A 3. Liga é um campeonato de futebol da Alemanha, que equivale à terceira divisão do futebol alemão.

Apesar de ser uma competição de terceira divisão na Alemanha, o país da competição, o campeonato é conhecido e mesmo que muitas pessoas ao redor do mundo não acompanham esta competição, provavelmente já ouviram falar da mesma.

É um exemplo para os brasileiros, por exemplo.

Muitos não acompanham a série C do campeonato brasileiro, mas sabem da existência da competição e conhecem até mesmo alguns times que fazem e principalmente conhecem aqueles times que já fizeram parte da competição.

3._Liga_logo_(2014).png
LOGO DA 3. LIGA. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/3._Fu%C3%9Fball-Liga

Um outro exemplo também do próprio Continente Europeu, é na terceira divisão do campeonato inglês.

A terceira divisão do campeonato inglês, a League One, apesar de ser um campeonato inferior aos grandes campeonatos do futebol inglês, é bastante conhecido por lá e é até mesmo acompanhado pelos ingleses que nem torcem para os times que disputam a competição.

A própria League One possui um time muito conhecido não só na Inglaterra, mas também no futebol mundial como um todo, que é o time do Sunderland, que mesmo com a atual situação não sendo das melhores, é um clube que já disputou por várias vezes na sua história o campeonato inglês.

O mais surpreendente da 3. Liga, é que ela é extremamente jovem no cenário do futebol.

Entre os principais países do futebol, é uma das competições mais recentes.

A 3. Liga foi criada no ano de 2008 e até hoje possui apenas 12 edições disputadas por completo.

Com poucas edições de competição disputadas na história da 3. Liga, poucas equipes conquistaram o título da competição, são elas: Union Berlin, VFL Osnabruck, Eintracht Braunschweig, SV Sandhausen, Karlsruher SC, FC Heidenheim, Arminia Bielefeld, Dynamo Dresden, MSV Duisburg, FC Magdeburg, Osnabruck e Bayern de Munique II.

Union-Berlim-Max-Kruse.jpg
UNION BERLIN FOI O PRIMEIRO TIME A CONQUISTAR A 3. LIGA NA HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO. FOTO POR: IMAGO / ONE FOOTBALL

O primeiro time a conquistar esta liga criada tão recentemente, foi o time do Union Berlin.

O time do Union Berlin que inclusive está muito bem no atual campeonato alemão da primeira divisão.

O Union Berlin está na quarta colocação da Bundesliga e hoje, está em zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões da Europa.

Já o atual campeão da 3. Liga é o time do Dynamo Dresden.

Um time que recentemente também venceu a 3. Liga, foi o Bayer de Munique II.

Uma curiosidade do título da equipe é que, por ser a segunda equipe do Bayern, ou seja, por ser o time B da equipe do Bayern de Munique, eles que pela conquista do título da 3. Liga teriam o direito de subir para a segunda divisão do campeonato alemão, tiveram que permanecer na terceira divisão.

Dynamo Dresden.jpg
TIME DO DYNAMO DRESDEN É O ATUAL CAMPEÃO DA 3. LIGA. FONTE: https://mobile.twitter.com/bayern_o/status/1399169612726554635

Isso porque tem uma regra no futebol da Alemanha, que os times A e B de um mesmo clube devem estar separados por mais de uma divisão.

Com isso, o time do Bayern de Munique II permaneceu na terceira divisão do futebol alemão na temporada seguinte a aquela.

Na temporada passada a atual, que foi a seguinte do título, o que veio a acontecer com o time do Bayern de Munique II é que eles foram rebaixados da terceira divisão, ou seja, da 3. Liga e tiveram que ir para a Regionalliga, campeonato este que a equipe está disputando atualmente. Para ver como foi o futebol para a equipe na temporada.

Não dá para dizer que não foi justo, porque regra é regra e o regulamento da competição baseado na regra para a equipe deveria ser seguido e foi o que aconteceu.

Mas no fim das contas, de nada adiantou o título para a equipe do Bayern de Munique II na questão de acesso para uma divisão superior a 3. Liga.

