Clube Atlético Central Córdoba de Santiago Del Estero.

Eliseu
Eliseu,
10 em minutos de leitura
Clube Atlético Central Córdoba de Santiago Del Estero.

A Argentina, assim como o Brasil, é uma nação cheia de riquezas culturais e belezas naturais, que são visitadas por milhares de turistas todos os anos.

No norte da Argentina, encontra-se uma cidade muito importante, chamada de Santiago Del Estero.

Ela é a capital da província que leva esse mesmo nome, e possui uma população de mais de 230.000 habitantes.

Foi  a primeira cidade a ser colonizada pelos  Espanhóis, sendo considerada a cidade mais antiga da Argentina. Foi oficialmente fundada em 25 de Julho de 1553.

Santiago Del Estero possui monumentos históricos e edificações que são admiradas e estudadas por milhares de profissionais ligados à área da arqueologia, da arquitetura, e por historiadores e pesquisadores do mundo todo!

Ali se encontram riquezas históricas  tais como o Museu Arqueológico Provincial, o Convento de Santo Domingo, e a Catedral da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

Mas além dessas preciosidades, nuestros hermanos Argentinos também possuem uma riqueza que está  muito  bem arraigada em seus corações, há muito anos,  e que representa uma tradição antiga para o povo Argentino: O Velho e bom Futebol!

Ali na cidade de Santiago Del Estero, se encontra o “berço”  de uma equipe de futebol muito respeitada e tradicional na Argentina:   O Clube Atlético Central Córdoba!

ORIGEM DO CLUBE CENTRAL CÓRDOBA.

Escudo do time. Foto: Wikipédia
Escudo do time. Foto: Wikipédia

O Atlético Central Córdoba, é um clube profissional de  futebol, que tem sua base na cidade de Santiago Del Estero, e o clube foi  fundado em 3 de Junho de 1919.

Naquela época, um pequeno grupo de empregados,  funcionários da Empresa FerroCarril Ferrovias Argentinas, (que foi uma empresa que deteve o monopólio relacionado com os serviços da malha ferroviária Argentina, por 45 anos), resolveram criar uma equipe de futebol.

A empresa FerroCarril gerenciava os transportes de trens, que eram realizados ali nas rotas que abrangiam os trajetos para a cidade de Córdoba, até a região de Santiago Del Estero!

Foi então que surgiu esse nome para o novo clube,  em homenagem à empresa e ao trajeto que faziam.

INÍCIO  DA TRAJETÓRIA.

A história do clube Central Córdoba é muito parecida com aqueles outros clubes que surgiram lá atrás, nas décadas de 1920, bem pequenos e amadores, sem muita coordenação no começo, e muitas vezes com poucos recursos financeiros também!

Mas aqueles primeiros rapazes desbravadores, eram jogadores talentosos e que  levavam o futebol muito a sério!

Eles estavam determinados a levar o nome do seu clube ao nível mais alto, e com certeza não mediram esforços, naquele início de percurso, para realizar seus projetos e desenvolver o nível de futebol do grupo, da maneira mais profissional possível.

O primeiro presidente do clube Central Córdoba de Santiago Del Estero, foi Don Telmo Luna, de acordo com os registros históricos do Clube.

Logo no início após a sua fundação, “os ferroviários”, como foram carinhosamente apelidados, começaram a realizar partidas entre os times dali da região.

Além do Clube Central Córdoba, outros clubes pequenos também estavam surgindo naquela mesma época.

Clubes tais como: Sarmiento FC, clube Mitre, clube União, Estudiantes, e clube Santiago, entre outros, fizeram parte daquela história tão repleta de sonhos e de conquistas!

Haviam alguns torneios e campeonatos regionais que eram realizados localmente, mas de uma maneira geral, os  clubes recém formados daquelas regiões continuavam realizando pequenos eventos e  competições sem muita representatividade

Mas as coisas começaram a mudar,  quando chegou a década de 1950!

