O Colgate Raiders é um time de futebol americano que representa a Colgate University, localizada em Hamilton, Nova Iorque.

A equipe compete na Football Championship Subdivision (FCS), da National Collegiate Athletic Association (NCAA), como integrante da Patriot League.

O Colgate Raiders foi fundado em 1890 e manda os seus jogos no Crown Field at Andy Kerr Stadium, com capacidade para 10 mil torcedores. O time tem como cores predominantes o marrom e branco.

O Colgate Raiders desde a sua fundação conta com um total de 1 título Nacional e 10 de conferência.

Conheça a trajetória do Colgate Raiders no College

O time fez a sua estreia em 1890, no ano de sua fundação. Na sua primeira temporada o Colgate Raiders terminou com 5 vitórias e 6 derrotas.

A equipe iniciou, assim como muitas outras do futebol americano universitário, competindo por uma conferência independente.

Em 1915, após 25 anos da sua fundação, o Colgate Raiders conquistou a 100ª vitória pelo futebol americano universitário. Naquela temporada ainda derrotou a forte equipe de Yale e terminou o ano com 5 vitórias e apenas uma derrota.

No ano seguinte, mais uma campanha de muito destaque, tendo somado oito vitórias e apenas uma derrota para Yale, que se vingou do revés passado.

A Era Andrew Kerr

Em 1929, o treinador Andrew Kerr assume o comando do Colgate Raiders para uma era de muitas vitórias da equipe. Em seu primeiro ano, o time conquistou oito vitórias e apenas uma derrota.

Colgate Raiders durante a passagem do treinador Andrew Kerr. (Foto: Divulgação Twitter oficial Colgate Raiders)‌ ‌

Durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, houve muitos jogos beneficentes de pós-temporada, para arrecadar dinheiro para os desempregados.

Em 06 de dezembro de 1930, o Colgate Raiders viajou para o Yankee Stadium com o objetivo de jogar na Universidade de Nova York (NYU).

Em 1932, o time conquistaria o prêmio máximo do futebol, com o título Nacional. A equipe de Andrew Keer obteve um impressionante recorde de 9 vitórias e nenhuma derrota. Entretanto, o elenco não foi convidado para disputar o Rose Bowl de 1933.

Com o treinador, aliás, em 18 temporadas, a equipe terminou com mais vitórias que derrotas em 11 delas. Somando um total de 95 vitórias, 50 derrotas e 7 empates durante a sua passagem pelo Colgate Raiders.

Das Ligas Independentes até a conferência atual

O Colgate Raiders seguiu jogando por ligas independentes por muitos anos. Em 1973 a equipe passa a integrar a Division I Independent, onde ficou até 1977.

Já em 1978, o time passa a atuar pela Division I-A Independente onde fica até 1981. No ano seguinte, ingressou para Division I-AA Independente após sofrer um rebaixamento.

Entretanto, em 1986, o Colgate Raiders passa a fazer parte da Patriot League, conferência em que atua até hoje.

A Patriot League pertence a Football Championship Subdivision (FCS), uma espécie de segunda divisão do College. E por essa conferência, o Colgate Raiders é amplamente dominante.

Isso porque conquistou seu primeiro título em 1997, sob o comando do técnico Dick Biddle, em uma temporada com sete vitórias e cinco derrotas e o último título em 2018, com o treinador Dan Hunt, com 10 vitórias e apenas duas derrotas.

Os títulos na conferência levam a equipe a disputar o NCAA Division I Football Championship, que define o Campeão Nacional da FCS. Porém, o Colgate Raider nunca conseguiu conquistar esse título.

Confira todos os títulos do Colgate Raiders

O Colgate Raiders vem dominando a sua conferência nos últimos anos e conquistando diversos títulos. Confira a lista completa de honrarias da equipe:

O Colgate Riders conquista mais um título de conferência. (Foto: Divulgação site oficial da Patriot League)

1932 - Campeonato Nacional

  • 1997 - Patriot League
  • 1999 - Patriot League
  • 2002 - Patriot League
  • 2003 - Patriot League
  • 2005 - Patriot League
  • 2008 - Patriot League
  • 2012 - Patriot League
  • 2015 - Patriot League
  • 2017 - Patriot League
  • 2018 - Patriot League

Grande nomes revelados para a NFL

Apesar de não competir na divisão de mais prestígio no College, o Colgate Patriots já revelou diversos jogadores importantes para a National Footbal League (NFL).

Marv Hubbard foi um Fullback, draftado em 1968 e que atuou pelos times do Denver Broncos, Detroit Lions e pelo Oakland Raiders, onde conquistou o Super Bowl XI.

Além disso, por outras três oportunidades foi escolhido para o Pro Bowl, o jogo das estrelas da NFL.

Outro jogador que se destacou jogando pelo Colgate Raiders foi o Linebacker Greg Manusky, que atuou por times como Kansas City Chiefs, Washington Commanders e atualmente é o treinador de Inside Linebackers do Minnesota Vikings.

Mark Murphy foi Safety que atuou pelo Washington Commanders, onde foi campeão do Super Bowl XVII.

Além disso, Mark é conhecido também por ser um executivo bem-sucedido no futebol americano. Ele é desde 2007 o presidente e CEO do Green Bay Packers.

Últimas temporadas do Colgate Raiders.

Apesar de ter conquistado o título da Patriot League em 2018, os últimos anos não têm sido bons para o Colgate Raiders.

Colgate Raiders disputa mais uma partida na Patriot League. (Foto: Divulgação Twitter oficial Colgate Raiders)

O time vem oscilando entre resultados positivos em meio a campanhas bem negativas.

Confira o histórico das últimas participações do time no futebol americano universitário:

Em 2019, a equipe entrou em campo em 12 oportunidades. Ganhou apenas quatro jogos e saiu derrotada em outras oito partidas.

Já no ano seguinte, o Colgate Raider entrou em campo apenas duas vezes, por conta da pandemia do Coronavírus e saiu derrotada nos dois duelos.

Na última temporada, o time mostrou mais equilíbrio. Foram 11 jogos disputados com cinco vitórias conquistadas e outras seis derrotas.

O que podemos esperar de um time tão dominante na Patriot League, mas que passa por momentos negativos? Uma temporada com mais uma conquista de conferência ou resultados desastrosos? Faça a sua aposta e acompanhe as partidas do College.

Compartilhe esse conteudo