Você, fã de futebol, com certeza conhece o lendário Zlatan Ibrahimović, seja por seus gols antológicos, ou por seu estilo de jogo único e incomparável. Mas você, caro leitor, conhece a fundo a história e a trajetória do talentoso jogador sueco, que sem dúvidas é um dos melhores jogadores de todos os tempos.

O Zlatan Ibrahimović, que é também conhecido popularmente como Ibra, é um jogador de futebol sueco que atua como centroavante, e atualmente joga no Milan da Itália.

As principais características do jogador remetem ao seu tamanho exorbitante, tendo o craque quase 2 metros de altura e a sua força para se impor nas defesas adversárias, além de ter outros atributos como velocidade, habilidade e elasticidade incomuns em jogadores muito altos, fruto talvez de sua prática no tae-kwon-do, modalidade na qual é Ibra faixa preta.

Zlatan nasceu no dia 3 de outubro de 1981 na belíssima cidade de Malmö, que fica na Suécia.

Ibra está hoje entre os vinte jogadores da história do futebol que fizeram mais de 500 gols oficiais na carreira, ficando por volta da décima terceira posição, e além de fazer muitos gols, o jogador tem muitas assistências em sua carreira também.

E um outro fato interessante é que Ibra é hoje um dos jogadores que mais movimentou dinheiro no mundo do futebol com suas várias passagens em vários clubes nos quais o craque se tornou ídolo.

Veja agora como foram os primeiros passos de Zlatan no mundo do futebol, além de ver também algumas curiosidades sobre o ocorrido.

Ibra sempre foi fã de futebol desde menino, e um fato interessante é que o gigante sueco na época em que acompanhava o futebol local, ficou fascinado com a habilidade do brasileiro Ronaldo Luís Nazário de Lima.

Que é mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, sendo esse um dos maiores atletas que o Brasil já teve, pois na época em questão, Ronaldo jogava na Itália, e foi assim que Ibra conheceu a lenda brasileira.

Imagem de Ibrahimovic na época em que ele era um dos maiores fãs de Ronaldo Fenômeno. Foto: GE Globo. 


Ibra começou a jogar futebol de forma mais séria quando o craque começou a jogar no Malmö FF, sendo esse um dos maiores clubes de sua cidade.

E é claro que Zlatan seguiu impressionando a todos com seu estilo de jogo único e impecável, o que acabou despertando o interesse em um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, o Arsenal.

Zlatan foi então convidado a passar por um período de testes no qual treinaria com o elenco dos Gunners para que fosse feita a sua avaliação. A resposta do jogador ao convite foi: "Zlatan não faz testes", e com a recusa do jogador ao período de testes no Arsenal, quem acabou o contratando foi o Ajax.

E após alguns anos de trajetória no Ajax, novamente Ibra começou a despertar o interesse em vários outros clubes por conta de suas belas atuações, e em 2004 o craque acabou indo parar na Juventus.

Mas Ibra acabou não rendendo o quanto todos esperavam na Velha Senhora, apesar do mesmo ter feito ótimas partidas durante a sua passagem no time italiano.

Mas no ano de 2009 o jogador sueco acabou indo para o Internazionale, clube este que acolheu Zlatan de braços abertos, fazendo assim com que o jogador sueco ficasse à vontade no novo clube.

E por conta dos fracassos do Inter na Liga dos Campeões, Ibra acabou ficando insatisfeito, diminuindo suas chances de ser reconhecido oficialmente entre os melhores do mundo, o que obviamente era o que o craque almejava. E em julho de 2009, Ibrahimović acertou então sua ida para o recém-campeão do torneio, o Barcelona.

E é claro que esta união deu muito certo, pois Ibra que já era um excelente jogador passou a dividir os gramados com várias outras estrelas do futebol mundial, mas por este mesmo motivo, Ibrahimović acabou sendo ofuscado por seus colegas de equipe algum tempo depois.

Imagem de Zlatan na época em que ele jogava pelo poderoso Barcelona. Foto: Torcedores.


E após algum tempo, Ibrahimović acabou voltando para a Itália, quando o craque sueco começou a jogar pelo Milan, satisfazendo assim o desejo do clube de Milão de ter o grande jogador em seu elenco, fazendo assim com que Ibra se tornasse um dos poucos jogadores que defenderam os três maiores times de toda a Itália.

E apesar de sua estreia que não foi muito proveitosa, Ibra marcou um grande número de gols durante a sua trajetória pelo Milan, fazendo uma boa campanha no clube italiano.

Mas como você deve imaginar, não demorou muito tempo para Zlatan alçar novos voos e começar a jogar por outra equipe.

E no ano de 2012 Ibrahimović acabou assinando com Paris Saint Germain, sendo essa uma das melhores equipes de todo o futebol francês, o que claramente foi um baque muito grande para os torcedores do Milan, já que o Zlatan com pouco de permanência no clube italiano já havia conquistado o coração de inúmeros fãs do clube de Milão.

E foi no PSG que Ibrahimović viveu uma das melhores de suas fases, sendo considerado até hoje como um dos maiores jogadores da história do gigante francês, e o por que você já deve imaginar, tendo Ibra inclusive faturado diversos títulos com o time de Paris.

E algum tempo depois, novamente Ibra foi transferido, desta vez para o poderoso Manchester United, que é sem dúvidas um dos melhores clubes do mundo. E como você deve imaginar, Ibra também viveu uma boa fase nos Diabos Vermelhos, conquistando títulos e fazendo gols de grande relevância para a equipe inglesa.

Mas após certo tempo, no dia 22 de março de 2018, o Manchester United anunciou a rescisão do contrato do centroavante, que acabou entrando novamente no mercado, o que acabou despertando o interesse de diversos clubes.

E pouco tempo depois, Zlatan acabou sendo anunciado como o novo reforço do Los Angeles Galaxy, sendo essa uma época que foi de muito proveito para o jogador sueco, pois o mesmo também marcou diversos gols, mas diferente de outras passagens em outras equipes, Ibra não conquistou grandes feitos no clube.

E no fim de 2019, Zlatan acabou retornando para o Milan, mostrando assim o quão grande é a ligação do craque com o clube italiano. E um detalhe interessante é que muitas pessoas pensam que o Ibra está decidido a terminar a sua brilhante carreira no time de Milão, mostrando assim o quão a equipe é importante para o craque sueco.

E é claro que o sucesso astronômico de Ibra não aconteceu apenas em clubes, pois hoje, Zlatan é sem dúvidas um dos maiores nomes que a Seleção Sueca de Futebol teve durante toda a sua história, sendo o jogador o responsável por grandes feitos na seleção.

Imagem de Ibrahimović comemorando após ter feito um gol pela Seleção Sueca de Futebol. Foto: Playmaker Brasil.

E é claro que durante as suas brilhantes passagens por vários gigantes do futebol mundial, Ibrahimović conquistou vários títulos durante a sua trajetória, confira agora algumas delas.

Entre os títulos que Ibra já ganhou, podemos citar alguns como as suas conquistas do mesmo pela Eredivisie, pela Copa da Holanda, pela Supercopa da Holanda, tendo vencido também a Série A, e a Supercopa da Itália também.

Podemos citar também a sua conquista pela La Liga, as suas conquistas pela Ligue 1, além do mesmo ter conquistado também algumas vezes a Copa da Liga Francesa.

Entre diversos outros títulos como a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra, a Liga Europa da UEFA, o Mundial de Clubes da FIFA, entre várias outras competições e vários prêmios individuais que foram conquistados pelo craque sueco, mostrando assim o quão grandioso e respeitado é Ibrahimović no futebol mundial.











Compartilhe esse conteudo