Depois de alguns anos marcando presença constante em Campeonatos  e Torneios regionais, o Clube Central Córdoba gradativamente foi ficando mais conhecido. E conforme iam disputando jogos com diversos outros times de cidades vizinhas e de outros estados também, a sua popularidade ia  aumentando e se fortalecendo.

Com o tempo, algumas conquistas de títulos e vitórias importantes foram ocorrendo. Isso  acabava gerando para o clube, uma  fama e  prestígio muito maior,  à medida que se tornavam mais competitivos.

Naquela época, diversos jogadores novatos e sem muita experiência, no início de suas carreiras, acabaram depois se sobressaindo e surpreendendo as equipes técnicas com o seu grande potencial de jogo.

Nomes tais como:

Fernando Bernardo, Héctor Saganías, Osvaldo Vizgarra, Miguel Véliz, Antonio Carot, José Ayunta, Ramon R. Romano, Manuel Infante, Nério Chazarreta, Juan Comán, Manuel Suárez, entre tantos outros, tiveram o grande privilégio de fazer parte da história inicial do clube, e com sua determinação e zelo, eles conseguiram agregar valor ao clube.

A grande dedicação que foi mostrada por aqueles primeiros jogadores, foi fundamental para o clube poder mostrar,  perante todos os seus torcedores, admiradores e também oponentes e rivais, que o clube  Central Córdoba havia sido criado para crescer e para mostrar o seu grande valor!

Com aquele bom começo, envolvendo muita luta e concentração, eles puderam lançar a base para um excelente crescimento, que viria, alguns anos depois!

NOVAS CONQUISTAS E REALIZAÇÕES.

As temporadas de campeonatos que abrangeram os anos de 1965 e 1966, foram muito animadoras para o clube.

A equipe de jogadores continuava bem entrosada em campo, e conseguiam desenvolver muito bem suas estratégias de ataque. O seu nível técnico havia melhorado muito nos últimos anos, e a autoconfiança do time estava aumentando a cada torneio!

No final do campeonato, em 1966, a equipe estava entre as finalistas no ranking, jogando ainda na 2ª divisão, mas já podiam sentir o “cheirinho perfumado” das equipes da 1ª divisão!

Em poucos meses à frente, eles teriam uma grande recompensa!”  
Naquele período de 1966, o clube havia feito uma excelente campanha.

Eles chegaram muito fortes até a final das disputas, e venceram o Torneio da 2ª divisão!

Dessa forma, em 1967, eles foram incluídos naquele rol da elite, com as melhores equipes de futebol da Argentina. Eles estavam, enfim, prontos para jogar na 1ª divisão!

Aquele ano foi repleto de desafios e de novas provas!

O Clube dos “ferroviários” estava disputando muito bem todo o campeonato, jogando de igual para igual, mantendo seu ritmo de jogo, e demonstrando uma performance invejável, dentro da 1ª divisão.

Aquela data era do dia 15 de Outubro de 1967. Era o dia das mães na Argentina. O Central Córdoba , apesar de estar  disputando muito bem aquele torneio, ainda se encontrava em 14º lugar na tabela, e dificilmente iria chegar à vitória completa!
E não chegou mesmo!

Quem conquistou aquele título do Campeonato Argentino, em 1967, foi o clube Independiente. Porém, o Central Córdoba conseguiu realizar uma bela façanha em sua carreira!

Mesmo sendo um “calouro”, na 1ª divisão, chegou um momento, durante aquele campeonato, que eles tiveram que enfrentar um gigante e veterano clube, o temido
Boca Júniors,  que já vinha tendo sucesso na Elite dos clubes há bastante tempo.

Haviam cerca de 10.000 torcedores ali. Naquela partida, ocorreu algo inesperado.

O clube dos “los ferroviarios”, deu início àquele jogo com muita garra e foco na vitória. Eles estavam totalmente concentrados no seu objetivo, que era vencer a todo custo.

