O  principal campeonato de futebol que acontece nos Estados Unidos, é a famosa Major League Soccer (MLS).

A MLS tem um padrão de funcionamento muito parecido com outros campeonatos e Ligas. Ela é disputada em 2 fases iniciais, e com 2 grupos distintos.

As equipes de futebol de um mesmo grupo se enfrentam entre si, em partidas de ida e volta, e depois, cada time joga 1 vez com os times vencedores do outro grupo. E assim as posições na tabela, entre os times, vão se formando.

Aquele time que tiver o melhor resultado final, nos jogos, recebe o troféu Supporters’ Shields.

Esse troféu é entregue anualmente à equipe com a melhor performance na temporada.

INCÊNDIO TRÁGICO E ORIGEM DO CHICAGO FIRE.

Nas datas de 8 a 10 de Outubro do ano 1871, ocorreu um incêndio em Chicago/ EUA, de proporções alarmantes e que entrou para a história da cidade como sendo um acontecimento catastrófico, para a época!

O incêndio ceifou a vida de cerca de 300 habitantes naquela cidade, e a extensão da sua destruição também foi surpreendente. Ele dizimou completamente uma área enorme, de cerca de 9 quilômetros quadrados, e deixou desabrigados cerca de 100.000 pessoas!

Naquela época, a grande maioria das construções comerciais e residenciais eram feitas em madeira. Naquele ano, relata-se que houve um período de estiagem muito longo! Os ventos também eram constantemente fortes, e o clima quente, na época, foi um fator preponderante!

Grande incêndio de Chicago, em 1871 - (efemérides de mello.com)
Grande incêndio de Chicago, em 1871 - (efemérides de mello.com)

Essas 3 características juntas, clima seco, ventos fortes, e altas temperaturas  fizeram com que o surgimento de um pequeno incêndio, em um bairro na parte sudoeste de Chicago, se alastrasse rapidamente, e tomasse   proporções incontroláveis.

O Chicago Fire Futebol Clube é uma equipe profissional de futebol dos Estados Unidos, que tem a sua sede em Chicago, estado americano de Illinois, e mais precisamente no vilarejo de Bridgeview, no condado de Cook.

É considerado o  clube de maior sucesso e o mais bem sucedido, na história moderna da U.S. Open Cup.

O surgimento dessa grande equipe aconteceu de forma bem inusitada!

Alguns membros do Corpo de Bombeiros de Chicago, decidiram relembrar e prestar uma homenagem aos seus antigos colegas de trabalho, que arriscaram suas vidas naquele incêndio, em 1871.

Eles  tiveram a ideia de  formar um grupo de futebol, algo que pudesse levar ao conhecimento dos mais jovens cidadãos de Chicago, sobre aquele terrível acontecimento, e também que pudesse contribuir para relembrar a bravura e intrepidez,  que aqueles bombeiros demonstraram!

Dessa forma, o Chicago Fire Futebol Clube, ou simplesmente Chicago Fire, como é mais conhecido, acabou sendo formado e teve sua fundação em uma data bem especial:

8 de Outubro de 1997, a data do aniversário de 126 anos, daquele enorme incêndio!

Em seu quartel da corporação, os bombeiros organizaram uma grandiosa festa, com convidados importantes, políticos, empresários, e também foram convidados diversos outros jogadores profissionais,  de diversas nacionalidades, que prestigiaram o evento.

Naquele momento, estava se formando a estrutura e a base para o início de uma equipe vitoriosa,  que conquistaria, no futuro, muitas premiações. Foram convidados para integrar o time, diversos jovens atletas americanos, bem como diversos soldados e oficiais desportistas, e não apenas da corporação ligada aos bombeiros, mas também vindos de outras corporações.        

PRINCIPAIS CONQUISTAS

O Chicago Fire já começou após 1 ano de sua inauguração, conquistando prêmios e importantes vitórias em seu histórico.

Em 1998, ocorreu a sua primeira participação na temporada da Major League Soccer, com grande êxito. Foi vitorioso e conquistou a MLS CUP.

Naquele ano, um grande feito ocorreu também, a favor do Chicago Fire.

A última partida foi durante a final da 3ª edição da Major League Soccer, e estavam duelando ali o D.C. United, contra Chicago Fire.

As  expectativas naquela ocasião apontavam para a vitória de D.C. United, que vinha fazendo uma excelente trajetória de vitórias em seu currículo. O Chicago Fire, porém, era um clube novato, e recém formado, apesar de também ter obtido diversas vitórias contra oponentes poderosos!

O fato é que naquela ocasião, 25 de outubro de 1998, houve uma surpresa e tanto!

O resultado final daquela partida, que foi disputada no estádio Rose Bowl, na cidade de Pasadena, na Califórnia, foi de 2 x 0 a favor do Chicago Fire. Esse resultado incrível  colocou um fim no reinado do bicampeão, D.C. United.