Outro time de muito destaque da competição, que é destaque na história do futebol alemão, é a equipe do Kaiserslautern.

O Kaiserslautern, que disputa atualmente a 3. Liga, é um time que já foi campeão de campeonatos muito importantes do futebol alemão.

O time do Kaiserslautern possui 4 títulos do campeonato alemão, 2 títulos da Copa da Alemanha e um título da Supercopa da Alemanha como títulos importantes na história do clube.

Além destes, a equipe do Kaiserslautern também possui dois títulos da segunda divisão do campeonato alemão.

O jogador que é o maior destaque da história do time, que já jogou Copa do Mundo com a seleção da Alemanha, inclusive, é o ex meio campo, Michael Ballack.

Michael-Ballack-Kaiserslautern.jpg
MICHAEL BALLACK PELA EQUIPE DO KAISERSLAUTERN. FOTO POR: IMAGO

Com Michael Ballack, a equipe do Kaiserslautern alcançou o seu último título, que foi o campeonato alemão da temporada de 1997 – 1998, sendo esta a conquista mais recente do clube.

Michael Ballack jogou pelo Kaiserslautern de 1997 até 1999, sendo a equipe do Kaiserslautern uma das primeiras equipes da carreira profissional do meio campista alemão.

Atualmente, o Kaiserslautern está na disputa do título da 3. Liga, que seria o seu primeiro título da competição.

Eles estão disputando o título, hoje, com o líder da competição, a equipe do Magdeburg.

No campeonato, o time do Magdeburg tem 57 pontos, enquanto o time do Kaiserslautern tem 45 pontos.

Apesar de ser 12 pontos de diferença do líder, o time do Kaiserslautern tem um jogo a menos em relação ao mesmo na competição.

Além disso, as duas equipes se enfrentam na próxima rodada da competição.

Então, caso vença a partida que tem para fazer e a partida contra o time do Magdeburg, a equipe do Kaiserslautern diminui esta diferença para 6 pontos, o que facilitaria e muito para a equipe no que diz respeito à disputa do título da 3. Liga desta temporada.

Ambas as equipes têm 4 vitórias e um empate nos últimos 5 jogos.

A tabela de classificação atual da 3. Liga está assim: Em primeiro, o time do Magdeburg, com 57 pontos; Em segundo, o time do Kaiserslautern com 45 pontos; Em terceiro o time do Saarbrucken, com 43 pontos; Em quarto o time do Eintracht Braunschweiger, com 41 pontos.

Em quinto, o time do VFL Osnabruck, com 41 pontos; Em sexto o time do Waldhof Mannheim, também com 41 pontos; Em sétimo o time do Meppen, com 40 pontos; Em oitavo o Borussia Dortmund II, com 38 pontos; Em nono o time do 1860 Munchen, com 36 pontos;

Em décimo o time do Wehen Wiesbaden, com 34 pontos; Em décimo primeiro o time do Zwickau, com 32 pontos; Em décimo segundo o time do Freiburg II, com 32 pontos também.

Em décimo terceiro o time do Viktoria Koln, com 29 pontos; Em décimo quarto o time do Viktoria Berlin, com 26 pontos; Em décimo quinto o time do Hallescher, com 26 pontos; Em décimo sexto o time do Verl, com 24 pontos; Em décimo sétimo, está o time do Duisburg, com 23 pontos.

Em décimo oitavo, está o time do Turkgucu Munchen, com 22 pontos; Em décimo nono está o time do Havelse, com 20 pontos e em último lugar no campeonato, está o time do Wurzburger Kickers, com 18 pontos.

Atualmente, a 3. Liga está na vigésima sexta rodada de 38. Enfim, com muitas rodadas pela frente, outras equipes podem entrar na disputa do título da 3. Liga desta temporada.

Então, o campeonato pode mexer e muito na tabela de classificação até o final desta 3. Liga e tem tudo para este campeonato ser muito disputado até o final.

Compartilhe esse conteudo