Desde o começo eles dominaram a partida e continuaram demonstrando um controle de bola incrível dentro de campo.

Quando surgiu a oportunidade, o Central Córdoba não perdoou! Encaçapou a bola para dentro da rede,  faturando o primeiro gol, feito por Marcelo Aranda, logo no final do 1º tempo.

O segundo gol foi feito pelo jogador Manuel Rojas, que no início do 2º tempo, voltou a faturar!

O técnico do “los ferroviários", naquela época era o grande estrategista, Antonio Collado!

Vitória do Central Córdoba sobre o Boca Juniors em 1967. Crédito Tyc Sports
Vitória do Central Córdoba sobre o Boca Juniors em 1967. Crédito Tyc Sports

O Boca Juniors reagiu rapidamente, demonstrando também um ótimo perfil técnico dentro de campo, e marcou um golaço também, feito por Antonio Rattin, no final do 2º tempo.  Resultado final: Boca Juniors 1 x 2 Central Córdoba de Santiago.

Esse jogo foi realizado no Estádio La Bombonera,  a casa do Boca Juniorse e alguns anos mais tarde, já em 1971, uma outra grande conquista voltou a presentear o clube.

Em anos anteriores, entre os anos 1969 e 1970, o clube havia passado novamente por maus bocados. Havia perdido várias posições na tabela, e vinha caindo o seu rendimento consideravelmente.  

Depois de ter feito algumas campanhas mal sucedidas e de ter retornado a 2ª divisão, o clube conseguiu reagir novamente a tempo, e depois de recuperar o seu verdadeiro potencial de jogo, acabou novamente conquistando a sua vaga na 1ª divisão.

Em 1971 , o Central Córdoba estava novamente jogando entre as elites do campeonato, e conseguiu, naquelas campanhas, desenvolver um bom perfil de jogadas.

Esteve bem focado durante as partidas e pôde desenvolver um bom ritmo de jogo dentro de campo.

Porém, não conseguiu chegar até as fases finais, terminando no ranking da tabela em 13º lugar.

Já por volta do ano 2000, o clube passou a sofrer por grandes complicações financeiras e sofrer quedas no rendimento de pontuação, permanecendo estagnado na 2ª divisão.

O clube Central Córdoba tem se mostrado um guerreiro mesmo!

Em várias campanhas,  esteve  atuando em torneios da 3ª e da 4ª divisão, enfrentando graves dificuldades, mas mesmo assim, foi avante, perseverando como um gigante.

Nas fases de jogos entre 2016 e 2017, o clube havia caído bastante, permanecendo assim nos torneios regionais.

Porém, as boas notícias voltariam com força total para a alegria dos torcedores do Central Córdoba!

Logo após 2018, eles foram reagindo  bem às dificuldades, e conseguiram retornar a 2ª divisão!

Depois disso, continuaram firmes e bem focados na sua meta de crescimento!
Foram  desenvolvendo um bom ritmo de jogo, e mantendo constantemente as suas vitórias sobre adversários até mesmo mais fortes…

Foram em frente, conseguindo se manter numa posição excelente na tabela, sempre entre os 6 primeiros colocados.

No final daquela campanha, nos períodos de 2018/2019, o “los ferroviarios”, conseguiram se sobressair e deram uma arrancada na reta final, vencendo partidas muito importantes, e que seriam fundamentais para a sua ascensão.

No final do campeonato, perto da metade do ano 2019, o Central Córdoba já havia conseguido derrotar alguns clubes poderosos, que estavam muito bem colocados no ranking, e que vinham apresentando uma performance até mesmo melhor que o Central Córdoba!

Alguns clubes eliminados foram o Atlético Platense, que perdeu por 1x0, e em seguida, já nas semifinais,  o  Clube Almagro perdeu para o Central  por  2 x 1.

Com essa sequência de vitórias o Central Córdoba conseguiu chegar até a final, que seria disputada contra o clube favorito da campanha, que até então, vinha fazendo um trabalho invejável, o Clube Atlético Sarmiento.

