A história do clube de basquete CB Estudiantes

O clube de basquete CB Estudiantes tem como seu nome oficial: Club de Baloncesto Estudiantes. Este é um dos clubes de basquete espanhol mais conhecido da cidade de Madri.

A equipe masculina do CB Estudiantes, atualmente, joga na liga profissional espanhola, que tem sua organização realizada pela Liga Ouro.

Logo do Club de Baloncesto Estudiantes. Fonte: Google Imagens (CB Estudiantes basquete logo - Bing images)

A Liga Ouro, ou Liga ACB, é a principal liga do basquete espanhol masculino. Atualmente, ocupa o topo do Sistema de Ligas de basquete da Espanha. Foi fundada em 1982 e possui, nos dias atuais, dezoito equipes que disputam a competição.

O CB Estudiantes foi fundado em 1948 por um grupo de alunos do Instituto Ramiro de Maeztu, que inscreveram o clube na Federação Castelhana de basquete com o mesmo nome do Instituto citado acima.

O clube foi inscrito na terceira divisão e, um ano mais tarde, seu nome foi oficialmente alterado para o nome atual: CB Estudiantes. O primeiro presidente do clube foi Antonio Magarinos.

Durante toda a sua jornada, e com o elevado número de equipes competindo no clube, todo o empenho do clube deu frutos, sediando a história de grandes jogadores e também treinadores do basquete espanhol.

Durante a temporada de 19471948, em sua primeira disputa, o CB Estudiantes conquista o lugar de subcampeão da terceira divisão de Castilla e, desta forma, consegue avançar para a segunda divisão.

Na temporada seguinte, em 1948-1949, o clube consegue sua ascensão da segunda para a primeira divisão. E para fechar a maré de bons resultados, no ano seguinte o CB Estudiantes atinge a categoria máxima de colocação.

No ano de 1957, o clube disputa uma competição organizada pela Federação Espanhola de Basquete com mais outras cinco equipes. O Real Madri consegue a primeira colocação e os Estudiantes ficam com o segundo lugar.

Os Estudiantes é um dos três clubes espanhóis que se mantiveram na categoria máxima das competições espanholas. Foi campeão por três vezes da Copa de Basquete e, por quatro vezes, foi campeão do campeonato espanhol.

Desde o ano de 1986, o clube participou regularmente das competições europeias de basquete, como a Copa Korac, da qual foi subcampeão no ano de 1999, além de participar de muitas outras competições.

A FIBA Copa Korac foi uma competição, que ocorria de forma anual, entre os clubes de basquete espanhóis. Era organizada pela FIBA Europa e foi disputada nas temporadas de 1971-1972 e 2001-2002.

A Copa Korac era o terceiro nível de competições europeias, ficando atrás apenas da FIBA Copa dos Campeões Europeus e da FIBA Recopa Europeia. A Copa Korac não deve ser confundida com a Copa Radivoj Korac, que é a copa de basquete da Sérvia.

O CB Estudiantes é um dos únicos clubes espanhóis de basquete com equipe tanto masculina quanto feminina nas mais altas competições nacionais.

Como uma curiosidade, o CB Estudiantes também é conhecido por possuir um grupo, denominado de “A Demência”, que é responsável por animar a equipe e utilizar do humor e da ironia para observar e narrar os jogos de basquete.

A fundação desse grupo ocorreu nos anos de 1975-1976, quando também inventaram gritos e hinos que gritavam em todos os lugares.

Os Estudiantes são caracterizados pelo seu estilo entusiasmado e por sua paixão pelo basquete, além de se importarem muito mais com a diversão e o aproveitamento das partidas de basquete do que com o resultado final das mesmas.

O time feminino do CB Estudiantes

Em relação ao time feminino do Club de Baloncesto Estudiantes, as informações podem ser encontradas, principalmente, no site oficial do time, uma vez que são bastante restritas.

Contudo, para este mês de abril (2022), o clube possui onze jogos programados, entre eles a Final da Copa Princesa Movistar Estudiantes.

Sobre o calendário feminino da Eurocopa, os jogos para o CB Estudiantes estão programados para os meses de outubro, novembro e dezembro, todos eles ocorrendo às quartas-feiras.

Elenco feminino do basquete CB Estudiantes. Fonte: Site Oficial do time (Estudantes movistar. Endesa Women's League 2020-21 - Movistar Estudiantes)

Faz-se importante ressaltar que a Fundação Estudiantes também desenvolve um interessante projeto cujo principal objetivo é formar valores através do esporte, em especial, o basquete.

Pensando nisso, a Fundação incentiva e promove o trabalho em equipe, a cooperação, o controle das emoções, a identificação da identidade e as boas referências com o intuito de contribuir para a coletividade no desenvolvimento evolutivo de cada um.

A Fundação preza muito pela inclusão e pelo “basquete para todos”, fazendo com que os membros e a sociedade se sintam incluídos e pertencentes aos valores e ao modo de viver o basquete da Instituição.

Desta forma, os Estudiantes firmaram convênios com diferentes Fundações e Associações com foco na ação esportiva, sendo que os beneficiários são grupos de meninos e meninas na idade infantil, em condições socioeconômicas não tão favoráveis e que, acima de qualquer coisa, necessitam de apoio, motivação e autoestima.

O clube está envolvido em muitas ações solidárias e, inclusive, possui um calendário em seu site oficial que pode ser acessado.

A Fundação Estudiantes é uma organização sem fins lucrativos, fundada pelo clube de estudantes de basquete, no ano de 2000, e tem como objetivo promover uma educação integradora e solidária no basquete.

A Fundação tem o esporte como um grande transmissor de valores como: respeito, igualdade, tomada de decisão, tolerância, cooperação, entre outros. E é por isso que esses valores embasam todas as ações realizadas pela Fundação.


O elenco feminino

Sobre o elenco feminino de basquete, desta temporada, o CB Estudiantes do basquete feminino pode contar com as seguintes jogadoras:

Projeto “Jogando para Superar” da Fundação Estudiantes. Fonte: Site Oficial do clube (Treinamento em valores - Movistar Estudiantes)
  • Agostina Burani - posição: centro
  • Arica Carter - posição: escolta
  • Atonye Nyingifa - posição: encaminhar
  • Begona de Santiago - posição: base
  • Carmen Grande - posição: base
  • Cristina Mato - posição: escolta
  • Gracia Alonso de Armino - posição: encaminhar
  • Jana Raman - posição: encaminhar
  • Leslie Knight - posição: encaminhar
  • Maria Spin - posição: beiral
  • Melissa Gretter - posição: base
  • Sofia da Silva - posição: centro

Sobre a equipe técnica do CB Estudiantes de basquete feminino, podemos observar os seguintes nomes e cargos:

  • Alberto Ortego - Treinador
  • David Gallego - Assistente técnico
  • David Gonzalez - Assistente técnico
  • Diego Barahona - Preparador físico
  • Guille Boal - Fisioterapeuta

Para mais informações sobre o time masculino e feminino de basquete do Club de Baloncesto Estudiantes, sobre suas estatísticas, calendários de jogos, os altos e baixos das temporadas e muito mais, acesse o site oficial do time e fique por dentro de todo o percurso do CB Estudiantes.  

Elenco feminino do CB Estudiantes da temporada de 2019-2020. Fonte: Site Oficial do time (Estudantes movistar. Liga Feminina 2 2019-20 - Movistar Estudiantes)
Compartilhe esse conteudo