Timão garantiu a segunda melhor campanha da competição e terá o direito de jogar na Neo Química Arena eventuais decisões

O Corinthians venceu neste domingo (20) o Novorizontino, por 1 a 0, jogando fora de casa. Com a vitória, a equipe alcançou a segunda melhor posição geral do Campeonato Paulista. O técnico Vitor Pereira optou em escalar um time praticamente reserva, que sofreu com a falta de entrosamento para vencer a equipe do interior.

Dos titulares que iniciaram o clássico no meio da semana contra o Palmeiras, apenas Cássio e Gustavo Mosquito figuraram entre os 11 inicias. Mesmo sem estar acostumado a jogar junto, o time reserva conseguiu algumas poucas oportunidades claras de gol. Mosquito, na posição de Willian, pelo lado esquerdo, foi quem mais levou perigo ao time adversário.

No entanto, a postura defensiva do Novorizontino prejudicou a criação do Timão. Com muita posse de bola, os jogadores de defesa e meio-campo tiveram de ter paciência para esperar a melhor jogada. Cantillo, sempre participativo, dava opção aos zagueiros a todo o momento e buscava a ligação com o ataque.

Cantillo - Corinthians x São Paulo
Víctor Cantillo concorre com Du Queiroz na vaga de primeiro volante do Timão. Inteligente, o jogador faz a distribuição das jogadas e arrisca bons lançamentos para os jogadores de velocidade. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians 

A melhor oportunidade do time da casa ocorreu aos 26 minutos da primeira etapa. Rômulo finalizou rasteiro no meio do gol e Cássio não conseguiu encaixar a bola. Danielzinho estava próximo e quase alcança a bola para finalizar no gol alvinegro.

O início do segundo tempo foi um retrato de boa parte do primeiro, com o Corinthians mantendo a posse de bola em busca de espaços na defesa adversária.

O técnico Vitor Pereira fez apenas uma alteração durante o intervalo. Colocou Roger Guedes na vaga de Roni. Centralizado no ataque, o camisa 9 oferece perigo e opção de contra-ataque em velocidade. Aos 15 minutos, a escolha do treinador português seria recompensada. Após escanteio cobrado por Cantillo, a bola foi desviada por Léo Baiano e sobrou para Guedes empurrar sozinho para dentro do gol. Foi o quarto gol do artilheiro do time na temporada.

Róger Guedes em ação em Corinthians x Novorizontino — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Roger Guedes vem atuando como centroavante do Timão neste início de temporada. Já havia marcado no meio da semana, contra o Palmeiras, e conseguiu contribuir novamente com o gol. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Antes do gol, o Corinthians já preparava outras 3 substituições. Precisando do resultado e jogando contra a pior equipe da competição, Pereira chamou Willian, Renato Augusto e Paulinho para qualificar o setor criativo a sair com a vitória.

As alterações pouco acrescentaram ao time e a equipe da casa começou a melhorar seu desempenho ofensivo para buscar o empate. Aos 31 minutos, Danielzinho se livrou da marcação na entrada da área e bateu colocado no gol de Cássio, que teve que se esticar para tirar a bola.

Cássio foi titular do Corinthians neste domingo diante do Novorizontino
Com o estilo de jogo de Vitor Pereira, Cássio tem sido obrigado a trabalhar mais com os pés, ajudando na saída de bola da equipe. Embaixo das traves, o goleiro tem tido bom desempenho neste início de temporada, ajudando a equipe com importantes defesas. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians 

Com a vitória, o Timão garantiu a segunda melhor campanha da fase de grupos do Paulistão. Apenas o Palmeiras somou mais pontos. Com esse desempenho, terá o direito de jogar na Neo Química Arena a próxima fase e eventualmente uma semifinal, caso o adversário não seja o rival alviverde, que tem a prioridade por ter a melhor posição geral.

O Novorizontino, por outro lado, não tem muito que comemorar. Pior desempenho entre as 16 equipes da competição, o time do interior não venceu nenhum jogo na fase de grupos e somou apenas 3 pontos. Está rebaixado e jogará a segunda divisão paulista na próxima temporada.

Para os jogadores do Timão, a opção de jogar em casa é um ponto de vantagem. “Muito feliz com a classificação, é bom que até a semifinal a gente joga em casa”, disse Roger Guedes, eleito o melhor jogador da partida.

O Corinthians enfrentará nas quartas o Guarani, segundo colocado do grupo A, o mesmo do time do Parque São Jorge. O time de Campinas somou 14 pontos na primeira fase e só teve a classificação assegurada na última rodada.

Compartilhe esse conteudo