Equipe do futebol romeno fez parte da primeira divisão do Campeonato Romeno entre 1906 e 1916

Um dos primeiros clubes fundados na Romênia, o Americana teve uma curta história no futebol local, somando 10 anos de atividade. Criado em 1906, a equipe romena foi extinta em 1916.

Nesse período, o clube que vinha se fortalecendo e crescendo para ser um dos maiores times do país, ainda conseguiu levantar a taça de campeão do Campeonato Romeno em 1915, antes de fechar as portas.

De lá para cá, a Liga de Futebol da Romênia se modernizou, e cresceu no cenário continental. A melhora do esporte nacional começa, a partir da década de 1990. A crescente adesão de países ao redor do mundo do formato de Liga, animam aos clubes locais.

No atual formato, a Liga Nacional da Romênia, é disputada por 16 times, e as equipes se enfrentam em uma fase inicial, para definir os times classificados ao mata-mata decisivo do torneio.

Na sequência, os seis melhores times se classificam e se enfrentam para definir as posições finais de cada equipe, e qual a classificação de cada time. Na parte de baixo da tabela, também ocorre a disputa entre as seis piores equipes, e é definido os clubes rebaixados.

O Cluj busca se manter no topo das conquistas nacionais

Campeão do torneio nacional nas últimas três edições, o Cluj teve na campanha da primeira fase do Campeonato Romeno, a melhor colocação entre os 16 times. Dono da melhor campanha disparada do torneio, o gigante local vem para a reta final, em busca do tetra.

Com um time forte e que vem de um fortalecimento anual da equipe, o CFR Cluj lidera a fase inicial do Campeonato Romeno, com 73 pontos conquistados em 29 jogos. Mesmo faltando uma rodada para o término da primeira fase, o clube já garantiu a melhor campanha.

Uma imagem contendo arma, grupo, pessoas, grande

Descrição gerada automaticamente
Torcida do Cluj faz a festa em jogo do time romeno pela liga. Foto: Wikimedia

Ao todo, foram 23 vitórias do Cluj no torneio, com quatro empate e duas derrotas. Com 44 gols marcados e 15 sofridos, o time romeno tem o melhor saldo de gols da competição, sendo ele positivo em +29.

Com um jogo a menos que o rival, o Steaua termina a fase de classificação em segundo lugar

O maior time da Romênia, que em sua história tradicional no cenário do futebol europeu, já emplacou uma conquista de Champions League no ano de 1986, hoje busca quebrar a hegemonia do rival local.

Com o Cruj tendo vencido as três últimas edições, o jejum de títulos da principal competição nacional vem aumentando. Nessa temporada, o Steaua ocupa a segunda colocação na fase inicial do torneio nacional, ficando atrás apenas do Cruj.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Steaua perfilado. Foto: Torcedores

A campanha do Steaua até aqui é de 28 partidas disputadas com 59 pontos conquistados. Ao todo, foram 17 vitórias do time romeno, com oito empates e três derrotas. A equipe também é dona do segundo melhor ataque da competição, com 53 gols marcados.

Na defesa, foram 29 gols sofrido ao longo da temporada, dando ao clube do Steaua um saldo de gols positivo de +26. Na sequência da classificação, em terceiro lugar, vem o CSU Craiova.

Craiova chega na fase final da competição com a terceira melhor campanha

Dono de uma campanha de 51 pontos conquistados ao longo da temporada atual, com 29 jogos realizados, o Craiova é o terceiro colocado da fase inicial do Campeonato Romeno.

A equipe tem uma trajetória até aqui de 15 vitórias, seis empates e oito derrotas. O clube do Craiova é dono do melhor ataque da competição, com 54 gols marcados ao longo do torneio nacional.

Pessoas jogando futebol em um campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Craiova tenta jogada. Foto: Trivela

A defesa, tem uma média de 1 gol sofrido por jogo, com 29 gols levados em todo o torneio. Sendo assim, o clube finaliza a fase inicial da competição nacional em terceiro lugar, e vem em uma crescente para a reta decisiva do campeonato.

Com vitórias nos últimos cinco jogos, a tendência é que o Craiova embale e chegue forte para disputar com os rivais Cluj e Steaua, o título nacional do Campeonato Romeno de Futebol.

No restante das vagas para a fase aguda, seguem abertas as disputas pela classificação

O quarto colocado da competição nacional nessa primeira fase é o Voluntari. A equipe romena soma 47 pontos conquistados em 29 jogos, e é o clube mais próximo a garantir vaga na fase final do torneio nacional.

Com quatro equipes brigando por três vagas, o Campeonato Romeno vê uma disputa interessante entre os bons times nacionais. Voluntari com 47 pontos, Botosani (46), Constanta (45) e Arges Pitesti (42), estão na disputa para a próxima fase da competição nacional.

Entre essas equipes, apenas o Voluntari possui 29 jogos. O restante ainda tem uma partida a menos em relação ao rival. Com isso, as posições da tabela podem sofrer alterações nas últimas rodadas.

O Botosani, clube romeno que vem em quinto lugar na classificação geral, tem nos 46 pontos conquistados em 28 jogos, uma campanha irregular, marcada pelo alto número de empates no torneio.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Botosani perfilado. Foto: Digi Sport

Porém, o número de derrotas do time romeno, é um dos menores da competição nacional, com apenas quatro jogos perdidos na competição. A equipe também soma 11 vitórias na primeira fase do torneio.

A decisão das últimas vagas estão para hoje (03/03) a partir das 13:00 (horário de Brasília), com o jogo entre Constanta x Botosani, e Arges Pitesti x Steaua, esse a partir das 16:00 (Brasília). Depois disso, a rodada do final de semana, com o início nesta sexta (04/03), encerra a fase inicial do torneio nacional.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Romênia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo