Meia dinamarquês chega a custo zero em Old Trafford
O Manchester United confirmou hoje, 4 de julho de 2022, a contratação de Christian Eriksen a custo zero. O jogador estava livre no mercado e chega a Old Trafford para trabalhar junto com o novo técnico e manager, o holandês Erik ten Hag. Ambos já haviam trabalhado juntos no Ajax, quando o meia se recuperava do problema cardíaco.
No entanto, o mercado de contratações segue repleto de especulações no Manchester United. Cristiano Ronaldo, que deseja sair do clube, não fez parte da reapresentação do elenco para a próxima temporada, alegando problemas familiares. Ainda é incerto se ele continuará em Old Trafford.
Além dele, ainda há comentários de que tanto o volante francês Paul Pogba quanto o atacante uruguaio Edinson Cavani deixaram o clube. Bem como Juan Mata e Jesse Lingard. Matic, por outro lado, voltou para a Roma após o fim do contrato. Por fim, o goleiro Dean Henderson foi emprestado para o Nottingham Forest.
Quem é Christian Eriksen
O meia dinamarquês comoveu o mundo durante a Eurocopa 2020, quando teve uma parada cardíaca em pleno campo, durante a partida contra a Finlândia, há cerca de um ano, em 12 de junho de 2021. Ele saiu de campo na maca, depois de cerca de quinze minutos de atendimento. Cinco dias depois, Eriksen recebeu o implante de uma espécie de marcapasso.
Aos 30 anos, o meia já passou pelo Ajax, onde foi formado, além de fazer carreira no Tottenham e na Internazionale de Milão. Ele chegou a fazer 11 partidas pelo Brentford na temporada passada, durante o primeiro semestre deste ano, marcando um gol.
Vale dizer que na comparação com todos os seus novos companheiros, Christian Eriksen leva vantagem. Tanto ele quanto Bruno Fernandes e Fred fizeram um gol desde 5 de março. Porém, o dinamarquês deu 4 assistências, enquanto o brasileiro deu apenas uma. Matic, que deixou o clube, deu dois passes para gol, enquanto Pogba somente um.
Por fim, o dinamarquês só teve menos passes no terço final de campo do que o meia português: foram 225 do jogador do United contra 216 do ex-jogador do Brentford.
A transferência ainda depende de exames médicos para se concretizar.