Liigacup.png
A COPA DA LIGA FINLANDESA É UM TORNEIO DE FUTEBOL DA FINLÂNDIA. FONTE: https://www.besoccer.com/competition/league_cup_finland

A Liiga Cup é um campeonato de Futebol da Finlândia. É a Copa da Liga Finlandesa, e é pouco conhecida na maioria dos países e pelas pessoas que acompanham futebol, até mesmo na Europa.

Muitas pessoas, não conhecem e nem sabem que existe a Copa da Liga Finlandesa, mas sabem da existência de uma Copa da Finlândia. Pois até mesmo quem não acompanha o futebol deste país sabe que grande parte dos países do mundo que possuem ligas profissionais de futebol, tem também as suas Copas nacionais, o que não é diferente com a Finlândia.

Porém, não é tão comum existir Copa da Liga na maioria dos países, pois é mais tradicional no futebol mundial como um todo, existirem Copas, como a Copa da Alemanha e a Copa da Itália, por exemplo.

Porém existem países onde o futebol é mais conhecido, que também existe a Copa da Liga, como é o caso da Copa da Liga Inglesa.

É claro que a Copa da Liga da Finlândia, ou Copa da Liga Finlandesa, é muito menos conhecida do que a própria Copa da Liga Inglesa e o motivo para isso é muito claro.

O futebol inglês, como muitas pessoas sabem, principalmente aquelas que acompanham o futebol europeu, é o principal país do futebol mundial em nível de campeonato e de clubes.

Por exemplo, a Espanha tem apenas 4 a 5 clubes considerados de nível europeu, ou seja, de competições européias importantes, a Alemanha tem, atualmente, apenas duas equipes de nível europeu.

Já a Itália tem de 5 a 6 clubes de nível europeu, com apenas alguns destes times tendo um grande destaque na atual temporada do futebol europeu.

Mas na Inglaterra, o futebol, em quantidade e principalmente em qualidade de times de nível europeu, é superior a estes países com grandes ligas mundiais.

A Inglaterra, ao contrário destes outros países, possui 6 times com extrema qualidade, não só com tradição historicamente, mas com muita qualidade.

Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Tottenham, são todos times que, pegando o exemplo dos times italianos, são, atualmente, superiores a qualquer um destes times da Itália.

O próprio Chelsea, que é da Inglaterra, é o atual campeão mundial.

Outros times como o Liverpool e Manchester United, também são campeões mundiais.

Tirando a Inglaterra e a Espanha, nenhum outro país do futebol europeu tem tantos times campeões mundiais.

Mas mesmo tendo o mesmo número de times campeões mundiais do que a Itália, o futebol inglês é indiscutivelmente, o país com maior número de times com qualidade do futebol atual.

Ou seja, é claro que outros países possuem times que são considerados potências mundiais, como o Real Madrid, da Espanha e o Bayern de Munique, da Alemanha, mas em quantidade, o futebol inglês e muito superior como um todo.

Apesar da qualidade das principais equipes destes países serem muito semelhantes, se analisar pela quantidade de times com esta grande qualidade, o futebol inglês em si, se torna superior.

Isso também faz com que o campeonato inglês de futebol, a Premier League, seja considerado o melhor campeonato do futebol mundial, pois não são apenas 2 ou três clubes com jogadores espetaculares, são pelo menos 4 clubes que possuem nos seus times, os melhores jogadores do mundo.

E este é o principal motivo de a Copa da Liga Inglesa ser muito mais conhecida do que a Copa da Liga Finlandesa, pois além de o futebol finlandês não ter clubes conhecidos mundialmente, como é na Inglaterra, o futebol finlandês, também não possui grandes jogadores a nível mundial jogando nos times do país.

Porém, apesar de tudo isso, a competição possui um certo destaque no futebol finlandês, mesmo não sendo a principal competição de futebol do país.

Para saber mais sobre a Copa da Liga Finlandesa em si, saber mais da história, conhecer os times que são os principais destaques do futebol do país e principalmente da Copa da Liga Finlandesa, será abordado um pouco mais sobre a Copa da Liga Finlandesa.

Bom, a Copa da Liga Finlandesa, mesmo sendo a competição de menor tradição entre as ligas profissionais da Finlândia, ela é bastante conhecida no futebol de lá pelos torcedores de futebol finlandeses.

Esta competição, foi fundada em 1994, e possui times com grande destaque, atualmente e historicamente.

O time com o maior número de títulos na história desta competição, é o time do HJK, que ao todo, tem 5 títulos da Copa da Liga Finlandesa.

HJK.jpg
O TIME DO HJK É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DA COPA DA LIGA FINLANDESA, COM 5 TÍTULOS NO TOTAL DESTA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.fcbarcelona.fr/fr/actualites/1121374/hjk-helsinki-the-great-hope-of-finnish-football

O time do HJK, historicamente, domina tanto a Copa da Liga Finlandesa, quanto o futebol finlandês em si, pois é o time com mais títulos do futebol da Finlândia, sendo também, o maior campeão do Campeonato Finlandês de Futebol e da Copa da Finlândia.

Outro destaque na história da Copa da Liga Finlandesa, é o time do Lahti, que tem 3 títulos na história da Copa da Liga Finlandesa, sendo o segundo time com mais títulos na história da competição.

FC_Lahti_logo.png
O TIME DO LAHTI FC É OUTRO GRANDE DESTAQUE NA HISTÓRIA DA COPA DA LIGA FINLANDESA, COM 3 TÍTULOS NA HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO, SENDO O SEGUNDO TIME COM MAIS TÍTULOS DESTE TORNEIO. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/FC_Lahti

Atualmente, a Copa da Liga Finlandesa está na sua fase de grupos de competição.

Sim, a Copa da Liga Finlandesa possui fase de grupos, o que é bastante incomum, pois estamos acostumados a acompanhar torneio de Copa nacional de clubes, onde estes possuem apenas fase de mata-mata.

Mas com a Copa da Liga Finlandesa, além da fase de mata-mata, existe também a fase de grupos na competição.

Os melhores times de cada grupo, se classificam para a fase mata-mata da competição. Com muito campeonato pela frente, os times vão em busca da conquista da taça da Copa da Liga Finlandesa.

times finlandeses.jpg
TIMES FINLANDESES VÃO EM BUSCA DO TÍTULO DA COPA DA LIGA FINLANDESA. FONTE: https://bettingtipsx.com/forecasts/2018/hjk-vs-lahti-prediction-17-may-2021
Compartilhe esse conteudo