(Logo do clube) Foto: Wikipedia

Conhecido como Clube Atlético Oradea, CA Oradea, ou simplesmente CAO, é um clube de futebol amador romeno com sede em Oradea, condado de Bihor. A casa dos “Brancos e Verdes” é o Estádio Iuliu Bodola, que tem capacidade para 11.155 lugares.

A equipe foi fundada como “Nagyváradi Atletikai Club” em 1910, quando a cidade fazia parte da Hungria. Ao longo de sua história, o CAO ganhou um título nacional romeno, um título nacional húngaro e uma copa nacional romena. Foi dissolvido em 1963, mas foi restabelecido em 2017 e começou a jogar na quinta divisão.

Fundado em 1910, quando a cidade fazia parte da Hungria, logo se tornou o símbolo do futebol de Oradea. Suas iniciais, NAC, depois CAO, exigiram respeito. As cores do clube eram brancas e verdes.  Em 31 de julho o NAC jogou seu primeiro jogo, contra o KVSC, e em janeiro de 1912 um terreno em casa foi garantido em Rhedey Park (onde hoje é um zoológico).

(Estádio Iuliu Bodola, atual estádio do clube) Foto: Wikipedia

Um dos jogadores locais mais talentosos descobertos durante este período foi Elemér Berkessy (futuro meia do FC Barcelona e treinador do Grimsby Town — Em 1954 se tornou o primeiro treinador estrangeiro na liga inglesa).

O NAC foi promovido à primeira divisão húngara. Eles terminaram em segundo lugar em 1942 – 43 e, em 1943 – 44, se tornaram o primeiro clube de fora de Budapeste a vencer o campeonato húngaro em seus 43 anos de história, terminando com 13 pontos à frente do segundo colocado Ferencváros.

Em 22 de dezembro de 2016 foi fundada a Associação CAO 1910 e, em 17 de março de 2017, a associação mudou seu status de associação esportiva com o nome: Asociatia Clubul Sportiv CAO 1910, marcando assim a refundação da equipe branca e verde.

A refundação do clube foi seguida de um período de promoção de “marketing” em que, entre outras coisas, foram lançados o site oficial do clube e a página oficial do Facebook.

Então, em 28 de julho de 2017, foi firmada uma parceria entre CAO e CSM Oradea, equipe que assumiu a academia de juniores do FC Bihor Oradea após sua dissolução, mas que não possuía um time principal, então através dessa parceria o CSM Oradea garantiu a continuidade para os jovens jogadores de nível sênior e CAO garantiu uma academia de jovens.

No mesmo período a equipe estava inscrita na Liga V.

No final da temporada o CAO teve uma linha de classificação impressionante, 24 vitórias, um empate e apenas uma derrota, 146 gols marcados e 21 sofridos, 73 pontos, com 15 a mais que seu principal rival de promoção, o Dínamo Oradea.

Após a promoção, “os brancos e verdes” continuaram sua estratégia de promoção de jovens jogadores, ficando em 2.º lugar na Liga IV, série Bihor, no final da temporada 2018 – 19, a 13 pontos do campeão, CSC Sânmartin, uma equipe com muitos jogadores de certa qualidade e experiência, como Salif Nogo, Alexandru Sorian ou Florin Pop, entre outros.

(Iuliu Baratky jogador histórico do clube) Foto: Wikipedia

O primeiro emblema do Clube Atlético Oradea, usado entre 1910 e 1919, era uma quase réplica do escudo do River Plate, as diferenças consistem em uma faixa verde em vez de vermelha, e também as iniciais NAC (Nagyváradi Atletikai Club) escritas na diagonal, em oposição com a faixa.

Nos 20 anos seguintes (1920 – 1940), o clube utilizou o primeiro logotipo que introduziu as listras verdes, posicionadas sobre um fundo branco, dentro de um círculo marrom. No logotipo estavam às duas iniciais, CAO (Clube Atlético Oradea) e NAC, como símbolo da cultura e amizade romeno — húngara que existia em torno do clube.

Em 1930, no aniversário de 20 anos do clube, a equipe administrativa decidiu realizar um logotipo especial. Eles modificaram o logotipo atual, mudando os lugares entre o fundo branco e as linhas verdes.

Na época, o clube estava no campeonato húngaro, então no topo do escudo aparecia apenas o NAC, como abreviação, escrito com a cor dourada. Nas laterais apareciam os louros e na parte inferior do logotipo, em duas fitas diferentes estavam marcados o ano de fundação (1910) e o ano atual (1930).

A última forma do logotipo com influências húngaras foi na década de 1940, com as mesmas listras brancas e verdes, agora com algumas linhas douradas entre elas. Na parte superior do logotipo estava escrito Nagyváradi AC, na parte inferior, o ano de fundação 1910 e no meio foi colocado um brasão local.

Depois de 1945, o clube foi transferido de volta para a Romênia, mas desta vez sob o regime comunista instalado pelos soviéticos, fato que levou à remoção de quaisquer nomes húngaros. O nome do clube, assim como o escudo, foi alterado com frequência, não menos de cinco vezes nos 20 anos seguintes.

Alguns deles se perderam no tempo, mas, por exemplo, entre 1951 e 1958, quando o clube era conhecido pelo nome de Progresul Oradea usou um logo triangular, com uma torre d'água azul, azul e branca no meio. No topo do escudo aparecia o nome do clube, na cor vermelha.

Em 2017, após a refundação, o clube voltou ao nome de Clube Atlético Oradea e às cores originais branco e verde. O novo logotipo tem formato arredondado, com fundo verde e contorno dourado.

Acima do logotipo estão duas estrelas douradas que representam os dois títulos nacionais conquistados pelo clube na Hungria (1944) e na Romênia (1949), na forma aparece com letras brancas o nome do clube e o ano de fundação, além de um desenho estilizado forma dourada da Fortaleza de Oradea.

(Oradea voltando a jogar com as cores do clube desde 1954) Foto: Wikipedia

As cores originais do clube são o branco e o verde, essa combinação foi usada quase regularmente com exceção de alguns períodos, em que cores como azul, azul ou branco foram impressas nos “kits”.

O uniforme clássico do Clube Atlético Oradea é composto por um corpo branco com listras verdes, calção branco e meias verdes ou brancas. Após a refundação, o clube utilizou uma forma impressa dos uniformes originais utilizados pelo clube, como ponte simbólica de ligação da equipe atual com a gloriosa história do plantel das margens do rio Crișul Repede.

A partir da temporada 2019-20, o CAO também adotou um uniforme vermelho e azul, cores atuais de Oradea e Bihor County, cidade e região que representa.

Compartilhe esse conteudo