A luta entre Charles Oliveira, o Charles do Bronx, e o americano Justin Gaethje não vale mais o título dos leves. O confronto só definirá um campeão se o desafiante vencer. Em caso de vitória do brasileiro, o cinturão da categoria ficará vago. Entenda a situação.

Charles do Bronx pegou todos de surpresa ao não bater o peso nas duas pesagens ocorridas na sexta-feira em Phoenix, no Arizona. O lutador não poderia passar do limite dos pesos leves de 70,3 kg para a disputa do cinturão no UFC 274.

Charles do Bronx não bate o peso e perde o cinturão do UFC - Imagem: UFC


A violação tira o título de Charles, mas ele ainda pode lutar contra o americano no sábado. Além da punição, o lutador do Guarujá foi multado em 20% do valor da bolsa, caso entre no octógono.

A pesagem

Charles pesou 70,526 kg, apenas 226 gramas acima do limite permitido. Já o rival, conseguiu chegar a meta, cravando o limite de 70,3kg.

Outra brasileira presente no card, Norma Dumont, também não bateu o peso e teve sua bolsa cortada em 30%, já que é reincidente.  Norma registrou 220 gramas a mais do limite da divisão do peso-pena.

Maurício Shogun, que lutará no card principal, registrou 93,2 kg, 200 gramas acima do peso. Seu oponente, Ovince Saint Preux bateu 200 gramas a menos e não teve sua bolsa comprometida. Os demais atletas do card não extrapolaram o peso.

Os lutadores do card acreditam que o problema foi na balança digital disponibilizada pelo Ultimate usada durante a semana pelos lutadores para monitorar seus pesos.

A balança passou por uma recalibragem na manhã de sexta-feira e conforme relatos dos atletas demonstrava uma diferença entre 200 e 330 gramas, quando comparada com a pesagem da véspera. Com a diferença, os participantes do card tiveram que correr para bater o limite de peso em uma janela relativamente curta, de pouco mais de 2 horas.

Diego Lima, treinador de Charles, assegurou que o brasileiro foi dormir na noite de quinta-feira dentro do peso, após uma checagem com a balança oferecida pelo Ultimate. O treinador e toda a equipe ficaram bastante surpresos com a conferência.

- A gente foi dormir no peso, a gente checou o peso na balança que a organização deixa lá embaixo, tudo OK. Quando a gente foi hoje de manhã, estava fora do peso. A gente até postou ontem (quinta) que ele foi dormir no peso, porque realmente é o que aconteceu, afirmou Diego.

Encarada de Charles do Bronx e Justin Gaethje - Imagem: UFC

Encarada

Ao que tudo indica, Charles entra no octógono mesmo sem ter chance de reconquistar o cinturão. Durante a encarada, o clima que estava tranquilo entre os lutadores (mesmo com o talk trash do americano) se tornou um poço de tensão.

Charles e Justin fizeram juz ao termo “encarada”, trocando olhares ameaçadores no centro do palco. O clima só deu uma esfriada depois que Justin desviou o olhar, voltando-se para o público.

Compartilhe esse conteudo