Mengão enfrenta o Sporting Cristal, em Lima, sem público; partida quase foi adiada.

O Flamengo estreia na Copa Libertadores da América hoje (5/4), terça-feira, contra o Sporting Cristal, em Lima. A partida quase foi adiada, mas será realizada com portões fechados.

Situação no Peru já estava tensa há dias, mas CONMEBOL manteve a realização da partida naquele país. (Créditos da imagem: https://www.ultimahora.com/gobierno-peru-impone-toque-queda-el-martes-lima-protestas-n2994880.html

Após horas de discussões e conflitos, foi decidido no começo desta tarde que o jogo está confirmado para acontecer. O clube peruano queria adiar o jogo para não ter de arcar com o prejuízo de ressarcir os torcedores que compraram ingressos. Assim, o Sporting Cristal ainda tenta pressionar o governo para que haja público no estádio, no entanto essa opção parece bastante inviável.

A convulsão social e política do Peru, que sofre com protestos e confrontos de manifestantes com a polícia, fez com que o presidente, Pedro Castillo, decretasse o toque de recolher na capital peruana (e também em Callao). Apenas serviços essenciais continuam em funcionamento nessas cidades.

Os protestos do povo peruano acontecem na esteira do aumento da inflação. Com a economia em frangalhos por conta do aumento do preço dos combustíveis e dos fertilizantes, o que impacta no preço dos alimentos, muitas cidades e até rodovias tiveram o seu funcionamento normal interrompido por manifestações contra o governo.

O River Plate também aguarda para saber se jogará de portões fechados. O clube argentino viaja amanhã à capital peruana para enfrentar o Alianza Lima. River e Flamengo fizeram a final em 2019, quando o rubro-negro de Jorge Jesus virou a partida nos minutos finais.

O Ministro da Justiça peruana, Félix Chero Medina, comentou a uma rádio sobre a expectativa dessas partidas: “Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país”.

O decreto de toque de recolher vem 30 anos depois que o antigo presidente peruano, Alberto Fujimori, fechou o Congresso do pais.

Paulo Sousa orienta Bruno Henrique no treino em Lima. (Créditos da imagem: https://twitter.com/sourubronegrooo/status/1511162959753527300

O histórico do confronto aponta apenas duas partidas entre o rubro-negro e o Sporting Cristal, à época, dirigido pelo craque Didi, que mais tarde treinaria a própria seleção peruana na Copa de 1970, no México. Ambos os amistosos ocorreram na década de 1960 e terminaram pelo mesmo placar: 2 a 0 para o Flamengo, nas duas vezes em Lima.

Agora falando da partida de hoje, o técnico Paulo Sousa, bastante contestado pela torcida e por alguns jogadores, deve colocar Everton Ribeiro no lugar de Arrascaeta, com lesão no tornozelo. O novo contratado, Santos, ainda não deve assumir o gol nesta partida, já que treinou apenas no Peru.

De modo que Hugo deve começar jogando, tendo a sua frente o trio de zagueiros: David Luiz, Gustavo Henrique e Filipe Luís. Na direita, Rodinei, com Lázaro na esquerda. William Arão e João Gomes dão sustentação no meio. Na frente, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Gabigol.

A pressão por começar com vitória na estreia no mais importante torneio sul-americano é muito forte. O Flamengo vem de um vice-campeonato no estadual, além de muita polêmica e fofoca nos bastidores do clube, por conta do mau desempenho dos jogadores em campo e da falta de capacidade de Paulo Sousa em fazer o milionário e estrelado elenco rubro-negro render como o esperado.

Compartilhe esse conteudo