A primeira janela de transferências para a contratação de jogadores no Brasil teve início no dia 19 de janeiro de 2022 e se fechou em 12 de abril. De acordo com dados registrados pela diretoria de registros e licenciamento de clubes da CBF, as negociações entre clubes e jogadores movimentaram cerca de US$54.531.170 dólares, com mais saídas do que entradas.
Mais recentemente, no dia 18 de julho abriu-se a segunda janela, e com vários jogadores talentosos aguardando uma possível nova contratação. Entre eles estão jogadores que participaram de grandes campeonatos internacionais, mas que chegaram ao fim do seu contrato, sem renovação.
Visto que tanto no Brasil como também em toda a Europa, essa janela de negociações permanece ativa e aberta, é muito provável que esse mês de agosto possa ser um período de grandes movimentações de jogadores, e que alguns deles possam envolver grandes quantias negociadas entre clubes.
Porém, quando o jogador tem seu contrato expirado e ele fica livre no mercado da bola, muitos clubes que se encontram em uma situação financeira difícil, podem ter a opção de contratar com custo zero.
Pode parecer difícil de acreditar, mas existem muitos jogadores exatamente nessa situação, que já disputaram Copas do Mundo, já atuaram em clubes europeus famosos, e estiveram brilhando dentro de campo em outros grandes campeonatos importantes. Nesse momento atual, no Brasil, temos os exemplos de alguns jogadores famosos, como o lateral esquerdo Marcelo, o atacante Deyverson, e Ricardo Goulart.
- O lateral esquerdo Marcelo, de 34 anos, que atuou no Real Madrid e que cumpriu seu contrato até julho de 2022, não teve seu contrato renovado pelo clube. Considerado como um dos melhores do mundo, Marcelo já foi muito elogiado pelos ex-craques Paolo Maldini e Diego Maradona. O craque vem sendo sondado por alguns clubes como o Milan e o Olympique de Marseille, mas ainda segue livre no mercado.
- O atacante Deyverson, de 31 anos, que atuou de forma brilhante pelo Palmeiras até maio de 2022, está sem contrato no momento. O clube foi o grande campeão da Libertadores em 2021, e o craque chegou a garantir vários gols naquele período. Nos dois períodos em que Deyverson atuou pelo Verdão, o atacante participou ao todo em 144 partidas e marcou 31 gols pelo clube.
- O meio campista Thiago Neves, de 37 anos, que foi jogador da seleção brasileira até 2012, fez muito bonito dentro de campo atuando em alguns clubes do oriente médio, e por último, pelo Sport Clube do Recife, até setembro de 2021. O craque ainda está sem clube e aguarda por um convite para continuar jogando, antes da aposentadoria.
- O centroavante Ricardo Goulart, de 31 anos, que havia defendido o Santos com a camisa 10 e que vinha cumprindo seu contrato que expirou em julho de 2022, acabou ficando livre no mercado. Porém, ele foi novamente contratado pelo Bahia FC, no dia 1º de agosto, como um jogador de reforço para o clube baiano, para disputar os jogos do Brasileirão série B.
Especialistas esportivos acreditam que o mês de agosto será uma corrida contra o tempo, porque o prazo máximo para que jogadores livres possam ser registrados pelos clubes oficialmente no Brasil, vai terminar no dia 15 de agosto.
Um fator interessante a mencionar é que durante a primeira janela de transferências deste ano de 2022 no Brasil, o número de transferências chegou a 2.085 atletas, mas somente 67 envolveram dinheiro.