O atleta português Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes, ou simplesmente Gonçalo Guedes como é conhecido, é um jogador de futebol profissional contratado pelo clube espanhol, Valencia CF, desde 2018. O craque atua dentro de campo na posição de segundo atacante e ala, e joga com sua camisa Nº 7.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Valencia CF.

Guedes tem 1,79m de altura, pesa aproximadamente 68 kg e é um jogador destro.

Além de representar com muito orgulho o seu clube espanhol, o craque português também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção de Portugal, sua terra natal, desde 2011, quando começou a disputar jogos mundiais pela equipe de Portugal SUB-15.

Gonçalo Guedes nasceu no dia 29 de novembro de 1996, na cidade de Benavente, no distrito de Santarém, Portugal.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

Em sua trajetória internacional, Guedes, com apenas 18 anos de idade, começou a disputar jogos mundiais quando foi convocado pela primeira vez no dia 6 de novembro de 2015.

O treinador chefe da seleção de Portugal, Manuel Fernandes Santos, já estava de olho no craque, e convocou o jogador para disputar amistosos internacionais contra Rússia e Luxemburgo.

Guedes realizou sua estreia 8 dias depois, enfrentando a Rússia que saiu vitoriosa naquela disputa, por 1x0.

Aquele jogo aconteceu na cidade de Krasnodar, na Rússia, e foi marcante para o jovem craque, porque Guedes, naquele jogo, acabou se tornando o 1º jogador com apenas 18 anos de idade a defender Portugal, desde a época de Cristiano Ronaldo, que havia iniciado no futebol internacional com 16 anos, em 2001, defendendo a equipe de Portugal SUB-17.

(Crédito: Divulgação/Twitter UEFA Nations League) Com um gol de Gonçalo Guedes, Portugal é a campeã da primeira edição da UEFA Nations League, na temporada 2018/2019.

Uma outra data importante para Guedes foi 10 de novembro de 2017, quando o jovem atleta garantiu seu primeiro gol pela equipe principal de Portugal, em um duelo amistoso, jogando em casa, contra a Arábia Saudita, que saiu derrotada por 3x0.

Além do seu gol, Guedes também realizou uma assistência perfeita para seu colega de equipe, Manuel Tavares Fernandes, que garantiu mais um gol para Portugal. Naquele amistoso, que foi realizado para angariar fundos para vítimas dos incêndios que ocorreram em Portugal, Guedes e Manuel Tavares foram as grandes estrelas do jogo.

Os craques Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma, que estavam se recuperando, não participaram naquele amistoso. Depois daquele jogo, Gonçalo Guedes foi imediatamente incluído na lista dos 23 melhores jogadores portugueses, e convocado oficialmente para disputar os jogos do Mundial de 2018, na Rússia.

No último jogo amistoso que ocorreu no dia 7 de junho de 2018, antes de começar o torneio, uma nova vitória ocorreu contra a Argélia, que foi derrotada em 3x0, e com 2 gols marcados por Guedes, sendo o primeiro aos 17 minutos e outro aos 55 minutos de jogo, jogo que ocorreu no estádio do Sport Lisboa e Benfica.

E durante as finais da UEFA 2019 Nations League, Gonçalo ajudou na vitória completa em cima da Suíça, durante os jogos das meias-finais. E em outro confronto contra a Holanda, durante a final, no Estádio do Dragão, Gonçalo Guedes garantiu o único gol do jogo.

(twitter.com/SLBenfica) Gonçalo Guedes atuando pelo Benfica.

PRINCIPAIS CLUBES.

BENFICA - (futebol amador)

O jovem craque Gonçalo Guedes começou seus treinamentos com cerca de 9 anos de idade. Em 2005 o garoto ingressou no famoso clube Sport Lisboa e Benfica, e passou a treinar pela modalidade juvenil, pelo time amador.

Porém logo em seguida foi promovido para a equipe de Juniores, um degrau acima, com jogadores em média 2 anos mais velhos que ele. Logo em sua estreia o garoto marcou todos os 5 gols em uma disputa que ocorreu com outro time amador, infantil, de garotos mais velhos que ele.

Posteriormente ingressou em suas categorias de base também, progredindo rapidamente, e chamando a atenção de seus treinadores.

O jovem atleta permaneceu ali, jogando no futebol amador até o ano de 2014.

BENFICA - (futebol profissional)

Gonçalo continuou perseverante ali mesmo no clube Benfica, recebendo treinamentos técnicos e aperfeiçoando seu futebol. Após o mês de abril de 2014, o atleta começou a sua carreira como jogador sénior, e realizou sua estreia como profissional jogando pela equipe do Benfica B, o time reserva do clube, onde participam jogadores novatos, mas que já saíram do esporte amador.

Cerca de 6 meses depois, o craque foi promovido para a equipe principal do clube, e passou a integrar o time oficial.

Durante a temporada de 2013/2014, quando surgiu o lançamento da UEFA Youth League, Guedes fez parte do grupo definitivo do Benfica, e foi um atleta fundamental dentro de campo para ajudar nas derrotas de clubes como PSG, Real Madrid, Manchester City e Anderlecht, com o Benfica rumando rápido para a final.

No dia 4 de janeiro de 2015, Guedes realizou sua estreia jogando na 1ª Liga, em uma disputa contra o rival, clube Penafiel que foi derrotado em 3x0. Mais tarde, no dia 4 de julho, Guedes foi homenageado como o melhor jogador do ano, pela 2ª Liga, da temporada de 2014/2015.

(dn.pt/desporto) O craque Gonçalo Guedes após assinar contrato pelo PSG, em 25.01.2017, com sua camisa Nº 15.

E no dia 26 de setembro de 2015, o craque garantiu seu primeiro gol pela equipe principal do Benfica, em um enfrentamento vitorioso contra o Paços de Ferreira FC, com resultado em 3x0. E no dia 30 de setembro Guedes também estreou seu primeiro gol pela UEFA Champions League, ao derrotar o Atlético de Madrid, por 2x1.

O craque português se tornou o atleta mais jovem a marcar um gol durante a fase de grupos. Ele foi muito elogiado durante todo o campeonato, inclusive pelo treinador do Atlético de Madrid, Diego Pablo Simeone, que, de forma muito humilde, mostrou admiração pelo craque rival, após aquele jogo.

PSG -

Depois de chamar a atenção de muitos clubes europeus, no dia 25 de janeiro de 2017, o craque foi contratado pelo Paris Saint Germain, e assinou um contrato com validade até 2021, contendo uma taxa de transferência no valor de € 30 milhões de euros.

Após uma disputa bem difícil entre o Manchester United e o PSG, para obter a assinatura do exímio jogador, o PSG levou a melhor. Cerca de 4 dias depois disso, Gonçalo realizou sua estreia jogando pela Liga 1, na defesa do PSG, em um jogo contra o Monaco FC, terminando empatado em 1x1.  

VALENCIA CF - (empréstimo)

No dia 1º de setembro de 2017, em um acordo feito entre os clubes, Gonçalo foi enviado para o clube espanhol, Valencia CF, como um empréstimo, com contrato válido para 1 temporada.

O craque realizou sua estreia na La Liga, 8 dias depois, quando disputaram um jogo contra o Atlético de Madrid, que terminou em 0x0. Ele entrou em campo no final do jogo, faltando menos de 25 minutos para seu término, para substituir Andreas Pereira.

O primeiro gol marcado por Guedes durante aquele período de empréstimo ocorreu no dia 15 de outubro, em uma disputa contra o clube Real Betis, que foi derrotado naquele jogo, por 6x3.

Depois daquela e de outras vitórias realizadas pelo Valencia, a equipe se tornou invicta em suas vitórias e ocupou a 2º colocação no ranking da tabela, permanecendo acima do Real Madrid.

Durante o final da Copa Del Rey em 2019, no dia 25 de maio, Guedes foi fundamental em um jogo em que o Valencia derrotou o Barcelona por 2x1, e em março de 2022, um gol de Guedes, marcado a longa distância, foi decisivo para garantir uma vitória contra o Athletic Bilbao, e assim garantir a continuidade do Valencia rumo a mais uma final da Copa.

Compartilhe esse conteudo