Saiba tudo sobre a história da equipe na liga nacional.

Com 41 anos de existência, o Zhetysu passa a figurar nas grandes ligas nacionais a partir de 1992, quando conquista o acesso à primeira divisão do futebol do Cazaquistão, pela primeira vez em sua trajetória. Dali em diante, altos e baixos marcariam a história do clube local.

Até os dias atuais, o clube tem como marca registrada a luta contra o rebaixamento nas temporadas em que disputa a principal divisão do futebol do Cazaquistão. O Zhetysu também coleciona algumas campanhas de destaque na Copa do Cazaquistão durante sua existência.

Pela Copa do Cazaquistão, foram duas temporadas em que a equipe chegou às semifinais do segundo maior torneio nacional, nos anos de 2009 e 2010. Em ambas as ocasiões, a equipe era comandada pelo servo Danilo Belic, histórico treinador da equipe.

1992 é o ano da primeira participação na primeira divisão nacional

Alcançando a principal competição do Cazaquistão pela primeira vez em sua história, o Zhetysu entra no torneio nacional como franco atirador. O torneio que reunia as principais equipes do cenário local, vivia os primórdios do que se tornaria, a competição favorita entre os torcedores do futebol local.

Na primeira temporada, uma campanha modesta, que livrou a equipe do rebaixamento, apenas na segunda fase do torneio nacional. A campanha do Zhetysu, que levou o clube ao 21º lugar na classificação geral, contou com 24 equipes locais.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador aguarda a bola. Foto: Transfermarkt

Ao longo do torneio nacional, a campanha do Zhetysu foi de 18 jogos disputados e 27 pontos conquistados, com oito vitórias, três empates e sete derrotas. O ataque, teve um saldo positivo, mesmo com o clube brigando contra o rebaixamento. Ao todo, foram 32 gols marcados na primeira temporada.

No ano seguinte, o clube foi o último colocado da Liga do Cazaquistão, e retornou à segunda divisão nacional. Ao todo, foram 24 partidas disputadas, com apenas sete pontos conquistados. A trajetória do clube naquele ano foi de duas vitórias, três empates e 19 derrotas, e a equipe fechou a competição nacional, com a pior defesa da Liga, levando 55 gols.

Na temporada de 94, o Zhetysu retorna para a primeira divisão

Vice-campeão da segunda divisão nacional daquele ano, o Zhetysu começava a mostrar como ficaria marcada sua trajetória nos próximos anos. Um constante sobe e desce nos torneios nacionais, deixaram a impressão que a equipe não se firmaria na principal competição nacional.

O retorno à primeira divisão em 95, vem depois de uma temporada em 1994 marcada pelo 2º lugar na classificação geral, com 59 pontos conquistados em 36 partidas. Ao todo, foram 26 vitórias do Zhetysu, com sete empates e apenas três derrotas.

Torre de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Estádio do clube do Cazaquistão. Foto: Official Website

Para os dois próximos anos, duas temporadas na principal liga nacional. A campanha de 1995 finalizou com o time em 6º lugar na competição local, com 45 pontos conquistados em 30 partidas, e uma campanha de 13 vitórias, seis empates e 11 derrotas.

No ano seguinte, o 9º lugar no torneio nacional, foi outra boa campanha do time do Cazaquistão. Na sequência, a mudança de nome do clube local, para Kainar, antes de se tornar o Zhetysu, resultou no rebaixamento da equipe para a segunda divisão do país.

Com a mudança do nome, duas temporadas seguidas na segunda divisão

Ainda com o nome que antecedeu o “Zhetysu”, o clube do Cazaquistão disputou nas temporadas de 1997 e 1998, a segunda divisão nacional, e fez boas campanhas, com o 5º e 4º lugar do torneio nacional, respectivamente.

A partir de 1999, o clube do Cazaquistão passa a ter o nome que carrega até hoje. Além disso, o retorno à primeira divisão nacional, foi um fato muito comemorado por seus torcedores, que viram o clube voltar ao lugar que frequenta nos dias atuais.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador aguarda passe. Foto: Transfermarkt

Para os anos seguintes, a permanência na primeira divisão, com campanhas medianas entre os anos de 1999 e 2001, são marcas registradas do clube do Zhetysu. Na sequência da história da equipe, 2002 e 2006, foram os anos marcados pela disputa da segunda divisão nacional. Nas demais temporadas, a equipe ainda acumulou campanhas medianas.

Já a partir de 2007, o time começa a ser montado e é visto frequentemente nas melhores posições da tabela de classificação da principal liga nacional. Além disso, entre 2009 e 2011, o melhor time da história do Zhetysu, se mostrava para o futebol do Cazaquistão.

A partir de 2009 boas campanhas nos torneios nacionais

Mesmo cercado de desconfiança por ser um time novato na disputa da grande liga nacional, o Zhetysu começa, em 2009, a incomodar os rivais locais. Nesse ano, a campanha na Copa do Cazaquistão, que rendeu ao clube a melhor colocação da equipe no torneio, é lembrada até hoje pelos torcedores.

Na sequência, nos anos de 2010 e 2011, outro vice-campeonato marca o clube. Em 2010, a chegada na semifinal da Copa do Cazaquistão, é muito festejada pelos torcedores. Além disso, no ano seguinte, o vice-campeonato da liga nacional, é motivo de orgulho entre os amantes do clube.

A campanha da equipe naquele ano foi de 38 pontos conquistados em 32 jogos, com 19 vitórias, cinco empates e oito derrotas. Para os próximos anos, o que se vê, é a dificuldade na retomada do Zhetysu em fazer grandes campanhas na liga local.

Pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogo da equipe tem boa presença de público. Foto: Soccer Away

Com isso, o único título da equipe do Cazaquistão, é conquistado em 2017. A primeira colocação na segunda divisão nacional, teve a campanha de 62 pontos conquistados em 24 jogos. Atualmente, o clube ainda disputa a primeira divisão do futebol do Cazaquistão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol do Cazaquistão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo