A equipe do argentino Juan Pablo Vojvoda não teve dificuldades para impor o seu estilo de jogo em cima do Bahia desde o início da partida
Como foi o jogo
Em duelo válido pela quinta rodada da Copa do Nordeste, o Fortaleza bateu o Bahia no Estádio do Castelão. O resultado de 3 a 1 não expressa o que foi o jogo, ficando até barato para o Tricolor Baiano
O grande destaque da partida foi o atacante Moisés, contratado junto a Ponte Preta (artilheiro da série B ano passado) por R$3 milhões. Logo com 3 minutos, ele arrancou pela ponta direita do ataque do Fortaleza, servindo o argentino Silvio Romero, que abriu o placar e começou a sua história goleadora nesse clube.
E depois, aos 29 minutos da primeira etapa, o próprio Moisés ampliou o marcador. Esta foi a primeira partida dessa dupla no ataque do clube cearense e a primeira impressão deixou os adversários de cabelo em pé. Vai ser difícil marcar os dois se o desempenho continuar avassalador dessa maneira!
Logo a um minuto da etapa final, o veterano Rodallega diminuiu o marcador, mas a vitória foi sacramentada pelo ala Valentín Depietri já nos acréscimos da partida.
Copa do Nordeste: situação dos grupos
Com a vitória, os cearenses seguem invictos na competição: são 3 vitórias e 3 empates, totalizando 12 pontos, na liderança folgada do grupo A.
Por outro lado, o Bahia amarga apenas a quarta colocação do grupo B, com 7 pontos, sendo 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. No entanto, outras três equipes possuem a mesma pontuação, então a disputa para uma vaga no mata-mata promete ser equilibradíssima, decidida até mesmo nos critérios de desempate, como o saldo de gols.
O lado do Fortaleza
Quando a temporada começou, em janeiro de 2022, o presidente do clube, Marcelo Paz, reuniu os jogadores na apresentação da equipe e mostrou a tabela de campeões da Copa do Nordeste. O Fortaleza estava lá embaixo, com apenas um título. Mas os jogadores parecem ter entendido o recado e deram tudo de si nesse confronto.
Além dos atacantes Moisés e Romero, que prometem fazer os torcedores pularem de alegria, o destaque do Fortaleza também foi para o trio defensivo, composto por Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi, muito sólidos lá atrás.
Após três empates consecutivos e um princípio de crise que poderia balançar o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza retomou o caminho das vitórias. Mas se o Nordestão é um dos alvos nesta temporada, a menina dos olhos do clube cearense é a Libertadores da América.
Esta é a primeira participação de um clube cearense na competição. O Fortaleza estreia no Castelão em 6 de abril. Contudo, os participantes de cada grupo ainda não foram decididos - o sorteio ocorre apenas no dia 23 de março, quando todos os classificados da etapa preliminar já estarão conhecidos.
O próximo confronto do Leão do Pici agora será também em casa, contra o Pacajus, em duelo válido pelo Campeonato Cearense, na quinta-feira, às 21h30.
O lado do Bahia
Mesmo tendo maior posse de bola (53% contra 47% do rival), o Bahia ficou abaixo nos outros itens estatísticos, provando que nesse caso os números dão sim uma boa ideia do que foi a partida. No total, apenas 3 chutes ao gol adversário.
Combatendo menos, com trocas de passes estéreis, os comandados de Guto Ferreira mostraram que têm um longo caminho para melhorar, caso desejem voltar para a divisão nacional de elite na próxima temporada. Este foi um bom embate para testar o poder de fogo do Bahia contra um adversário mais forte e o resultado não foi bom.
O único destaque positivo foi o atacante Hugo Rodallega, deixando sempre o gol dele, como de hábito. Não à toa, o veterano colombiano de 36 anos é o artilheiro da competição com 5 gols marcados. Ele ainda tem mais um pelo estadual.
Já o time derrotado terá uma nova oportunidade de fazer a alegria dos seus torcedores na quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, em seus domínios, na Arena Fonte Nova. Este é um jogo que ficou atrasado, originalmente marcado para a primeira rodada da Copa do Nordeste.