O clube Casademont Zaragoza, antigamente conhecido como Basket Zaragoza 2002, disputa pela segunda vez a Liga Endesa feminina de basquete.

Primeiramente, o nome do clube foi reformulado em 2019 devido à mudança de patrocinador principal, que agora dá nome à equipe.

Seus jogos acontecem no Pavilhão Príncipe Felipe, uma arena poliesportiva multiuso localizada na cidade de Saragoça e com capacidade máxima para mais de 10700 pessoas.

Além disso, o Casademont Zaragoza é um dos clubes mais fortes na Liga Espanhola de Basquete (Liga Endesa) na categoria masculina e, recentemente, decidiram expandir seus investimentos e dedicação também à liga feminina.

Logo oficial do Casademont Zaragoza - Fonte: Reprodução/Facebook (https://www.facebook.com/CasademontZaragoza/photos/a.157904647558677/5547927518556336

Isso também aconteceu, pois as categorias de base do clube possuem a categoria feminina e, conforme as jogadoras iam se desenvolvendo, precisavam de um clube para continuar seus treinos.

Outro ponto importante que leva a criação da equipe feminina é o engajamento social que o Casademont Zaragoza tem, entendendo que o esporte também pode trazer cidadania ao território ao seu redor.

Com essa visão e objetivo, o clube ganhou diversos adeptos rapidamente, possuindo projetos diversos que vão para além das disputas dentro de quadra.

Porém, quando dentro de quadra, a equipe é extremamente competente e competitiva, tendo contratado para sua segunda temporada na Liga Endesa jogadoras estrangeiras e promessas da NCAA.

Além disso, a equipe possui uma outra filiada a ela, que disputa a segunda divisão da Liga Espanhola. O clube Anagan Casablanca revela jogadoras que terão oportunidade de disputar a 1ª divisão com o clube principal.

Caso você seja um amante do basquete, precisa conhecer a estrutura, projeto e acompanhar os jogos do elenco feminino do Casademont Zaragoza, pois é um projeto que a longo prazo pode revolucionar o cenário local.

Para ajudar você a conhecer melhor essa equipe de potencial, preparamos esse texto com a história do clube, o desempenho da equipe feminina em suas temporadas e como está o elenco atual na temporada 2021-2022.

História do Casademont Zaragoza no basquete espanhol

Foto do elenco feminino do Casademont Zaragoza em 2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/CasademontZGZ/status/1507487394915885059/photo/1

O clube Casademont Zaragoza surgiu em 2002, sob o nome de Basket Zaragoza 2002. O projeto visava trazer de volta a tradição do basquete de elite à cidade de Saragoça, que antes era representada pelo Club Baloncesto Zaragoza.

Essa iniciativa foi realizada por empresários locais que tiveram sua infância atravessada pela forte presença do basquete na cidade.

Assim, surgiu a equipe, que adquiriu a vaga do Club Baloncesto Coruña na segunda divisão espanhola, a LEB Oro.

O Pavilhão Príncipe Felipe foi escolhido como casa do clube pois tem forte ligação com a história do basquete, sendo palco de eventos importantes como o Final Four da Euroliga e a final da Copa Saporta de 1999.

A ascensão do clube foi rápida, chegando à primeira divisão e conquistando títulos diversos. Com isso, o Casademont Zaragoza sentiu que deveria expandir seus horizontes e levar o impacto positivo do basquete a outros espaços.

Criação da equipe feminina de basquete

Foto do elenco feminino do Casademont Zaragoza em 2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/CasademontZGZ/status/1507475951210438667/photo/1

No ano de 2020, foi criada a equipe feminina profissional de basquete do Casademont Zaragoza. Anteriormente, já existiam as categorias de base feminina, mas não um elenco profissional na Liga Endesa.

Então, o clube se organizou para realizar sua primeira temporada na Liga Espanhola em 2020-2021, após uma junção com a equipe profissional feminina do clube Stadium Casablanca.

Como era uma equipe nova, encontrou certas dificuldades em sua primeira campanha, tanto para encontrar um estilo de jogo, quanto uma constância dentro de seus jogos.

Mas esse fato já era esperado devido a recém entrada em uma liga já consolidada e com times fortes.

Nessa primeira temporada o Casademont Zaragoza terminou na 13ª colocação de 16 equipes, em uma campanha com 9 vitórias e 21 derrotas.

Mesmo com uma campanha difícil, a equipe conseguiu manter bons jogos, perdendo por pouca diferença e conquistando algumas vitórias em cima de clubes do topo da tabela.

Na temporada atual, a equipe encontra-se na 6ª colocação, com mais 4 jogos para realizar antes do fim da campanha.

A melhoria foi extremamente significativa e, até o momento, a equipe está com 15 vitórias e 11 derrotas.

Além disso, a equipe marcou 1702 pontos e sofreu 1731, demonstrando uma melhora em seu sistema defensivo, mas que ainda pode ficar positivo até o fim da temporada.

Na Liga Endesa feminina, as 8 primeiras equipes classificam-se para a segunda fase de playoffs.

Sendo assim, o Casademont Zaragoza tem grandes chances de se classificar e disputar o título da Liga Espanhola ainda neste ano de 2022.

Vindo de uma sequência de 2 vitórias, a equipe está 10 pontos atrás do primeiro colocado e apenas 4 pontos atrás do segundo colocado. Portanto, tem total capacidade de classificar-se entre os top 3 da temporada.

A equipe ainda tem chance de nas próximas temporadas se classificar para campeonatos europeus e internacionais se mantiver boas campanhas como essa.

Elenco e destaques

Foto do elenco feminino do Casademont Zaragoza em 2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/CasademontZGZ/status/1510322225584476163/photo/1

Com contratações de relevância, o elenco feminino do Casademont Zaragoza tem se destacado mesmo sendo sua segunda temporada de existência.

Com contratações internacionais e promessas do basquete mundial, a equipe teve um salto qualitativo sem precedentes.

Abaixo você pode conferir todas as jogadoras do elenco feminino da temporada 2021-2022 do Casademont Zaragoza, assim como os destaques individuais e suas estatísticas.

Elenco 2022

  • Aminata Sangaré
  • Ani Calvo
  • Anna Cruz
  • Antonia Delaere
  • Lara González
  • Maria Bettencourt
  • Maria Kostourkova
  • Merritt Hempe
  • Sierra Calhoun
  • Vega Gimeno
  • Zoe Hernandez

Destaques da temporada

A equipe possui dois destaques em termos de pontuação. As jogadoras Sierra Calhoun e Merritt Hempe são respectivamente a 11ª e 12ª cestinhas do campeonato, sendo que Sierra tem 13,23 pontos por jogo e Merrit 13,0.

Merritt também possui o 8º melhor aproveitamento de arremessos de 2 pontos, com 56,33% em 26 jogos e a 16ª melhor média de bloqueios.

Um ponto interessante de destacar é que ambas as jogadoras foram contratadas após participarem da NCAA, a principal liga de basquete universitário.

Já os destaques defensivos ficam para Vega Gimeno e Anna Cruz, que figuram entre as 20 melhores jogadoras no quesito rebotes totais, rebotes ofensivos e rebotes defensivos.

Compartilhe esse conteudo