Durante a final, no 1º jogo da rodada, em 1º de Junho de 2019,  o Central Córdoba e o Clube  Sarmiento demonstraram uma excelente performance técnica, duelando de igual para igual e demonstrando toda sua habilidade em campo.

Com jogadas bem ensaiadas e um entrosamento perfeito entre os jogadores, as equipes estavam realmente muito bem preparadas, e isso tornou muito difícil para os torcedores e comentaristas que acompanharam aquele jogo, apontar para quem poderia ser o vitorioso naquela noite!

No final da partida, depois de muita angústia para todos, veio o empate: 1 x 1.

Poucos dias depois, no dia 8 de Junho de 2019, ali no Estádio Eva Perón, na cidade de Junín, o grande momento para aquelas duas equipes havia chegado!

O clube Sarmiento, conforme revelaram depois alguns comentaristas, se mostrou superior ao Clube Córdoba, nos primeiros 30 minutos de jogo.

Criando jogadas bem planejadas e conseguindo desenvolver uma penetração de ataque mais incisivo no começo, o Sarmiento chegou a acertar o travessão dos Alvinegros, em um chute “bomba” e certeiro.

O Central Córdoba também obteve algumas vantagens em vários momentos, mantendo seu controle de bola, e procurando realizar contra ataques rápidos!

Mas no final do jogo, o empate em 0 x 0 atormentava o público sem dó, e só aumentava ainda mais a adrenalina entre os torcedores.

Com aquele empate no final, veio a disputa por  pênaltis.

Durante aquelas cobranças por pênaltis, o Central Córdoba conseguiu manter a calma e a frieza, e todas as cobranças realizadas ali, foram bem sucedidas.

Porém, com o Clube Atlético Sarmiento, as coisas não acabaram tão bem!

Em uma cobrança de pênalti, o goleiro Cesar Taborda, do Central, acabou fazendo uma belíssima defesa.

Em outra cobrança, feita pelo Sarmiento, a bola foi para fora.

Resultado final nas  cobranças de pênalti:   Central Córdoba 5 x 3 Sarmiento.

Qual foi o resultado da final no Campeonato Argentino, pela 2ª divisão em 2019?

Central Córdoba 1 x 0 Clube Atlético Sarmiento.

DE VOLTA AO TOPO.

Aquele resultado triunfal   para o Central Córdoba, contra o Sarmiento, garantiu ao clube,  RETORNAR para a 1ª divisão,  quase 50 anos depois de terem sidorebaixados para a 2ª divisão, e disputar a Superliga da Argentina  no próximo campeonato.

Uma outra grande alegria também para o clube, foi ter comemorado o seu aniversário de 100 anos, desde a sua fundação, em 1919.

O Clube Atlético Central Córdoba de Santiago Del Estero, alcançou uma proeza incrível!

Ele foi  um dos raros clubes que sempre estiveram disputando todas as competições de Futebol da Argentina, tanto em disputas regionais, como também em Torneios Nacionais!

Seus jogos são realizados geralmente no Estádio Alfredo Terrera, na cidade de Santiago Del Estero. Teve a sua inauguração efetivada em 21 de Outubro de 1946, e comporta tranquilamente uma plateia de mais de 15.000 espectadores.

Mas a partir de 2018, um novo Estádio ali em Santiago Del Estero, começou a ser construído.

Com o projeto suntuoso do arquiteto e ex-presidente do Clube Estudiantes, Enrique Lombardi, o Estádio Único Madre de Ciudades, conhecido como Único, passou a ser erigido, e foi inaugurado em 4 de março de 2021.

Estádio Único Madre de Ciudade. Foto: Visit Argentina
Estádio Único Madre de Ciudade. Foto: Visit Argentina

É um estádio fabuloso, que pode receber mais de 30.000 torcedores. Além de ser a casa dos principais clubes de Santiago Del Estero: Central Córdoba, Atlético Güemes, e Clube Atlético Mitre.