Uma grande estrela daquela partida foi Peter Nowak, atacante e capitão do Chicago Fire por 5 anos, e que realizou os 2 gols da vitória! Nowak foi considerado o melhor jogador da partida!

Após essa conquista, apenas 1 semana depois, acabou vencendo o Columbus Crew Futebol Clube na cidade de Chicago, conquistando também o U.S.Open Cup.

Pouco tempo depois, no ano 2000, o Chicago Fire chegou na final da MLS CUP, como 2ª colocado, perdendo o título para o Kansas City. Mas ainda conseguiu arrematar a vitória na U.S. Open Cup daquele mesmo ano!

Em 2008, o Chicago Fire conseguiu a 3ª colocação na final do MLS Supporters Shield. E isso possibilitou a sua inclusão na Superliga em 2009, pela primeira vez.

Em sua estreia na superliga, foi por muito pouco que o Chicago Fire não conseguiu levar o título de campeão. Naquela final, estavam disputando a equipe dos Tigres UANL, clube mexicano de grande prestígio, contra o Chicago Fire.

A partida permaneceu empatada  em 1 x 1 até o final. Porém, nas disputas por  pênaltis, o Tigres venceu por 4 x 3, dando para o Chicago Fire, a 2ª colocação como vice-campeão.  

PARCERIAS E PROJETOS FUTUROS

O Chicago Fire possui um ótimo relacionamento com diversos clubes.

No início de 2001, por exemplo, o clube firmou um acordo de mútua cooperação com uma equipe de futebol do México, o Atlético Morelia. Esse acordo entre eles inclui uma parceria de auxílio, na questão de trocas de jogadores, treinadores e membros da comissão técnica.

Envolve também a troca de experiências em estratégias de trabalho, planejamentos e aperfeiçoamentos técnicos que visam ajudar ambas as equipes.

O Chicago Fire também manteve um ótimo relacionamento com uma outra equipe de Chicago, o Chicago Sting FC, clube que depois foi extinto em 1988.

Mas existem os oponentes também, como é de se esperar no futebol do mundo inteiro!

O rival mais conhecido do Chicago Fire é o Dallas Futebol Clube. Ele é um oponente histórico do clube, e desde 2001, se enfrentam com bastante profissionalismo e com um nível técnico muito elevado!

Mas além do Dallas, uma outra rivalidade há alguns anos atrás, começou a surgir. É o caso do New England Revolution Futebol clube, uma equipe de Boston, Massachusetts, e que mais recentemente passou a disputar as finais da temporada contra o Chicago Fire.

Nesses diversos anos de luta para se manter no topo, o Chicago Fire contou com muitos jogadores talentosos, como por exemplo: Chris Armas, Eric Wynalda, Piotr Nowak, Frank Klopas, Josh Wolff entre outros!

A sua casa também, por muitos anos, foi o estádio Soldier Field, em Chicago, desde 1998.

Agora, porém, usam o Seatgeek Stadium, que foi inaugurado em 2006, como Toyota Park Estádio.

Toyota Park lotado em 25.6.2006 - Torcedores assistem ao 1º jogo do Fire nesse estádio. (crédito: Jonathan Daniel/Getty Images).
Toyota Park lotado em 25.6.2006 - Torcedores assistem ao 1º jogo do Fire nesse estádio. (crédito: Jonathan Daniel/Getty Images).

As estimativas de sucesso para o grandioso Chicago Fire são enormes!

Nessa próxima etapa agora, já ficamos sabendo de alguns excelentes reforços para o clube, nas próximas fases.

Nomes fortes tais como  Wyatt Omsberg, e o mais experiente Jonathan Bornstein se juntaram à equipe. E Miguel Navarro, jovem venezuelano de 22 anos, lateral esquerdo, que  teve o seu contrato renovado por mais 3 temporadas, podendo esticar essa parceria até 2025!

Georg Heitz, diretor esportivo do Chicago Fire, se mostrou bastante confiante nessas novas contratações e renovações.

Citando Navarro, Heitz mencionou: “Miguel Navarro amadureceu bastante desde que chegou ao clube, em 2020, e estamos confiantes de que ele continuará sendo  um importante reforço junto à equipe.

Ele tem se esforçado bastante desde as últimas campanhas, e sempre reagiu bem ao que lhe foi exigido até então! Sempre tivemos essa filosofia de desenvolver jovens talentos para se tornarem exímios jogadores, e Navarro está no caminho certo”.

Navarro, desde que chegou ao clube Chicago Fire, já vestiu a camisa da equipe por  47 vezes. Na última temporada de torneios, teve participação em 28 jogos, estando 25 vezes como titular, além de ter contribuído de forma incisiva, em pelo menos 2 assistências, produzindo gols.

Mas e você, torcedor e amante do bom futebol???

Quais seriam seus palpites para essa nova etapa do Chicago Fire???

Sua opinião é importante para nós, da BETS.com!

Compartilhe esse conteudo