, o Crotone passa a ficar classificado na divisão chamada de C2. No entanto, o time acaba declarando sua falência e pegando os torcedores de surpresa.

Embora pareça uma queda impossível de ser superada, a falência e o fechamento de times no futebol italiano é consideravelmente comum e acontece devido a problemas de gestão ou falta de dinheiro para manter o clube.

Após a declaração oficial de falência e fechamento do clube, o Crotone com formação e gestão iniciais não poderia mais atuar, mas no ano seguinte um novo clube acabou sendo fundado na cidade.

Associazione Sportiva Crotone

Esse novo clube recebe um nome parecido com o primeiro, para tentar manter a história e a tradição do futebol da cidade de Crotone e buscar de novo a confiança dos torcedores da Calábria, decepcionados com o fim do antigo time.

Assim surge a Associazione Sportiva Crotone, que começa literalmente debaixo, disputando a oitava divisão do campeonato italiano em sua primeira temporada de existência.

Embora a posição para um time substituto de outro com história tão antiga seja complicada, o Crotone leva poucos anos para chegar novamente à Série C2, onde estava seu antecessor.

Na temporada de 84-85, o clube consegue chegar à terceira, mas cai em sequência para a quarta divisão.

Novas mudanças na gestão alteram novamente o nome do time que passará a se chamar Kroton Calcio, chegando de novo à C2 e lá ficando até início dos anos 90, mais exatamente em 1991.

Nova falência nos anos 90

A prova de que as declarações de falência são muito mais comuns no futebol italiano do que no restante do mundo está nas diversas vezes em que um mesmo clube pode se declarar sem fundos.

Isso acontece novamente com o Crotone que, nos anos 90, se declara novamente falido, sendo refundado posteriormente com o nome de Football Club Crotone Calcio e obtendo excelentes resultados sob o comando do então técnico Raffaele Vrenna.

Mas foi sob as orientações do técnico Antonello Cuccureddu que o clube alcançou a segunda divisão pela primeira vez após o ano 2000 e também com o novo nome após sua refundação.

A partir daí, até o ano de 2008 o time passa a oscilar entre altos e baixos e permanecer na zona de troca entre série C e série B por diversas temporadas.

A chegada do tubarão à série A

Mas como prova de sua grande garra, o Tubarão, como é chamado na cidade, acaba conquistando a série A em um feito histórico! O apelido do clube se deve ao seu mascote, animal marinho comum nos mares da região da Calábria!

Outro fato histórico conquistado pelo Crotone nessa ocasião é que ele se consolida como o terceiro time da Calábria a chegar à Série A, um número muito reduzido diante da quantidade de clubes que a província possui.

https://calciopedia.com.br/wp-content/uploads/2016/04/523529626_mediagallery-page.jpg
Torcedores do Tubarão dão as boas-vindas à Série A. Fonte: Calciopedia.

Um dos motivos para essa baixa ascensão dos clubes da região para a elite do Italiano é que a Calábria é uma das menos desenvolvidas regiões do país, com altas taxas de desemprego e um número muito grande de imigrantes asiáticos que acabam ficando marginalizados na Europa.

Sendo assim, os times que surgem na Calábria, e com o Crotone ocorre o mesmo, possuem imensa dificuldade de se manter funcionando e vivo, especialmente pela falta de recursos financeiros e investimentos na região.

318 Crotone Kalabrien Italien Fotos - Kostenlose und Royalty-Free  Stock-Fotos von Dreamstime
Beleza do mar dos tubarões em Crotone, na Calábria. Fonte: Dreams Time.

Assim, a subida dos tubarões à Série A não havia sido prevista nem acreditada pela imprensa italiana e mundial, mas acabou acontecendo e surpreendendo a todos, menos à sua fiel torcida.

Um dos fatores que certamente contribuíram para a subida do Crotone na temporada 2016-17 foi sua torcida. Embora o estádio seja relativamente pequeno, o mesmo conta com pouco mais de 9 mil lugares, e os torcedores sempre fazem um coro incansável em favor de seu time de coração.

O estádio do clube recebeu o nome de Ezio Ácida, devido a um jogador que atuou no time do Crotone nos anos 40, que infelizmente acabou morto em um trágico acidente de carro quando estava dirigindo rumo a um jogo do time.

Outro fato que contribuiu muito para a subida do clube é seu investimento constante no futebol das categorias de base. O Crotone se dedica a ensinar e treinar crianças e adolescentes nas escolas de base de seu clube já há muitas décadas.

Settore giovanile: vince l’U17, ko l’U15
Sub 17 do Crotone. Fonte: FC Crotone.

Já sabemos que com tubarões não se brinca e, mesmo tendo passado somente uma temporada na Série A, o Crotone está com tudo disputando a série B italiana e tem hoje muita vontade de voltar à elite para repetir o feito passado.

Acompanhe o Bets e fique por dentro da história dos times do futebol italiano e de todo o mundo!

Compartilhe esse conteudo