Seu maior rival ainda é o Clube Mitre, originando o duelo entre eles chamado de Santigueño.

O clube Central Córdoba, hoje está posicionado em 20º lugar no ranking da tabela para o Campeonato que se inicia, apresentando 26 pontos em seu score, contando com 6 vitórias e 8 empates.

A sua performance em relação aos outros clubes que já estavam na Elite, mostrou que o clube ainda precisa se aperfeiçoar em vários aspectos, para conseguir chegar e depois se manter, entre os maiores campeões da 1ª divisão!

Mas mesmo assim, ainda podemos dizer que o “los ferroviários” apresentaram uma ascensão meteórica, em suas últimas rodadas!

Em 5 jogos disputados o clube venceu 4 e perdeu em apenas 1.

Conquistou uma importante vitória também sobre o clube Independiente, na 21ª rodada, e em casa, por 1 x 0. Naquele jogo, apresentou um bom  desempenho, com 15 finalizações, 4 chutes a gol e 1 gol concretizado!

Nessas últimas semanas, o técnico do Central Córdoba, Sergio Rondina, expressou a sua confiança no grupo e mencionou estar otimista em relação aos próximos jogos!

Rondina mencionou que estão trabalhando bem focados, e analisando bem os comportamentos e estratégias de jogo de seus oponentes em campo.

Com certeza, maiores desafios estarão por vir, para o Central Córdoba, já que agora o clube faz parte dos melhores.

Mas e você, torcedor???

De acordo com a sua análise, quais são as piores dificuldades que o “los ferroviários”, poderá enfrentar neste início de temporada???

Não deixe de comentar sua opinião aqui com a gente, ok???

Nós, da BETS, valorizamos muito seus comentários!

ARTIGOS RELACIONADOS

Nicolás Gonzalez é o jogador argentino que joga pelo FiorentinaNicolás Gonzalez é o jogador argentino que joga pelo Fiorentina
Nicolás Gonzalez é o jogador argentino que joga pelo Fiorentina

O atleta argentino, Nicolás Ivan Gonzalez é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube italiano, da Série A, o ACF Fiorentina, desde Julho de 2021, quando assinou um contrato válido até Junho de 2026. Gonzalez atu...

Eliseu
6 em minutos de leitura
#Argentina,#José Marcone,#Futebol

Além de representar seu clube espanhol, José Marcone também participa da seleção da Argentina

O atleta argentino, Ivan José Marcone, é um jogador de futebol profissional, que atualmente está contratado pelo clube espanhol, da La Liga, Elche Club de Fútbol, desde Julho de 2...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Argentina,#Campeonato Argentino de Futebol,#Carlos Tévez,#Rosario Central,#Notícias do Dia,#Futebol

Carlito Tévez treinador? Aposentado, craque vai comandar o Rosário Central

Ex-corintiano aceitou dirigir o Rosário por um ano; missão é reerguer o clube, que está mal no campeonato argentino Você já pensou que Carlos Tévez poderia ser treinador? Pois o...

Gab

2 em minutos de leitura

#Argentina,#Cristian Ansaldi,#Futebol

Cristian Ansaldi defende a Seleção Argentina e a camisa número 15 do Torino. Saiba mais!

O atleta argentino Cristian Daniel Ansaldi é um jogador profissional de futebol que atualmente está contratado pelo clube italiano Torino FC, da série A, desde Julho de 2019, quan...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Argentina,#Campeonato Argentino de Futebol,#Boca Juniors,#Sebastián Battaglia,#Notícias do Dia,#Futebol

Sebastián Battaglia chega a 50 jogos pelo Boca Juniors após momentos de apreensão

Treinador conquistou Copa da Liga Argentina, classificou a equipe para o mata-mata da Libertadores e segue vivo nas demais competições Há pouco mais de um mês era quase certo qu...

Ewerton Geniseli

2 em minutos de leitura